“Valentina”: outras histórias do Chocó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Camêlo, Ákyla Mayara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Milreu, Isis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5022
Resumo: Resumo: Neste trabalho nos debruçamos sob o conto “Valentina”, inserido no livro Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora afro-colombiana Amalia Lú Posso Figueroa, a fim de verificar como as personagens negras são representadas na referida narrativa. Em sua ficção, a narradora traz à tona memórias de sua infância em Quibdó, capital do Chocó, região do Pacífico colombiano, recordando os relatos que sua babá Valentina contava sobre a resistência dos negros chocoanos em diferentes momentos da história do país. Consideramos que a relevância do referido conto está no fato de que estes acontecimentos são narrados do ponto de vista de uma mulher negra, dando voz a um grupo que foi historicamente silenciado. Acreditamos que esta ficção contribui para a desconstrução de estereótipos sobre os afrodescendentes chocoanos fomentados na sociedade colombiana. Inicialmente, refletimos sobre a literatura produzida por mulheres negras na América Latina e sua representação nas obras literárias. A seguir, apresentamos a literatura afro-colombiana e expomos um panorama histórico do Chocó. Por fim, analisamos o conto “Valentina”, investigando a caracterização das personagens negras e a recriação de acontecimentos históricos presentes na narrativa. Entre os nossos referenciais teóricos encontram-se Adichie (2019), Bernd (2007), Esteves (2010) e Evaristo (2005), entre outros.
id UEMS-2_7daaa9ca2d96c3b42b48355e6a295c8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5022
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling “Valentina”: outras histórias do ChocóAmalia Lú Posso FigueroaRepresentação de mulheres negrasLiteratura feminina afro-colombianaLiteratura latino-americana contemporâneaLiteratura e história.Resumo: Neste trabalho nos debruçamos sob o conto “Valentina”, inserido no livro Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora afro-colombiana Amalia Lú Posso Figueroa, a fim de verificar como as personagens negras são representadas na referida narrativa. Em sua ficção, a narradora traz à tona memórias de sua infância em Quibdó, capital do Chocó, região do Pacífico colombiano, recordando os relatos que sua babá Valentina contava sobre a resistência dos negros chocoanos em diferentes momentos da história do país. Consideramos que a relevância do referido conto está no fato de que estes acontecimentos são narrados do ponto de vista de uma mulher negra, dando voz a um grupo que foi historicamente silenciado. Acreditamos que esta ficção contribui para a desconstrução de estereótipos sobre os afrodescendentes chocoanos fomentados na sociedade colombiana. Inicialmente, refletimos sobre a literatura produzida por mulheres negras na América Latina e sua representação nas obras literárias. A seguir, apresentamos a literatura afro-colombiana e expomos um panorama histórico do Chocó. Por fim, analisamos o conto “Valentina”, investigando a caracterização das personagens negras e a recriação de acontecimentos históricos presentes na narrativa. Entre os nossos referenciais teóricos encontram-se Adichie (2019), Bernd (2007), Esteves (2010) e Evaristo (2005), entre outros.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5022REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 24 (2020): Escrevivências de mulheres negras em diáspora; 440-4652179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5022/pdfCopyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Camêlo, Ákyla MayaraMilreu, Isis2021-09-12T00:24:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5022Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2021-09-12T00:24:15REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Valentina”: outras histórias do Chocó
title “Valentina”: outras histórias do Chocó
spellingShingle “Valentina”: outras histórias do Chocó
Araújo Camêlo, Ákyla Mayara
Amalia Lú Posso Figueroa
Representação de mulheres negras
Literatura feminina afro-colombiana
Literatura latino-americana contemporânea
Literatura e história.
title_short “Valentina”: outras histórias do Chocó
title_full “Valentina”: outras histórias do Chocó
title_fullStr “Valentina”: outras histórias do Chocó
title_full_unstemmed “Valentina”: outras histórias do Chocó
title_sort “Valentina”: outras histórias do Chocó
author Araújo Camêlo, Ákyla Mayara
author_facet Araújo Camêlo, Ákyla Mayara
Milreu, Isis
author_role author
author2 Milreu, Isis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Camêlo, Ákyla Mayara
Milreu, Isis
dc.subject.por.fl_str_mv Amalia Lú Posso Figueroa
Representação de mulheres negras
Literatura feminina afro-colombiana
Literatura latino-americana contemporânea
Literatura e história.
topic Amalia Lú Posso Figueroa
Representação de mulheres negras
Literatura feminina afro-colombiana
Literatura latino-americana contemporânea
Literatura e história.
description Resumo: Neste trabalho nos debruçamos sob o conto “Valentina”, inserido no livro Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora afro-colombiana Amalia Lú Posso Figueroa, a fim de verificar como as personagens negras são representadas na referida narrativa. Em sua ficção, a narradora traz à tona memórias de sua infância em Quibdó, capital do Chocó, região do Pacífico colombiano, recordando os relatos que sua babá Valentina contava sobre a resistência dos negros chocoanos em diferentes momentos da história do país. Consideramos que a relevância do referido conto está no fato de que estes acontecimentos são narrados do ponto de vista de uma mulher negra, dando voz a um grupo que foi historicamente silenciado. Acreditamos que esta ficção contribui para a desconstrução de estereótipos sobre os afrodescendentes chocoanos fomentados na sociedade colombiana. Inicialmente, refletimos sobre a literatura produzida por mulheres negras na América Latina e sua representação nas obras literárias. A seguir, apresentamos a literatura afro-colombiana e expomos um panorama histórico do Chocó. Por fim, analisamos o conto “Valentina”, investigando a caracterização das personagens negras e a recriação de acontecimentos históricos presentes na narrativa. Entre os nossos referenciais teóricos encontram-se Adichie (2019), Bernd (2007), Esteves (2010) e Evaristo (2005), entre outros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5022
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5022/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 24 (2020): Escrevivências de mulheres negras em diáspora; 440-465
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174565055496192