PET-Saúde Indígena UnB : construindo redes interculturais em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoefel, Maria da Graça Luderitz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Severo, Denise Osório, Díaz Bermúdez, Ximena Pamela, Hamann, Edgar Merchan, Carvalho, Hervaldo Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23155
Resumo: Este artigo busca compartilhar a experiência do PET-Saúde Indígena, desenvolvido pela Universidade de Brasília no contexto do Ambulatório de Saúde Indígena do Hospital Universitário de Brasília, e refletir sobre as potencialidades e fragilidades presentes no processo de construção de redes interculturais em saúde. As experiências foram analisadas com base em documentos, tais como relatórios, atas de reuniões e demais registros de avaliações e planejamentos realizados durante a implantação, entre agosto de 2013 e maio de 2015. Os resultados indicam que o ambulatório conduziu à construção de novas práticas interculturais de formação e atenção à saúde, pautadas na educação popular, no diálogo de saberes e na gestão compartilhada dos processos, favorecendo a qualificação do acolhimento, atendimento e acompanhamento dos pacientes indígenas encaminhados, bem como a organização de fluxos dentro do HUB e a produção de conhecimentos científicos orientados a partir da perspectiva da interculturalidade.
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spelling PET-Saúde Indígena UnB : construindo redes interculturais em saúdePET-Indigenous Health UNB : building intercultural networks in healthPET-Salud Indígena UNB : la construcción de redes interculturales en saludSaúde indígenaInterculturalidadeEducação popularEste artigo busca compartilhar a experiência do PET-Saúde Indígena, desenvolvido pela Universidade de Brasília no contexto do Ambulatório de Saúde Indígena do Hospital Universitário de Brasília, e refletir sobre as potencialidades e fragilidades presentes no processo de construção de redes interculturais em saúde. As experiências foram analisadas com base em documentos, tais como relatórios, atas de reuniões e demais registros de avaliações e planejamentos realizados durante a implantação, entre agosto de 2013 e maio de 2015. Os resultados indicam que o ambulatório conduziu à construção de novas práticas interculturais de formação e atenção à saúde, pautadas na educação popular, no diálogo de saberes e na gestão compartilhada dos processos, favorecendo a qualificação do acolhimento, atendimento e acompanhamento dos pacientes indígenas encaminhados, bem como a organização de fluxos dentro do HUB e a produção de conhecimentos científicos orientados a partir da perspectiva da interculturalidade.This article aims to unveil the experience of PET-Saúde Indígena (PET-Indigenous Health), developed by the University of Brasilia in the context of Indigenous Health Clinic of the University Hospital of Brasilia (HUB), and reflect on the strengths and weaknesses present in the process of building cross-cultural networks in health. Documents such as reports, meeting minutes and other records of assessments and planning conducted during deployment of the Indigenous Health Clinic between August 2013 and May 2015 were analyzed. The results indicate that the clinic led to the construction of new intercultural practices training and health care, guided by the popular education, dialogue of knowledge and the shared management of the processes, favoring the qualification of the host, service and monitoring of forwarded indigenous patients, and the organization flows within the HUB and the production of scientific knowledge oriented from the perspective of interculturalism.Este artículo pretende compartir la experiencia de la PET-Salud Indígena, desarrollado por la Universidad de Brasilia, en el contexto de la Clínica de Salud Indígena del Hospital de la Universidad de Brasilia, y reflexionar sobre las fortalezas y debilidades presentes en el proceso de construcción de redes interculturales en salud. Los experimentos fueron analizados basan en documentos tales como informes, actas de reuniones y otros registros de las evaluaciones y la planificación realizadas durante el despliegue entre agosto de 2013 y mayo de 2015. Los resultados indican que la clínica llevó a la construcción de nuevas prácticas interculturales la formación y la atención de la salud, guiada por el de la educación popular, diálogo de saberes y la gestión compartida de los procesos, lo que favorece la calificación de la acogida, el servicio y el seguimiento de los pacientes remitidos indígenas, y la organización flujos dentro del HUB y la producción de el conocimiento científico orientado desde la perspectiva de la interculturalidad.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB)2017-03-30T15:49:17Z2017-03-30T15:49:17Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHOEFEL, Maria da Graça Luderitz et al. PET-Saúde Indígena UnB: construindo redes interculturais em saúde. Revista Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 9, n. 1, p. 43-63, 2015. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1691/1398>. Acesso em: 28 mar. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23155Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva - This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License (CC BY-NC-SA 3.0). Fonte: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1691/1398. Acesso em: 28 mar. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessHoefel, Maria da Graça LuderitzSevero, Denise OsórioDíaz Bermúdez, Ximena PamelaHamann, Edgar MerchanCarvalho, Hervaldo Sampaioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-13T19:03:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/23155Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-13T19:03:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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