Orgulho e preconceito: o feminismo doméstico no infantojuvenil “Os Fantasmas Da Meia-Noite”
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/406 |
Resumo: | Populares na literatura norte-americana desde o clássico “Little women”, os romances sentimentais adolescentes são destinados ao público jovem feminino e as suas presumidas expectativas. Similares aos seus congêneres adultos na estrutura narrativa e nos valores moralizantes, seu diferencial é retratar especificamente a saída da infância e o início da vida adulta feminina. De certa forma, podem ser considerados romances de formação. Entretanto, não integram o prestigioso Bildungsroman tradicional. E não apenas devido à qualidade literária, mas ao enredo melodramático que se limita à busca pelo primeiro amor e não permite o amadurecimento de suas protagonistas. Hostilizados pelos estudos feministas por inserir a jovem leitora em um padrão submisso de feminilidade, os romances sentimentais adolescentes contemporâneos raramente são analisados pela plausibilidade do universo feminino que retratam. Justamente o que este artigo se propõe ao analisar o infantojuvenil “Os fantasmas da meia-noite” e seu panorama sutil e verossímil das mulheres nos anos 1950. |
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Orgulho e preconceito: o feminismo doméstico no infantojuvenil “Os Fantasmas Da Meia-Noite”Literatura infantojuvenilromance sentimentalfeminismoautoria.Populares na literatura norte-americana desde o clássico “Little women”, os romances sentimentais adolescentes são destinados ao público jovem feminino e as suas presumidas expectativas. Similares aos seus congêneres adultos na estrutura narrativa e nos valores moralizantes, seu diferencial é retratar especificamente a saída da infância e o início da vida adulta feminina. De certa forma, podem ser considerados romances de formação. Entretanto, não integram o prestigioso Bildungsroman tradicional. E não apenas devido à qualidade literária, mas ao enredo melodramático que se limita à busca pelo primeiro amor e não permite o amadurecimento de suas protagonistas. Hostilizados pelos estudos feministas por inserir a jovem leitora em um padrão submisso de feminilidade, os romances sentimentais adolescentes contemporâneos raramente são analisados pela plausibilidade do universo feminino que retratam. Justamente o que este artigo se propõe ao analisar o infantojuvenil “Os fantasmas da meia-noite” e seu panorama sutil e verossímil das mulheres nos anos 1950. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/406REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 9 (2014): Estudos historiográficos em debate; 57 - 742179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/406/375Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHeyn, Sandra Regina Inverso Ramires2017-04-21T10:58:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/406Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2017-04-21T10:58:55REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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