A experiência do eu nas obras autobiográficas de Bell Hooks: Bone Black e Wounds of Passion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavan, Jussane Cristine Orlandeli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30958
Resumo: bell hooks, autora, professora, pensadora, teórica feminista e ativisata antiracista tem um obra vasta de mais de 40 livros e contribuiu muito não somente para os estudiosos dentro da área de ciências humana, mas também na contrução de críticas literárias e artísticas que passam dentro da área das linguagens. Portanto, a autora possui uma relevância grande nos EUA - local onde nasceu - e também em várias partes do mundo. Porém, no Brasil, bell hooks ainda não é uma autora renomada e começou a ganhar novas traduções e espaço nas livrarias recentemente. Dessa forma, o trabalho aqui presente tem como objetivo apresentar a pessoa de bell hooks e também as suas obras. Além dessa apresentação, relevante para a comunidade científica brasileira que pouco conhece sobre a pensadora estadunidense, o trabalho também possui como objetivo geral a análise de duas de suas obras autobiográficas. Por meio da escrita autobiográfica - ferramenta escolhida como forma de analisar não somente a autora, mas como ela se enxerga e se constrói como pessoa - é possível resgatar duas facetas da mesma pessoa: a primeira é a pequena Gloria Jean Watkins que passou por diversas experiências marcantes que formaram a sua pessoa e a sua cabeça em relação à sociedade em que vivia e a segunda é a própria bell hooks que olhando para trásinterpreta os fatos e as experiências ocorridas como forma de justificar a pessoa em que se tornou. Dessa maneira, o trabalho pretende utilizar e se aprofundar dentro da escrita autobiográfica não somente como forma de autoconhecimento e de revelar por escrito aquilo que aconteceu com determinada mulher e sua interpretação atual desse acontecimento, mas o trabalho procura, por meio da escrita autobiográfica, revelar uma ferramenta possível de construção de um documento por escrito que permita o autoconhecimento, a inserção em um grupo social determinado - e a percepção dessa comunidade ao qual a pessoa está inserida - e também a participação política na hora de escrever e deixar registrado uma vivência única e particular que, assim como outras vivências particulares, fazem parte de um contexto maior social. São por esses motivos, portanto, que a obra autobiográfica de bell hooks seja, talvez, o melhor exemplo para trabalhar a construção do eu dentro de uma perspectiva social em que as questões de raça, classe e gênero são temas primordiais
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spelling Pavan, Jussane Cristine OrlandeliAguiar, Cristhiano Motta2022-11-01T15:22:39Z2022-11-01T15:22:39Z2022-08-17bell hooks, autora, professora, pensadora, teórica feminista e ativisata antiracista tem um obra vasta de mais de 40 livros e contribuiu muito não somente para os estudiosos dentro da área de ciências humana, mas também na contrução de críticas literárias e artísticas que passam dentro da área das linguagens. Portanto, a autora possui uma relevância grande nos EUA - local onde nasceu - e também em várias partes do mundo. Porém, no Brasil, bell hooks ainda não é uma autora renomada e começou a ganhar novas traduções e espaço nas livrarias recentemente. Dessa forma, o trabalho aqui presente tem como objetivo apresentar a pessoa de bell hooks e também as suas obras. Além dessa apresentação, relevante para a comunidade científica brasileira que pouco conhece sobre a pensadora estadunidense, o trabalho também possui como objetivo geral a análise de duas de suas obras autobiográficas. Por meio da escrita autobiográfica - ferramenta escolhida como forma de analisar não somente a autora, mas como ela se enxerga e se constrói como pessoa - é possível resgatar duas facetas da mesma pessoa: a primeira é a pequena Gloria Jean Watkins que passou por diversas experiências marcantes que formaram a sua pessoa e a sua cabeça em relação à sociedade em que vivia e a segunda é a própria bell hooks que olhando para trásinterpreta os fatos e as experiências ocorridas como forma de justificar a pessoa em que se tornou. Dessa maneira, o trabalho pretende utilizar e se aprofundar dentro da escrita autobiográfica não somente como forma de autoconhecimento e de revelar por escrito aquilo que aconteceu com determinada mulher e sua interpretação atual desse acontecimento, mas o trabalho procura, por meio da escrita autobiográfica, revelar uma ferramenta possível de construção de um documento por escrito que permita o autoconhecimento, a inserção em um grupo social determinado - e a percepção dessa comunidade ao qual a pessoa está inserida - e também a participação política na hora de escrever e deixar registrado uma vivência única e particular que, assim como outras vivências particulares, fazem parte de um contexto maior social. São por esses motivos, portanto, que a obra autobiográfica de bell hooks seja, talvez, o melhor exemplo para trabalhar a construção do eu