A Pedagogia Feminista de Bell Hooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Júlia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scias. /p Direitos Humanos e Educação
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7114
Resumo: bell hooks – professora, teórica feminista e crítica cultural nos provoca ao dizer que o esforço primário para erradicar a opressão e discriminação, em todas as suas formas, é o movimento feminista, já que o objetivo não é igualar-se aos homens, mas sim, erradicar o que produz a separação entre nós. Todas e todos nós! As assimetrias que mulheres e homens vivem e refletem o mundo, partem de diferentes espaços. Um deles é a escola, que é constituída por categorias dicotômicas de sexo, gênero e sexualidade. A pedagogia feminista surge como aliada à educação, como prática de liberdade para promover aprendizagens de equidade de gênero e o respeito às diferenças. Sendo assim, a proposta central deste estudo é analisar as contribuições do pensamento político-pedagógico da referida hooks à educação em Direitos Humanos. Para tanto, foi conduzido um estudo bibliográfico, cujo foco é averiguar no material teórico - conceitos, fundamentos e um conjunto de ações estruturadas acerca da pedagogia feminista cunhada por hooks.
id UEMG-3_5286c2d6bd32f8dda6a19b4f93e3a367
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7114
network_acronym_str UEMG-3
network_name_str Scias. /p Direitos Humanos e Educação
repository_id_str
spelling A Pedagogia Feminista de Bell Hooks bell hooks Direitos HumanosPedagogia feministabell hooks – professora, teórica feminista e crítica cultural nos provoca ao dizer que o esforço primário para erradicar a opressão e discriminação, em todas as suas formas, é o movimento feminista, já que o objetivo não é igualar-se aos homens, mas sim, erradicar o que produz a separação entre nós. Todas e todos nós! As assimetrias que mulheres e homens vivem e refletem o mundo, partem de diferentes espaços. Um deles é a escola, que é constituída por categorias dicotômicas de sexo, gênero e sexualidade. A pedagogia feminista surge como aliada à educação, como prática de liberdade para promover aprendizagens de equidade de gênero e o respeito às diferenças. Sendo assim, a proposta central deste estudo é analisar as contribuições do pensamento político-pedagógico da referida hooks à educação em Direitos Humanos. Para tanto, foi conduzido um estudo bibliográfico, cujo foco é averiguar no material teórico - conceitos, fundamentos e um conjunto de ações estruturadas acerca da pedagogia feminista cunhada por hooks.EdUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/711410.36704/sdhe.v5i2.7114SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 5 n. 2 (2022): SCIAS. Direitos Humanos e Educação ; 185-1962596-177210.36704/sdhe.v5i2reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7114/4407Copyright (c) 2022 SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Júlia2023-02-14T10:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7114Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacaoPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/oairevistadheeducacao@uemg.br2596-17722596-1772opendoar:2023-02-14T10:12:07Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia Feminista de Bell Hooks
title A Pedagogia Feminista de Bell Hooks
spellingShingle A Pedagogia Feminista de Bell Hooks
Campos, Júlia
bell hooks
Direitos Humanos
Pedagogia feminista
title_short A Pedagogia Feminista de Bell Hooks
title_full A Pedagogia Feminista de Bell Hooks
title_fullStr A Pedagogia Feminista de Bell Hooks
title_full_unstemmed A Pedagogia Feminista de Bell Hooks
title_sort A Pedagogia Feminista de Bell Hooks
author Campos, Júlia
author_facet Campos, Júlia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv bell hooks
Direitos Humanos
Pedagogia feminista
topic bell hooks
Direitos Humanos
Pedagogia feminista
description bell hooks – professora, teórica feminista e crítica cultural nos provoca ao dizer que o esforço primário para erradicar a opressão e discriminação, em todas as suas formas, é o movimento feminista, já que o objetivo não é igualar-se aos homens, mas sim, erradicar o que produz a separação entre nós. Todas e todos nós! As assimetrias que mulheres e homens vivem e refletem o mundo, partem de diferentes espaços. Um deles é a escola, que é constituída por categorias dicotômicas de sexo, gênero e sexualidade. A pedagogia feminista surge como aliada à educação, como prática de liberdade para promover aprendizagens de equidade de gênero e o respeito às diferenças. Sendo assim, a proposta central deste estudo é analisar as contribuições do pensamento político-pedagógico da referida hooks à educação em Direitos Humanos. Para tanto, foi conduzido um estudo bibliográfico, cujo foco é averiguar no material teórico - conceitos, fundamentos e um conjunto de ações estruturadas acerca da pedagogia feminista cunhada por hooks.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7114
10.36704/sdhe.v5i2.7114
url https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7114
identifier_str_mv 10.36704/sdhe.v5i2.7114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/7114/4407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 SCIAS. Direitos Humanos e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 SCIAS. Direitos Humanos e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUEMG
publisher.none.fl_str_mv EdUEMG
dc.source.none.fl_str_mv SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 5 n. 2 (2022): SCIAS. Direitos Humanos e Educação ; 185-196
2596-1772
10.36704/sdhe.v5i2
reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educação
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Scias. /p Direitos Humanos e Educação
collection Scias. /p Direitos Humanos e Educação
repository.name.fl_str_mv Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revistadheeducacao@uemg.br
_version_ 1814984280321818624