Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, JOSEVAL DOS REIS
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PEREIRA, MARIA SUSLEY
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1320
Resumo: Este estudo apresenta algumas sínteses extraídas de nossas pesquisas no campo da avaliação das aprendizagens e a sua relação com a Educação de Jovens e Adultos. Neste texto abordamos os desafios do processo de avaliação das aprendizagens no cotidiano da/na Educação de Jovens e Adultos. A contribuição teórica para este texto foi por meio de autores que discutem a avaliação das aprendizagens como também a Educação de Jovens e Adultos que se apresentam no decorrer do texto. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados apontaram a efetivação de algumas ações, como a construção de um projeto político-pedagógico que leve em consideração as idiossincrasias dos seus atores sociais, formação mais fundamentada do ponto de vista teórico e metodológico sobre o espaço e práticas avaliativas para essa modalidade educativa com vista ao respeito às diversas culturas e ritmos de aprendizagens.
id UEMG-2_f85a08bc4ff9b4d20be40ca8f614a64f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1320
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challengeAvaliação das aprendizagensEducação de Jovens e AdultosCotidiano escolarEste estudo apresenta algumas sínteses extraídas de nossas pesquisas no campo da avaliação das aprendizagens e a sua relação com a Educação de Jovens e Adultos. Neste texto abordamos os desafios do processo de avaliação das aprendizagens no cotidiano da/na Educação de Jovens e Adultos. A contribuição teórica para este texto foi por meio de autores que discutem a avaliação das aprendizagens como também a Educação de Jovens e Adultos que se apresentam no decorrer do texto. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados apontaram a efetivação de algumas ações, como a construção de um projeto político-pedagógico que leve em consideração as idiossincrasias dos seus atores sociais, formação mais fundamentada do ponto de vista teórico e metodológico sobre o espaço e práticas avaliativas para essa modalidade educativa com vista ao respeito às diversas culturas e ritmos de aprendizagens.EDUEMG2017-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/132010.24934/eef.v20i31.1320Educação em Foco; Vol. 20 No. 31 (2017): Educação em Foco; 49-71Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 31 (2017): Educação em Foco; 49-71Educação em Foco; v. 20 n. 31 (2017): Educação em Foco; 49-712317-00931519-332210.24934/eef.v20i31reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1320/1420MIRANDA, JOSEVAL DOS REISPEREIRA, MARIA SUSLEYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-19T20:23:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1320Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-09-19T20:23:20Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge
title Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge
spellingShingle Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge
MIRANDA, JOSEVAL DOS REIS
Avaliação das aprendizagens
Educação de Jovens e Adultos
Cotidiano escolar
title_short Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge
title_full Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge
title_fullStr Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge
title_full_unstemmed Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge
title_sort Avaliação das aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos: o desafio do cotidiano escolar / Evaluation of learning in the Education of Young People and Adults: school daily challenge
author MIRANDA, JOSEVAL DOS REIS
author_facet MIRANDA, JOSEVAL DOS REIS
PEREIRA, MARIA SUSLEY
author_role author
author2 PEREIRA, MARIA SUSLEY
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, JOSEVAL DOS REIS
PEREIRA, MARIA SUSLEY
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens
Educação de Jovens e Adultos
Cotidiano escolar
topic Avaliação das aprendizagens
Educação de Jovens e Adultos
Cotidiano escolar
description Este estudo apresenta algumas sínteses extraídas de nossas pesquisas no campo da avaliação das aprendizagens e a sua relação com a Educação de Jovens e Adultos. Neste texto abordamos os desafios do processo de avaliação das aprendizagens no cotidiano da/na Educação de Jovens e Adultos. A contribuição teórica para este texto foi por meio de autores que discutem a avaliação das aprendizagens como também a Educação de Jovens e Adultos que se apresentam no decorrer do texto. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados apontaram a efetivação de algumas ações, como a construção de um projeto político-pedagógico que leve em consideração as idiossincrasias dos seus atores sociais, formação mais fundamentada do ponto de vista teórico e metodológico sobre o espaço e práticas avaliativas para essa modalidade educativa com vista ao respeito às diversas culturas e ritmos de aprendizagens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1320
10.24934/eef.v20i31.1320
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1320
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i31.1320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1320/1420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 31 (2017): Educação em Foco; 49-71
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 31 (2017): Educação em Foco; 49-71
Educação em Foco; v. 20 n. 31 (2017): Educação em Foco; 49-71
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i31
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468991488000