Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
DOI: | 10.36704/sdhe.v6i2.7759 |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7759 |
Resumo: | Uma Educação em Direitos Humanos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a integração de valores e conhecimentos que promovam o respeito da dignidade humana, desde a infância. Neste contexto, o presente trabalho estuda a abordagem dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras, a partir de uma perspectiva histórico-normativa e de seus desafios atuais. Destacam-se a relevância da inclusão de conteúdos de Direitos Humanos nos currículos, a necessária qualidade na formação de educadoras e educadores e a importância de uma superação dos obstáculos culturais e políticos nos tempos de hoje. A Educação em Direitos Humanos deve se pautar pelo respeito à sua própria natureza transversal e interdisciplinar, fruto de uma construção coletiva que não ignore as percepções pessoais das educadoras e dos educadores e da comunidade escolar como um todo. |
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Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileirasEducação em Direitos HumanosFormação de educadores Currículos escolaresUma Educação em Direitos Humanos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a integração de valores e conhecimentos que promovam o respeito da dignidade humana, desde a infância. Neste contexto, o presente trabalho estuda a abordagem dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras, a partir de uma perspectiva histórico-normativa e de seus desafios atuais. Destacam-se a relevância da inclusão de conteúdos de Direitos Humanos nos currículos, a necessária qualidade na formação de educadoras e educadores e a importância de uma superação dos obstáculos culturais e políticos nos tempos de hoje. A Educação em Direitos Humanos deve se pautar pelo respeito à sua própria natureza transversal e interdisciplinar, fruto de uma construção coletiva que não ignore as percepções pessoais das educadoras e dos educadores e da comunidade escolar como um todo. EdUEMG2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/775910.36704/sdhe.v6i2.7759SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 6 n. 2 (2023): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação ; 6-262596-177210.36704/sdhe.v6i2reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7759/4984Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNaves Diniz de Paula, Juliana2024-01-01T23:21:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7759Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacaoPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/oairevistadheeducacao@uemg.br2596-17722596-1772opendoar:2024-01-01T23:21:14Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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Uma Educação em Direitos Humanos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a integração de valores e conhecimentos que promovam o respeito da dignidade humana, desde a infância. Neste contexto, o presente trabalho estuda a abordagem dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras, a partir de uma perspectiva histórico-normativa e de seus desafios atuais. Destacam-se a relevância da inclusão de conteúdos de Direitos Humanos nos currículos, a necessária qualidade na formação de educadoras e educadores e a importância de uma superação dos obstáculos culturais e políticos nos tempos de hoje. A Educação em Direitos Humanos deve se pautar pelo respeito à sua própria natureza transversal e interdisciplinar, fruto de uma construção coletiva que não ignore as percepções pessoais das educadoras e dos educadores e da comunidade escolar como um todo. |
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