Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41162 |
Resumo: | UNIDADE 1 - As teorias tradicionais do currículo. Objetivos: Apresentar as “teorias do currículo”: tradicionais, críticas e pós-criticas; Compreensão as teorias do currículo em suas implicações práticas e Problematizar as chamadas teorias tradicionais do currículo. UNIDADE 2 - As teorias críticas do currículo. Objetivos: Compreender o surgimento das chamadas “teorias críticas” e suas implicações; Discutir conceito como pedagogia crítica, currículo oculto, currículo oficial e currículo formal; e Compreensão do espaço escolar edificado e não edificado como currículo. UNIDADE 3 - As teorias pós-críticas do currículo. Objetivos: Compreensão do surgimento das chamadas teorias pós-críticas; Compreensão das proposições e implicações das teorias pós-críticas; e Relacionar teorias pós-críticas com iniciativas do Conselho Nacional de Educação(CNE). UNIDADE 4 - Currículo para a Educação em Direitos Humanos. Objetivos: Entender o processo de construção das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; Identificar princípios e objetivos da EDH para a escola; Reconhecer as questões controversas em torno da implementação de uma cultura em Diretos Humanos nas escolas. UNIDADE 5 - As propostas curriculares oficiais e os direitos humanos. Objetivos: Discutir a relação entre as propostas curriculares oficiais e os direitos humanos; Analisar os termos/discursos utilizados nesses documentos, seus significados e implicações; e Analisar as disputas sociais e as controvérsias presentes na definição das propostas curriculares oficiais. UNIDADE 6 - O lugar dos direitos humanos no currículo. Objetivos: Refl etir sobre o lugar dos direitos humanos no currículo; Discutir a abordagem sobre direitos humanos numa perspectiva interdisciplinar e transversal; Apontar a educação em direitos humanos para além do espaço da sala de aula. |
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Módulo 5 - Currículo e Direitos HumanosDireitos humanosCurrículoEducaçãoPropostas curricularesUNIDADE 1 - As teorias tradicionais do currículo. Objetivos: Apresentar as “teorias do currículo”: tradicionais, críticas e pós-criticas; Compreensão as teorias do currículo em suas implicações práticas e Problematizar as chamadas teorias tradicionais do currículo. UNIDADE 2 - As teorias críticas do currículo. Objetivos: Compreender o surgimento das chamadas “teorias críticas” e suas implicações; Discutir conceito como pedagogia crítica, currículo oculto, currículo oficial e currículo formal; e Compreensão do espaço escolar edificado e não edificado como currículo. UNIDADE 3 - As teorias pós-críticas do currículo. Objetivos: Compreensão do surgimento das chamadas teorias pós-críticas; Compreensão das proposições e implicações das teorias pós-críticas; e Relacionar teorias pós-críticas com iniciativas do Conselho Nacional de Educação(CNE). UNIDADE 4 - Currículo para a Educação em Direitos Humanos. Objetivos: Entender o processo de construção das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; Identificar princípios e objetivos da EDH para a escola; Reconhecer as questões controversas em torno da implementação de uma cultura em Diretos Humanos nas escolas. UNIDADE 5 - As propostas curriculares oficiais e os direitos humanos. Objetivos: Discutir a relação entre as propostas curriculares oficiais e os direitos humanos; Analisar os termos/discursos utilizados nesses documentos, seus significados e implicações; e Analisar as disputas sociais e as controvérsias presentes na definição das propostas curriculares oficiais. UNIDADE 6 - O lugar dos direitos humanos no currículo. Objetivos: Refl etir sobre o lugar dos direitos humanos no currículo; Discutir a abordagem sobre direitos humanos numa perspectiva interdisciplinar e transversal; Apontar a educação em direitos humanos para além do espaço da sala de aula.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2016-09-29T13:47:20Z2016-09-29T13:47:20Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Paulo Eduardo Dias de [UNIFESP]reponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-28T17:17:47Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/41162Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-28T17:17:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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