Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Aline Choucair
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1973
Resumo: Neste artigo analiso a concepção de trabalho no ensino primário de Minas Gerais do período de 1930 a 1954. As fontes utilizadas são os jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” do período contemplado. Nos resultados destacou-se a ênfase da construção de uma identidade nacional coletiva com realce à criança “a ser preparada para o trabalho” e um investimento no trabalho industrial, principalmente nas escolas urbanas. Também é perceptível um acirramento dos discursos que convergem para a intolerância ao não-trabalho e ao não-trabalhador, em um “terreno fértil” potencializado pelo governo varguista. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa sustentam-se nos conceitos de política de massas e propaganda, de Maria Helena Rolim Capelato; cultura política de Ângela de Castro Gomes, além de referências da História da Educação que discutem a relação da cultura política com as práticas educativas. 
id UEMG-2_f9cb46fa999cff3c06e04a57a5da5712
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1973
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de MinasTrabalhointolerânciaensino primário.Neste artigo analiso a concepção de trabalho no ensino primário de Minas Gerais do período de 1930 a 1954. As fontes utilizadas são os jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” do período contemplado. Nos resultados destacou-se a ênfase da construção de uma identidade nacional coletiva com realce à criança “a ser preparada para o trabalho” e um investimento no trabalho industrial, principalmente nas escolas urbanas. Também é perceptível um acirramento dos discursos que convergem para a intolerância ao não-trabalho e ao não-trabalhador, em um “terreno fértil” potencializado pelo governo varguista. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa sustentam-se nos conceitos de política de massas e propaganda, de Maria Helena Rolim Capelato; cultura política de Ângela de Castro Gomes, além de referências da História da Educação que discutem a relação da cultura política com as práticas educativas. EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/197310.24934/eef.v20i32.1973Educação em Foco; Vol. 20 No. 32 (2017): Educação em Foco; 101-122Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 32 (2017): Educação em Foco; 101-122Educação em Foco; v. 20 n. 32 (2017): Educação em Foco; 101-1222317-00931519-332210.24934/eef.v20i32reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1973/1478Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaz, Aline Choucair2020-12-21T21:05:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1973Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-21T21:05:14Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas
title Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas
spellingShingle Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas
Vaz, Aline Choucair
Trabalho
intolerância
ensino primário.
title_short Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas
title_full Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas
title_fullStr Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas
title_full_unstemmed Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas
title_sort Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas
author Vaz, Aline Choucair
author_facet Vaz, Aline Choucair
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Aline Choucair
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
intolerância
ensino primário.
topic Trabalho
intolerância
ensino primário.
description Neste artigo analiso a concepção de trabalho no ensino primário de Minas Gerais do período de 1930 a 1954. As fontes utilizadas são os jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” do período contemplado. Nos resultados destacou-se a ênfase da construção de uma identidade nacional coletiva com realce à criança “a ser preparada para o trabalho” e um investimento no trabalho industrial, principalmente nas escolas urbanas. Também é perceptível um acirramento dos discursos que convergem para a intolerância ao não-trabalho e ao não-trabalhador, em um “terreno fértil” potencializado pelo governo varguista. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa sustentam-se nos conceitos de política de massas e propaganda, de Maria Helena Rolim Capelato; cultura política de Ângela de Castro Gomes, além de referências da História da Educação que discutem a relação da cultura política com as práticas educativas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1973
10.24934/eef.v20i32.1973
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1973
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i32.1973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1973/1478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 32 (2017): Educação em Foco; 101-122
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 32 (2017): Educação em Foco; 101-122
Educação em Foco; v. 20 n. 32 (2017): Educação em Foco; 101-122
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i32
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469356392448