O amor em retrospecto: duas mulheres de Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenes, Rafaela Godoi Bueno
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Simon, Luiz Carlos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/323
Resumo: Primeiro Pierina; Joana veio depois, por curiosidade. “‘Pierina existiu mesmo?’”, pergunta uma leitora; existiu, revela o eu através da crônica; de carne e osso, mas existe até hoje, eternizada, em vários livros de Rubem Braga. Há muito tempo, uma pergunta não saía da cabeça: Pierina persistiu? Ao tentar respondê-la, uma rival é encontrada: Joana. Mas quem é Joana? Qual a relevância dessas mulheres na intimidade do eu do cronista? É significativo salientar que o interesse por Pierina surgiu pela primeira vez em uma crônica de A traição das elegantes, de 1967, e teve confirmação com outras de O conde e o passarinho, de 1934. Este artigo pretende traçar uma linha do tempo que visa à análise da intimidade e se há gradações em relação aos sentimentos do eu com o passar dos anos. Para tanto, tivemos como base reflexões teóricas sobre a intimidade que incluem desde Habermas a Giddens. Há também algumas considerações sobre a crônica retiradas de um livro organizado por Beatriz Resende e ensaios de Davi Arrigucci Jr. que exploram não só o gênero em questão, mas, principalmente, Rubem Braga.
id UEMS-2_90bff9089e7c42b29e5f7c956f48478a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/323
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling O amor em retrospecto: duas mulheres de BragaRubem BragacrônicamulheresintimidadeGiddensPrimeiro Pierina; Joana veio depois, por curiosidade. “‘Pierina existiu mesmo?’”, pergunta uma leitora; existiu, revela o eu através da crônica; de carne e osso, mas existe até hoje, eternizada, em vários livros de Rubem Braga. Há muito tempo, uma pergunta não saía da cabeça: Pierina persistiu? Ao tentar respondê-la, uma rival é encontrada: Joana. Mas quem é Joana? Qual a relevância dessas mulheres na intimidade do eu do cronista? É significativo salientar que o interesse por Pierina surgiu pela primeira vez em uma crônica de A traição das elegantes, de 1967, e teve confirmação com outras de O conde e o passarinho, de 1934. Este artigo pretende traçar uma linha do tempo que visa à análise da intimidade e se há gradações em relação aos sentimentos do eu com o passar dos anos. Para tanto, tivemos como base reflexões teóricas sobre a intimidade que incluem desde Habermas a Giddens. Há também algumas considerações sobre a crônica retiradas de um livro organizado por Beatriz Resende e ensaios de Davi Arrigucci Jr. que exploram não só o gênero em questão, mas, principalmente, Rubem Braga.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2015-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/323REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 2 (2011); 145 - 1542179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/323/294Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGimenes, Rafaela Godoi BuenoSimon, Luiz Carlos Santos2017-04-04T16:32:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/323Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2017-04-04T16:32:38REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O amor em retrospecto: duas mulheres de Braga
title O amor em retrospecto: duas mulheres de Braga
spellingShingle O amor em retrospecto: duas mulheres de Braga
Gimenes, Rafaela Godoi Bueno
Rubem Braga
crônica
mulheres
intimidade
Giddens
title_short O amor em retrospecto: duas mulheres de Braga
title_full O amor em retrospecto: duas mulheres de Braga
title_fullStr O amor em retrospecto: duas mulheres de Braga
title_full_unstemmed O amor em retrospecto: duas mulheres de Braga
title_sort O amor em retrospecto: duas mulheres de Braga
author Gimenes, Rafaela Godoi Bueno
author_facet Gimenes, Rafaela Godoi Bueno
Simon, Luiz Carlos Santos
author_role author
author2 Simon, Luiz Carlos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenes, Rafaela Godoi Bueno
Simon, Luiz Carlos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Rubem Braga
crônica
mulheres
intimidade
Giddens
topic Rubem Braga
crônica
mulheres
intimidade
Giddens
description Primeiro Pierina; Joana veio depois, por curiosidade. “‘Pierina existiu mesmo?’”, pergunta uma leitora; existiu, revela o eu através da crônica; de carne e osso, mas existe até hoje, eternizada, em vários livros de Rubem Braga. Há muito tempo, uma pergunta não saía da cabeça: Pierina persistiu? Ao tentar respondê-la, uma rival é encontrada: Joana. Mas quem é Joana? Qual a relevância dessas mulheres na intimidade do eu do cronista? É significativo salientar que o interesse por Pierina surgiu pela primeira vez em uma crônica de A traição das elegantes, de 1967, e teve confirmação com outras de O conde e o passarinho, de 1934. Este artigo pretende traçar uma linha do tempo que visa à análise da intimidade e se há gradações em relação aos sentimentos do eu com o passar dos anos. Para tanto, tivemos como base reflexões teóricas sobre a intimidade que incluem desde Habermas a Giddens. Há também algumas considerações sobre a crônica retiradas de um livro organizado por Beatriz Resende e ensaios de Davi Arrigucci Jr. que exploram não só o gênero em questão, mas, principalmente, Rubem Braga.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/323
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/323/294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 2 (2011); 145 - 154
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174562901721088