Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Paulo Eduardo Dias de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41162
Resumo: UNIDADE 1 - As teorias tradicionais do currículo. Objetivos: Apresentar as “teorias do currículo”: tradicionais, críticas e pós-criticas; Compreensão as teorias do currículo em suas implicações práticas e Problematizar as chamadas teorias tradicionais do currículo. UNIDADE 2 - As teorias críticas do currículo. Objetivos: Compreender o surgimento das chamadas “teorias críticas” e suas implicações; Discutir conceito como pedagogia crítica, currículo oculto, currículo oficial e currículo formal; e Compreensão do espaço escolar edificado e não edificado como currículo. UNIDADE 3 - As teorias pós-críticas do currículo. Objetivos: Compreensão do surgimento das chamadas teorias pós-críticas; Compreensão das proposições e implicações das teorias pós-críticas; e Relacionar teorias pós-críticas com iniciativas do Conselho Nacional de Educação(CNE). UNIDADE 4 - Currículo para a Educação em Direitos Humanos. Objetivos: Entender o processo de construção das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; Identificar princípios e objetivos da EDH para a escola; Reconhecer as questões controversas em torno da implementação de uma cultura em Diretos Humanos nas escolas. UNIDADE 5 - As propostas curriculares oficiais e os direitos humanos. Objetivos: Discutir a relação entre as propostas curriculares oficiais e os direitos humanos; Analisar os termos/discursos utilizados nesses documentos, seus significados e implicações; e Analisar as disputas sociais e as controvérsias presentes na definição das propostas curriculares oficiais. UNIDADE 6 - O lugar dos direitos humanos no currículo. Objetivos: Refl etir sobre o lugar dos direitos humanos no currículo; Discutir a abordagem sobre direitos humanos numa perspectiva interdisciplinar e transversal; Apontar a educação em direitos humanos para além do espaço da sala de aula.
id UFSP_bf41b8e1564a6a1e5e24ae16643fa43d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/41162
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Módulo 5 - Currículo e Direitos HumanosDireitos humanosCurrículoEducaçãoPropostas curricularesUNIDADE 1 - As teorias tradicionais do currículo. Objetivos: Apresentar as “teorias do currículo”: tradicionais, críticas e pós-criticas; Compreensão as teorias do currículo em suas implicações práticas e Problematizar as chamadas teorias tradicionais do currículo. UNIDADE 2 - As teorias críticas do currículo. Objetivos: Compreender o surgimento das chamadas “teorias críticas” e suas implicações; Discutir conceito como pedagogia crítica, currículo oculto, currículo oficial e currículo formal; e Compreensão do espaço escolar edificado e não edificado como currículo. UNIDADE 3 - As teorias pós-críticas do currículo. Objetivos: Compreensão do surgimento das chamadas teorias pós-críticas; Compreensão das proposições e implicações das teorias pós-críticas; e Relacionar teorias pós-críticas com iniciativas do Conselho Nacional de Educação(CNE). UNIDADE 4 - Currículo para a Educação em Direitos Humanos. Objetivos: Entender o processo de construção das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; Identificar princípios e objetivos da EDH para a escola; Reconhecer as questões controversas em torno da implementação de uma cultura em Diretos Humanos nas escolas. UNIDADE 5 - As propostas curriculares oficiais e os direitos humanos. Objetivos: Discutir a relação entre as propostas curriculares oficiais e os direitos humanos; Analisar os termos/discursos utilizados nesses documentos, seus significados e implicações; e Analisar as disputas sociais e as controvérsias presentes na definição das propostas curriculares oficiais. UNIDADE 6 - O lugar dos direitos humanos no currículo. Objetivos: Refl etir sobre o lugar dos direitos humanos no currículo; Discutir a abordagem sobre direitos humanos numa perspectiva interdisciplinar e transversal; Apontar a educação em direitos humanos para além do espaço da sala de aula.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2016-09-29T13:47:20Z2016-09-29T13:47:20Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Paulo Eduardo Dias de [UNIFESP]reponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-28T17:17:47Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/41162Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-28T17:17:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos
title Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos
spellingShingle Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos
Mello, Paulo Eduardo Dias de [UNIFESP]
Direitos humanos
Currículo
Educação
Propostas curriculares
title_short Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos
title_full Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos
title_fullStr Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos
title_full_unstemmed Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos
title_sort Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos
author Mello, Paulo Eduardo Dias de [UNIFESP]
author_facet Mello, Paulo Eduardo Dias de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Paulo Eduardo Dias de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos
Currículo
Educação
Propostas curriculares
topic Direitos humanos
Currículo
Educação
Propostas curriculares
description UNIDADE 1 - As teorias tradicionais do currículo. Objetivos: Apresentar as “teorias do currículo”: tradicionais, críticas e pós-criticas; Compreensão as teorias do currículo em suas implicações práticas e Problematizar as chamadas teorias tradicionais do currículo. UNIDADE 2 - As teorias críticas do currículo. Objetivos: Compreender o surgimento das chamadas “teorias críticas” e suas implicações; Discutir conceito como pedagogia crítica, currículo oculto, currículo oficial e currículo formal; e Compreensão do espaço escolar edificado e não edificado como currículo. UNIDADE 3 - As teorias pós-críticas do currículo. Objetivos: Compreensão do surgimento das chamadas teorias pós-críticas; Compreensão das proposições e implicações das teorias pós-críticas; e Relacionar teorias pós-críticas com iniciativas do Conselho Nacional de Educação(CNE). UNIDADE 4 - Currículo para a Educação em Direitos Humanos. Objetivos: Entender o processo de construção das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; Identificar princípios e objetivos da EDH para a escola; Reconhecer as questões controversas em torno da implementação de uma cultura em Diretos Humanos nas escolas. UNIDADE 5 - As propostas curriculares oficiais e os direitos humanos. Objetivos: Discutir a relação entre as propostas curriculares oficiais e os direitos humanos; Analisar os termos/discursos utilizados nesses documentos, seus significados e implicações; e Analisar as disputas sociais e as controvérsias presentes na definição das propostas curriculares oficiais. UNIDADE 6 - O lugar dos direitos humanos no currículo. Objetivos: Refl etir sobre o lugar dos direitos humanos no currículo; Discutir a abordagem sobre direitos humanos numa perspectiva interdisciplinar e transversal; Apontar a educação em direitos humanos para além do espaço da sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29T13:47:20Z
2016-09-29T13:47:20Z
2016-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41162
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1824718317608239104