Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa foi a criação e aplicação de dispositivos didáticos com pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, para a abordagem do arcabouço teórico-conceitual e teórico-metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari, de modo a potencializar o uso em pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir dos conceitos foram construídos dispositivos detonadores intitulados “livro-raiz”, “platôs de apresentação”, “imagens conceituais”, entre outros. A aplicação dos dispositivos comprovou a eficiência dos mesmos no entendimento dos conceitos cartográficos. Os pesquisadores socializaram suas inquietações por terem sido levados a deslocarem seus corpos e formas de pensar durante o processo e concluíram ser de grande potencial o uso da Cartografia em pesquisas relacionadas à EPT. |
id |
UEMG-2_f086452369749a00860e98ada08db9e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4375 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e TecnológicaEducação Profissional e TecnológicaDeleuze e GuattariMetodologia de pesquisaO objetivo dessa pesquisa foi a criação e aplicação de dispositivos didáticos com pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, para a abordagem do arcabouço teórico-conceitual e teórico-metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari, de modo a potencializar o uso em pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir dos conceitos foram construídos dispositivos detonadores intitulados “livro-raiz”, “platôs de apresentação”, “imagens conceituais”, entre outros. A aplicação dos dispositivos comprovou a eficiência dos mesmos no entendimento dos conceitos cartográficos. Os pesquisadores socializaram suas inquietações por terem sido levados a deslocarem seus corpos e formas de pensar durante o processo e concluíram ser de grande potencial o uso da Cartografia em pesquisas relacionadas à EPT.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/437510.24934/eef.v23i41.4375Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 376-4012317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375/3163Copyright (c) 2020 Matusalém de Brito Duarte, Hérika Eustáquia do Carmo, Marcela Soares Machado, Romero Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Matusalém de BritoCarmo, Hérika Eustáquia doMachado, Marcela SoaresMeireles, Romero2020-12-18T23:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4375Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:11Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title |
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica |
spellingShingle |
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica Duarte, Matusalém de Brito Educação Profissional e Tecnológica Deleuze e Guattari Metodologia de pesquisa |
title_short |
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_full |
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_fullStr |
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_sort |
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica |
author |
Duarte, Matusalém de Brito |
author_facet |
Duarte, Matusalém de Brito Carmo, Hérika Eustáquia do Machado, Marcela Soares Meireles, Romero |
author_role |
author |
author2 |
Carmo, Hérika Eustáquia do Machado, Marcela Soares Meireles, Romero |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Matusalém de Brito Carmo, Hérika Eustáquia do Machado, Marcela Soares Meireles, Romero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica Deleuze e Guattari Metodologia de pesquisa |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica Deleuze e Guattari Metodologia de pesquisa |
description |
O objetivo dessa pesquisa foi a criação e aplicação de dispositivos didáticos com pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, para a abordagem do arcabouço teórico-conceitual e teórico-metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari, de modo a potencializar o uso em pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A partir dos conceitos foram construídos dispositivos detonadores intitulados “livro-raiz”, “platôs de apresentação”, “imagens conceituais”, entre outros. A aplicação dos dispositivos comprovou a eficiência dos mesmos no entendimento dos conceitos cartográficos. Os pesquisadores socializaram suas inquietações por terem sido levados a deslocarem seus corpos e formas de pensar durante o processo e concluíram ser de grande potencial o uso da Cartografia em pesquisas relacionadas à EPT. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375 10.24934/eef.v23i41.4375 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4375/3163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 376-401 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469828251648 |