EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS: Diálogo com os Elementos Interculturais
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7099 |
Resumo: | A presente pesquisa parte da compreensão da relação entre Educação Popular e direitos humanos através da Interculturalidade e Decolonialidade. Fundamentada sobre os conceitos de Interculturalidade, Educação Popular e Direitos Humanos, repensando assim, de que forma contribuem para a libertação dos sujeitos e construção de uma Educação Humanizadora, frente as contradições do sistema capitalista opressor. Entre outras coisas, a Educação Popular e Direitos Humanos torna-se física e palpável, no momento em que é construída pelos sujeitos, na intenção de preservarem suas formas de vida, resistência e luta. Em momentos sombrios como estamos vivendo-nos de 2015-2022, discutir acerca de Educação Popular e Direitos Humanos, nos leva a compreender uma luta histórica marcada por conquistas e retrocessos desde 1960, nas quais, temos resultados práticos e palpáveis de uma articulação movida pelo âmbito da Educação e Movimentos Sociais. |
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EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS: Diálogo com os Elementos InterculturaisEducação PopularDireitos HumanosInterculturalidadeA presente pesquisa parte da compreensão da relação entre Educação Popular e direitos humanos através da Interculturalidade e Decolonialidade. Fundamentada sobre os conceitos de Interculturalidade, Educação Popular e Direitos Humanos, repensando assim, de que forma contribuem para a libertação dos sujeitos e construção de uma Educação Humanizadora, frente as contradições do sistema capitalista opressor. Entre outras coisas, a Educação Popular e Direitos Humanos torna-se física e palpável, no momento em que é construída pelos sujeitos, na intenção de preservarem suas formas de vida, resistência e luta. Em momentos sombrios como estamos vivendo-nos de 2015-2022, discutir acerca de Educação Popular e Direitos Humanos, nos leva a compreender uma luta histórica marcada por conquistas e retrocessos desde 1960, nas quais, temos resultados práticos e palpáveis de uma articulação movida pelo âmbito da Educação e Movimentos Sociais. EdUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/709910.36704/sdhe.v5i2.7099SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 5 n. 2 (2022): SCIAS. Direitos Humanos e Educação ; 6-202596-177210.36704/sdhe.v5i2reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7099/4417Copyright (c) 2022 SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Lira, MarcosDean Alves Soares, JamesCristhina Almeida de Freitas, JullyanaOliveira Barroso, Betânia2023-02-14T10:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7099Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacaoPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/oairevistadheeducacao@uemg.br2596-17722596-1772opendoar:2023-02-14T10:12:07Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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