Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naves Diniz de Paula, Juliana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias. /p Direitos Humanos e Educação
DOI: 10.36704/sdhe.v6i2.7759
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7759
Resumo: Uma Educação em Direitos Humanos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a integração de valores e conhecimentos que promovam o respeito da dignidade humana, desde a infância. Neste contexto, o presente trabalho estuda a abordagem dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras, a partir de uma perspectiva histórico-normativa e de seus desafios atuais. Destacam-se a relevância da inclusão de conteúdos de Direitos Humanos nos currículos, a necessária qualidade na formação de educadoras e educadores e a importância de uma superação dos obstáculos culturais e políticos nos tempos de hoje. A Educação em Direitos Humanos deve se pautar pelo respeito à sua própria natureza transversal e interdisciplinar, fruto de uma construção coletiva que não ignore as percepções pessoais das educadoras e dos educadores e da comunidade escolar como um todo.    
id UEMG-3_1d3f8870f51d04fe123a7d30eba79324
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7759
network_acronym_str UEMG-3
network_name_str Scias. /p Direitos Humanos e Educação
spelling Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileirasEducação em Direitos HumanosFormação de educadores Currículos escolaresUma Educação em Direitos Humanos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a integração de valores e conhecimentos que promovam o respeito da dignidade humana, desde a infância. Neste contexto, o presente trabalho estuda a abordagem dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras, a partir de uma perspectiva histórico-normativa e de seus desafios atuais. Destacam-se a relevância da inclusão de conteúdos de Direitos Humanos nos currículos, a necessária qualidade na formação de educadoras e educadores e a importância de uma superação dos obstáculos culturais e políticos nos tempos de hoje. A Educação em Direitos Humanos deve se pautar pelo respeito à sua própria natureza transversal e interdisciplinar, fruto de uma construção coletiva que não ignore as percepções pessoais das educadoras e dos educadores e da comunidade escolar como um todo.    EdUEMG2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/775910.36704/sdhe.v6i2.7759SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 6 n. 2 (2023): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação ; 6-262596-177210.36704/sdhe.v6i2reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7759/4984Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNaves Diniz de Paula, Juliana2024-01-01T23:21:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7759Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacaoPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/oairevistadheeducacao@uemg.br2596-17722596-1772opendoar:2024-01-01T23:21:14Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
title Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
spellingShingle Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
Naves Diniz de Paula, Juliana
Educação em Direitos Humanos
Formação de educadores
Currículos escolares
Naves Diniz de Paula, Juliana
Educação em Direitos Humanos
Formação de educadores
Currículos escolares
title_short Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
title_full Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
title_fullStr Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
title_full_unstemmed Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
title_sort Educação em Direitos Humanos: um panorama do ensino dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras
author Naves Diniz de Paula, Juliana
author_facet Naves Diniz de Paula, Juliana
Naves Diniz de Paula, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naves Diniz de Paula, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Direitos Humanos
Formação de educadores
Currículos escolares
topic Educação em Direitos Humanos
Formação de educadores
Currículos escolares
description Uma Educação em Direitos Humanos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com a integração de valores e conhecimentos que promovam o respeito da dignidade humana, desde a infância. Neste contexto, o presente trabalho estuda a abordagem dos Direitos Humanos nas escolas brasileiras, a partir de uma perspectiva histórico-normativa e de seus desafios atuais. Destacam-se a relevância da inclusão de conteúdos de Direitos Humanos nos currículos, a necessária qualidade na formação de educadoras e educadores e a importância de uma superação dos obstáculos culturais e políticos nos tempos de hoje. A Educação em Direitos Humanos deve se pautar pelo respeito à sua própria natureza transversal e interdisciplinar, fruto de uma construção coletiva que não ignore as percepções pessoais das educadoras e dos educadores e da comunidade escolar como um todo.    
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7759
10.36704/sdhe.v6i2.7759
url https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7759
identifier_str_mv 10.36704/sdhe.v6i2.7759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7759/4984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 SCIAS. Direitos Humanos e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUEMG
publisher.none.fl_str_mv EdUEMG
dc.source.none.fl_str_mv SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 6 n. 2 (2023): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação ; 6-26
2596-1772
10.36704/sdhe.v6i2
reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educação
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Scias. /p Direitos Humanos e Educação
collection Scias. /p Direitos Humanos e Educação
repository.name.fl_str_mv Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revistadheeducacao@uemg.br
_version_ 1822218993007591424
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36704/sdhe.v6i2.7759