Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de Kafka
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507 |
Resumo: | No presente artigo pretendemos analisar o romance A copista de Kafka (2007), de Wilson Bueno, à luz das tendências da ficção contemporânea e dos recursos aos quais o autor recorre para a ressemantização ficcional de elementos da tradição literária, seja para simular a elaboração estética de Kafka, seja para plasmar o próprio mundo fragmentado e cambiante da escrita, em uma narrativa heterogênea – onde não há fidelidade a um gênero definido. Pretendemos verificar, a partir do recorte de alguns aspectos comuns ao fazer literário contemporâneo, quais particularidades se tangenciam e constituem importância para o estudo da produção do escritor Wilson Bueno, quais sejam: a fragmentação, a intertextualidade, o hibridismo, a metaficção historiográfica e a perda da identidade. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico algumas proposições que explicitam os recursos literários mais utilizados nas narrativas contemporâneas, especialmente as abordagens de Barbieri (2003) e Hutcheon (1991), observando os preceitos discutidos pelas mesmas sobre os recursos acima elencados. Ainda para nos respaldar, aproveitaremos também as contribuições produzidas pela crítica folhetinesca. Como objeto de análise e comparação, utilizaremos além do romance de Bueno, duas obras de Kafka: Cartas ao Pai (1995) e A Metamorfose (1997). |
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Wilson Bueno e a ressemantização ficcional em A Copista de KafkaFicção brasileira contemporâneaRecursos LiteráriosComparação.No presente artigo pretendemos analisar o romance A copista de Kafka (2007), de Wilson Bueno, à luz das tendências da ficção contemporânea e dos recursos aos quais o autor recorre para a ressemantização ficcional de elementos da tradição literária, seja para simular a elaboração estética de Kafka, seja para plasmar o próprio mundo fragmentado e cambiante da escrita, em uma narrativa heterogênea – onde não há fidelidade a um gênero definido. Pretendemos verificar, a partir do recorte de alguns aspectos comuns ao fazer literário contemporâneo, quais particularidades se tangenciam e constituem importância para o estudo da produção do escritor Wilson Bueno, quais sejam: a fragmentação, a intertextualidade, o hibridismo, a metaficção historiográfica e a perda da identidade. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico algumas proposições que explicitam os recursos literários mais utilizados nas narrativas contemporâneas, especialmente as abordagens de Barbieri (2003) e Hutcheon (1991), observando os preceitos discutidos pelas mesmas sobre os recursos acima elencados. Ainda para nos respaldar, aproveitaremos também as contribuições produzidas pela crítica folhetinesca. Como objeto de análise e comparação, utilizaremos além do romance de Bueno, duas obras de Kafka: Cartas ao Pai (1995) e A Metamorfose (1997). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 15 (2017): VI - Encontro de Estudos Literários; 243 - 2672179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1507/pdfCopyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeron, Eliza da Silva Martins2020-12-14T23:20:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1507Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-12-14T23:20:55REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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