Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Junior, Geovane Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3706
Resumo: Propomos analisar os retratos [Bildnis] do escritor Stefan Zweig no média-metragem Zweig: a morte em cena (1995) e no longa-metragem Lost Zweig: os últimos dias de Stefan Zweig no Brasil (2003), do premiado cineasta e escritor brasileiro Sylvio Back. As duas obras são enquadradas em gêneros diferentes, a saber: o documental e o ficcional. Por outro lado, acreditamos que a escrita de Stefan Zweig e os textos fílmicos de Sylvio Back constituem-se como um palimpsesto no qual as fronteiras entre os gêneros se complexificam. Nesse sentido, esclarecemos que nosso intento maior, aqui, é tecer aproximações e fricções entre esses dois retratos escritos/mostrados em gramáticas diferentes, todavia, respeitando as especificidades de cada linguagem, com efeito, obviamente, não é nosso objetivo dissertar sobre esses gêneros a partir de uma perspectiva hierárquica ou de fidelidade. Nessa esteira, na primeira seção deste artigo trabalhamos os conceitos de limite [begrenzen] e fronteira [Grenze] com a finalidade de apresentarmos ao leitor algumas de nossas premissas básicas ao construirmos essa análise iminentemente dialógica. Na segunda parte nos debruçamos sobre a intertextualidade no contexto deste estudo e também elucidamos os pretextos da escolha do conceito de retrato para nos referirmos as representações construídas. No terceiro e último tópico exploramos algumas especificidades do gênero documentário e ficcional e tecemos a apreciação dos retratos com o intuito de analisar como esses domínios narrativos se entrelaçam e se desenlaçam nesse processo de construção imagética do personagem Stefan Zweig.
id UEMS-2_8f7dcc0218f62507704890e9d9a5d9aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3706
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan ZweigDocumentárioFicçãoStefan ZweigSylvio Back.Propomos analisar os retratos [Bildnis] do escritor Stefan Zweig no média-metragem Zweig: a morte em cena (1995) e no longa-metragem Lost Zweig: os últimos dias de Stefan Zweig no Brasil (2003), do premiado cineasta e escritor brasileiro Sylvio Back. As duas obras são enquadradas em gêneros diferentes, a saber: o documental e o ficcional. Por outro lado, acreditamos que a escrita de Stefan Zweig e os textos fílmicos de Sylvio Back constituem-se como um palimpsesto no qual as fronteiras entre os gêneros se complexificam. Nesse sentido, esclarecemos que nosso intento maior, aqui, é tecer aproximações e fricções entre esses dois retratos escritos/mostrados em gramáticas diferentes, todavia, respeitando as especificidades de cada linguagem, com efeito, obviamente, não é nosso objetivo dissertar sobre esses gêneros a partir de uma perspectiva hierárquica ou de fidelidade. Nessa esteira, na primeira seção deste artigo trabalhamos os conceitos de limite [begrenzen] e fronteira [Grenze] com a finalidade de apresentarmos ao leitor algumas de nossas premissas básicas ao construirmos essa análise iminentemente dialógica. Na segunda parte nos debruçamos sobre a intertextualidade no contexto deste estudo e também elucidamos os pretextos da escolha do conceito de retrato para nos referirmos as representações construídas. No terceiro e último tópico exploramos algumas especificidades do gênero documentário e ficcional e tecemos a apreciação dos retratos com o intuito de analisar como esses domínios narrativos se entrelaçam e se desenlaçam nesse processo de construção imagética do personagem Stefan Zweig.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3706REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 22/1 (2019): A Literatura e as Outras Artes no Contemporâneo; 197-2192179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3706/pdfCopyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo Junior, Geovane Souza2020-11-10T16:32:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3706Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:32:04REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig
title Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig
spellingShingle Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig
Melo Junior, Geovane Souza
Documentário
Ficção
Stefan Zweig
Sylvio Back.
title_short Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig
title_full Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig
title_fullStr Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig
title_full_unstemmed Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig
title_sort Intertextos: Sylvio Back entre os retratos de Stefan Zweig
author Melo Junior, Geovane Souza
author_facet Melo Junior, Geovane Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Junior, Geovane Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário
Ficção
Stefan Zweig
Sylvio Back.
topic Documentário
Ficção
Stefan Zweig
Sylvio Back.
description Propomos analisar os retratos [Bildnis] do escritor Stefan Zweig no média-metragem Zweig: a morte em cena (1995) e no longa-metragem Lost Zweig: os últimos dias de Stefan Zweig no Brasil (2003), do premiado cineasta e escritor brasileiro Sylvio Back. As duas obras são enquadradas em gêneros diferentes, a saber: o documental e o ficcional. Por outro lado, acreditamos que a escrita de Stefan Zweig e os textos fílmicos de Sylvio Back constituem-se como um palimpsesto no qual as fronteiras entre os gêneros se complexificam. Nesse sentido, esclarecemos que nosso intento maior, aqui, é tecer aproximações e fricções entre esses dois retratos escritos/mostrados em gramáticas diferentes, todavia, respeitando as especificidades de cada linguagem, com efeito, obviamente, não é nosso objetivo dissertar sobre esses gêneros a partir de uma perspectiva hierárquica ou de fidelidade. Nessa esteira, na primeira seção deste artigo trabalhamos os conceitos de limite [begrenzen] e fronteira [Grenze] com a finalidade de apresentarmos ao leitor algumas de nossas premissas básicas ao construirmos essa análise iminentemente dialógica. Na segunda parte nos debruçamos sobre a intertextualidade no contexto deste estudo e também elucidamos os pretextos da escolha do conceito de retrato para nos referirmos as representações construídas. No terceiro e último tópico exploramos algumas especificidades do gênero documentário e ficcional e tecemos a apreciação dos retratos com o intuito de analisar como esses domínios narrativos se entrelaçam e se desenlaçam nesse processo de construção imagética do personagem Stefan Zweig.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3706
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3706/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 22/1 (2019): A Literatura e as Outras Artes no Contemporâneo; 197-219
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564652843008