dentro de uma perspectiva social em que as questões de raça, classe e gênero são temas primordiaisCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nívelhttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30958Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBell Hooksautobiografiafeminismoliteraturafeminismo negroA experiência do eu nas obras autobiográficas de Bell Hooks: Bone Black e Wounds of Passioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/6879955445262831http://orcid.org/0000-0003-4334-691Xhttp://lattes.cnpq.br/6404349553652385https://orcid.org/0000-0003-3990-8238Côrrea, Mirtes de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/7782331702634740Balsini, Priscila FernandesBezerra, Sílvia de PaulaMattos, Cristine Fickelscherer dehttp://lattes.cnpq.br/8212228912439636bell hooks, author, teacher, thinker, feminist theorist and anti-racist activist, has a vast body of work of more than 40 books and has contributed greatly not only to scholars within the human sciences, but also to the construction of literary and artistic criticism that are part of the area of languages. Therefore, the author has great relevance in the USA - where she was born - and also in many other parts of the world. However, in Brazil, bell hooks is not yet a renowned author and is starting to gain new translations and space in bookstores recently. In this way, the work presented here aims to present the person of bell hooks and also her works. In addition to this presentation, which is relevant to the Brazilian scientific community that knows little about this American thinker, the work also has as its general objective the analysis of two of her autobiographical works. Through autobiographical writing - a tool chosen as a way to analyze not only the author, but how she sees herself and builds herself as a person - it is possible to rescue two sides of the same person: the first is the little Glória Jean Watkins who went through several experiences that formed her person and her mind in relation to the society in which she lived and the second is bell hooks herself who, looking back, interprets the facts and experiences that occurred as a way of justifying the person she has become. In this way, the work intends to use autobiographical writing not only as a way of self-knowledge and to reveal in writing what happened to a certain woman and her current interpretation of this event, but the work seeks, through autobiographical writing, to reveal a possible tool for the construction of a written document that allows self knowledge, insertion into a particular social group - and the perception of this community to which the person is inserted - and also political participation at the time of writing and marking a particular and unique experience which, like other particular experiences, are part of a larger social context. It is for these reasons, therefore, that the autobiographical work of bell hooks is, perhaps, the best example to work on the construction of the self within a social perspective in which issues of race, class and gender are primordial themesBell HooksFeminismAutobiographyLiteratureblack feminismBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESORIGINALJussane Cristine Orlandeli Pavan.pdfJussane Cristine Orlandeli Pavan.pdfJussane Cristine Orlandeli Pavanapplication/pdf4942213https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9566dcde-c9e2-404e-b16c-a08d44f21e12/downloadf536e2fe4ea385baf0abbbc4f198c91fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9fd307cf-fa9f-412f-9b16-02cbfc494a54/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fee59f0b-a8e4-44a8-92a5-9adee6c6a586/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTJussane Cristine Orlandeli Pavan.pdf.txtJussane Cristine Orlandeli Pavan.pdf.txtExtracted texttext/plain408810https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/982e8502-f673-47e8-9855-0c48680bc4cb/downloadb11b0f4bf91dd5434093daad36043855MD54THUMBNAILJussane Cristine Orlandeli Pavan.pdf.jpgJussane Cristine Orlandeli Pavan.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cfb723f0-1ed8-4573-accb-8d249a0acbab/downloada9a14cbe8bb6a788ad6baba449a42cdcMD5510899/309582023-11-07 13:19:10.092http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/30958https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-07T13:19:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)falseTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBzZXUgdHJhYmFsaG8gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIHNldSB0cmFiYWxobyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc2V1IHRyYWJhbGhvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmFyIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRvLgoKQ0FTTyBPIFRSQUJBTEhPIE9SQSBERVBPU0lUQURPIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgVU5JVkVSU0lEQURFIFBSRVNCSVRFUklBTkEgTUFDS0VOWklFLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRvIHNldSB0cmFiYWxobywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=
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