O prazer de ensinar literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacon, Eliane Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/337
Resumo: O presente artigo apresenta posições sobre o ensino de literatura, enquanto manifestação da leitura e da proximidade entre o texto e o leitor. O ensino da literatura passa pelo compromisso de professores em seres divulgadores de obras por meio de leituras em sala de aula e da discussão de textos. Percebe-se que o ensino perdeu a função de formar leitor e construir formas da leitura. O texto também apresenta formas de trabalhar o texto literário e de divulgá-lo para que ensino de literatura deixe de ser um processo de memorização e se torna um espaço de discussão. Percebe-se que pelo artigo, que do ensino de literatura depende a manutenção do sistema literário, pois sem o público é impossível dizer que há a efetivação da literatura.
id UEMS-2_9eefa59e590947d152c3a50064dfb5c8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/337
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling O prazer de ensinar literaturadivulgaçãoleituraensinoliteraturaO presente artigo apresenta posições sobre o ensino de literatura, enquanto manifestação da leitura e da proximidade entre o texto e o leitor. O ensino da literatura passa pelo compromisso de professores em seres divulgadores de obras por meio de leituras em sala de aula e da discussão de textos. Percebe-se que o ensino perdeu a função de formar leitor e construir formas da leitura. O texto também apresenta formas de trabalhar o texto literário e de divulgá-lo para que ensino de literatura deixe de ser um processo de memorização e se torna um espaço de discussão. Percebe-se que pelo artigo, que do ensino de literatura depende a manutenção do sistema literário, pois sem o público é impossível dizer que há a efetivação da literatura.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/337REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 3 (2011): Literaturas em língua portuguesa; 100 - 1102179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/337/308Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGiacon, Eliane Maria de Oliveira2017-04-21T12:55:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/337Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2017-04-21T12:55:17REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O prazer de ensinar literatura
title O prazer de ensinar literatura
spellingShingle O prazer de ensinar literatura
Giacon, Eliane Maria de Oliveira
divulgação
leitura
ensino
literatura
title_short O prazer de ensinar literatura
title_full O prazer de ensinar literatura
title_fullStr O prazer de ensinar literatura
title_full_unstemmed O prazer de ensinar literatura
title_sort O prazer de ensinar literatura
author Giacon, Eliane Maria de Oliveira
author_facet Giacon, Eliane Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacon, Eliane Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv divulgação
leitura
ensino
literatura
topic divulgação
leitura
ensino
literatura
description O presente artigo apresenta posições sobre o ensino de literatura, enquanto manifestação da leitura e da proximidade entre o texto e o leitor. O ensino da literatura passa pelo compromisso de professores em seres divulgadores de obras por meio de leituras em sala de aula e da discussão de textos. Percebe-se que o ensino perdeu a função de formar leitor e construir formas da leitura. O texto também apresenta formas de trabalhar o texto literário e de divulgá-lo para que ensino de literatura deixe de ser um processo de memorização e se torna um espaço de discussão. Percebe-se que pelo artigo, que do ensino de literatura depende a manutenção do sistema literário, pois sem o público é impossível dizer que há a efetivação da literatura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/337
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/337/308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 3 (2011): Literaturas em língua portuguesa; 100 - 110
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174562919546880