Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peron, Eliza da Silva Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507
Resumo: No presente artigo pretendemos analisar o romance A copista de Kafka (2007), de Wilson Bueno, à luz das tendências da ficção contemporânea e dos recursos aos quais o autor recorre para a ressemantização ficcional de elementos da tradição literária, seja para simular a elaboração estética de Kafka, seja para plasmar o próprio mundo fragmentado e cambiante da escrita, em uma narrativa heterogênea – onde não há fidelidade a um gênero definido. Pretendemos verificar, a partir do recorte de alguns aspectos comuns ao fazer literário contemporâneo, quais particularidades se tangenciam e constituem importância para o estudo da produção do escritor Wilson Bueno, quais sejam: a fragmentação, a intertextualidade, o hibridismo, a metaficção historiográfica e a perda da identidade. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico algumas proposições que explicitam os recursos literários mais utilizados nas narrativas contemporâneas, especialmente as abordagens de Barbieri (2003) e Hutcheon (1991), observando os preceitos discutidos pelas mesmas sobre os recursos acima elencados. Ainda para nos respaldar, aproveitaremos também as contribuições produzidas pela crítica folhetinesca. Como objeto de análise e comparação, utilizaremos além do romance de Bueno, duas obras de Kafka: Cartas ao Pai (1995) e A Metamorfose (1997). 
id UEMS-2_236ac26370510522fdba53dcd0e755ed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1507
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de KafkaFicção brasileira contemporâneaRecursos LiteráriosComparação.No presente artigo pretendemos analisar o romance A copista de Kafka (2007), de Wilson Bueno, à luz das tendências da ficção contemporânea e dos recursos aos quais o autor recorre para a ressemantização ficcional de elementos da tradição literária, seja para simular a elaboração estética de Kafka, seja para plasmar o próprio mundo fragmentado e cambiante da escrita, em uma narrativa heterogênea – onde não há fidelidade a um gênero definido. Pretendemos verificar, a partir do recorte de alguns aspectos comuns ao fazer literário contemporâneo, quais particularidades se tangenciam e constituem importância para o estudo da produção do escritor Wilson Bueno, quais sejam: a fragmentação, a intertextualidade, o hibridismo, a metaficção historiográfica e a perda da identidade. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico algumas proposições que explicitam os recursos literários mais utilizados nas narrativas contemporâneas, especialmente as abordagens de Barbieri (2003) e Hutcheon (1991), observando os preceitos discutidos pelas mesmas sobre os recursos acima elencados. Ainda para nos respaldar, aproveitaremos também as contribuições produzidas pela crítica folhetinesca. Como objeto de análise e comparação, utilizaremos além do romance de Bueno, duas obras de Kafka: Cartas ao Pai (1995) e A Metamorfose (1997). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 15 (2017): VI - Encontro de Estudos Literários; 243 - 2672179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507/pdfCopyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeron, Eliza da Silva Martins2020-12-14T23:20:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1507Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-12-14T23:20:55REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka
title Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka
spellingShingle Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka
Peron, Eliza da Silva Martins
Ficção brasileira contemporânea
Recursos Literários
Comparação.
title_short Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka
title_full Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka
title_fullStr Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka
title_full_unstemmed Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka
title_sort Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka
author Peron, Eliza da Silva Martins
author_facet Peron, Eliza da Silva Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peron, Eliza da Silva Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção brasileira contemporânea
Recursos Literários
Comparação.
topic Ficção brasileira contemporânea
Recursos Literários
Comparação.
description No presente artigo pretendemos analisar o romance A copista de Kafka (2007), de Wilson Bueno, à luz das tendências da ficção contemporânea e dos recursos aos quais o autor recorre para a ressemantização ficcional de elementos da tradição literária, seja para simular a elaboração estética de Kafka, seja para plasmar o próprio mundo fragmentado e cambiante da escrita, em uma narrativa heterogênea – onde não há fidelidade a um gênero definido. Pretendemos verificar, a partir do recorte de alguns aspectos comuns ao fazer literário contemporâneo, quais particularidades se tangenciam e constituem importância para o estudo da produção do escritor Wilson Bueno, quais sejam: a fragmentação, a intertextualidade, o hibridismo, a metaficção historiográfica e a perda da identidade. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico algumas proposições que explicitam os recursos literários mais utilizados nas narrativas contemporâneas, especialmente as abordagens de Barbieri (2003) e Hutcheon (1991), observando os preceitos discutidos pelas mesmas sobre os recursos acima elencados. Ainda para nos respaldar, aproveitaremos também as contribuições produzidas pela crítica folhetinesca. Como objeto de análise e comparação, utilizaremos além do romance de Bueno, duas obras de Kafka: Cartas ao Pai (1995) e A Metamorfose (1997). 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 15 (2017): VI - Encontro de Estudos Literários; 243 - 267
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174563702833152