Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benatti, Andre Rezende
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/349
Resumo: O presente artigo visa uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá. Aqui propomos que a análise de tal conto se foque na sociedade presente no texto, interna à obra, esta como meio de leitura comparada com a sociedade externa, do mundo social, a realidade hispano-americana. Também abordaremos aspectos da modernidade presente no texto, como tal modernidade foi internalizada pela literatura, pois, assim como afirma Tadie (1992), o fator social existe anteriormente à obra de arte literária, e como qualquer ser humano, o homem (escritor) está condicionado a ela, e por tal reflete-a, transforma-a e isso é literatura, assim como na Poetica, de Aristóteles, uma “imitação” da realidade, mas conforme nos mostra Forster, esta imitação nunca pode ser confundida com cópia, pois ela sempre trará algo a mais, o oculto sempre é mostrado, mesmo que nas entrelinhas. Portanto, pretendemos exprimir uma leitura da modernidade e da sociedade, estas repletas por violências, abusos e desrespeitos, pobrezas, mazelas que compõem o fator social hispano-americano do século XX. Para tal análise nos valeremos principalmente dos conceitos de Antonio Candido, Ronaldo Lima Lins entre outros.
id UEMS-2_89369df7b5664bcc1a689848f7056706
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina PláLiterautra hispano-americanasociedademodernidadeviolênciaO presente artigo visa uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá. Aqui propomos que a análise de tal conto se foque na sociedade presente no texto, interna à obra, esta como meio de leitura comparada com a sociedade externa, do mundo social, a realidade hispano-americana. Também abordaremos aspectos da modernidade presente no texto, como tal modernidade foi internalizada pela literatura, pois, assim como afirma Tadie (1992), o fator social existe anteriormente à obra de arte literária, e como qualquer ser humano, o homem (escritor) está condicionado a ela, e por tal reflete-a, transforma-a e isso é literatura, assim como na Poetica, de Aristóteles, uma “imitação” da realidade, mas conforme nos mostra Forster, esta imitação nunca pode ser confundida com cópia, pois ela sempre trará algo a mais, o oculto sempre é mostrado, mesmo que nas entrelinhas. Portanto, pretendemos exprimir uma leitura da modernidade e da sociedade, estas repletas por violências, abusos e desrespeitos, pobrezas, mazelas que compõem o fator social hispano-americano do século XX. Para tal análise nos valeremos principalmente dos conceitos de Antonio Candido, Ronaldo Lima Lins entre outros.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/349REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 4 (2012); 84 - 942179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/349/319Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenatti, Andre Rezende2017-04-05T12:43:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2017-04-05T12:43:45REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá
title Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá
spellingShingle Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá
Benatti, Andre Rezende
Literautra hispano-americana
sociedade
modernidade
violência
title_short Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá
title_full Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá
title_fullStr Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá
title_full_unstemmed Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá
title_sort Quando o externo se torna interno, uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá
author Benatti, Andre Rezende
author_facet Benatti, Andre Rezende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benatti, Andre Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Literautra hispano-americana
sociedade
modernidade
violência
topic Literautra hispano-americana
sociedade
modernidade
violência
description O presente artigo visa uma leitura do conto Sisé, de Josefina Plá. Aqui propomos que a análise de tal conto se foque na sociedade presente no texto, interna à obra, esta como meio de leitura comparada com a sociedade externa, do mundo social, a realidade hispano-americana. Também abordaremos aspectos da modernidade presente no texto, como tal modernidade foi internalizada pela literatura, pois, assim como afirma Tadie (1992), o fator social existe anteriormente à obra de arte literária, e como qualquer ser humano, o homem (escritor) está condicionado a ela, e por tal reflete-a, transforma-a e isso é literatura, assim como na Poetica, de Aristóteles, uma “imitação” da realidade, mas conforme nos mostra Forster, esta imitação nunca pode ser confundida com cópia, pois ela sempre trará algo a mais, o oculto sempre é mostrado, mesmo que nas entrelinhas. Portanto, pretendemos exprimir uma leitura da modernidade e da sociedade, estas repletas por violências, abusos e desrespeitos, pobrezas, mazelas que compõem o fator social hispano-americano do século XX. Para tal análise nos valeremos principalmente dos conceitos de Antonio Candido, Ronaldo Lima Lins entre outros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/349
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/349/319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 4 (2012); 84 - 94
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174562934226944