As leituras da bibliotecária de Auschwitz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Adailton
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Márcio Araújo de, de Almeida, Núbia Régia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1972
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o modo como a personagem Dita Adlerova, protagonista do romance A Bibliotecária de Auschwitz, escrito por Antonio G. Iturbe, se apropriava de suas leituras literárias, usando seus conhecimentos de forma transcendente, trazendo à tona seus saberes internalizados, no intuito de ajudá-la a interpretar melhor seus sentimentos e a realidade vivenciada nos campos de concentração nazistas. Focaliza-se o modo como a personagem consegue mobilizar e articular esses conhecimentos para resolver os problemas que surgem incessantemente. Nesse sentido, cabe refletir sobre o ensino de literatura no século 21 e a importância da leitura literária para a formação do leitor crítico e reflexivo, em um ambiente onde os indivíduos têm em mãos vários recursos que propiciam entretenimento e prazer imediato. Parte-se do pressuposto de que o letramento literário seja uma ferramenta apropriada para formar um leitor capaz de produzir conhecimento e emoção com suas leituras, sem negar a possibilidade de seu uso instrumental, de forma espontânea e, muitas vezes, intencional.
id UEMS-2_b02e17dc88abd9d9b885a606d15261b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1972
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling As leituras da bibliotecária de AuschwitzLetramento literárioConhecimentoTranscendênciaEnsino de literaturaO objetivo deste artigo é discutir o modo como a personagem Dita Adlerova, protagonista do romance A Bibliotecária de Auschwitz, escrito por Antonio G. Iturbe, se apropriava de suas leituras literárias, usando seus conhecimentos de forma transcendente, trazendo à tona seus saberes internalizados, no intuito de ajudá-la a interpretar melhor seus sentimentos e a realidade vivenciada nos campos de concentração nazistas. Focaliza-se o modo como a personagem consegue mobilizar e articular esses conhecimentos para resolver os problemas que surgem incessantemente. Nesse sentido, cabe refletir sobre o ensino de literatura no século 21 e a importância da leitura literária para a formação do leitor crítico e reflexivo, em um ambiente onde os indivíduos têm em mãos vários recursos que propiciam entretenimento e prazer imediato. Parte-se do pressuposto de que o letramento literário seja uma ferramenta apropriada para formar um leitor capaz de produzir conhecimento e emoção com suas leituras, sem negar a possibilidade de seu uso instrumental, de forma espontânea e, muitas vezes, intencional.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1972REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 17 (2017): SUBJETIVIDADE, CORPORALIDADE E NECROPOLITICA NA ERA PÓS; 504 - 5272179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1972/pdfCopyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Antonio AdailtonMelo, Márcio Araújo dede Almeida, Núbia Régia2020-11-10T16:40:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1972Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:40:14REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv As leituras da bibliotecária de Auschwitz
title As leituras da bibliotecária de Auschwitz
spellingShingle As leituras da bibliotecária de Auschwitz
Silva, Antonio Adailton
Letramento literário
Conhecimento
Transcendência
Ensino de literatura
title_short As leituras da bibliotecária de Auschwitz
title_full As leituras da bibliotecária de Auschwitz
title_fullStr As leituras da bibliotecária de Auschwitz
title_full_unstemmed As leituras da bibliotecária de Auschwitz
title_sort As leituras da bibliotecária de Auschwitz
author Silva, Antonio Adailton
author_facet Silva, Antonio Adailton
Melo, Márcio Araújo de
de Almeida, Núbia Régia
author_role author
author2 Melo, Márcio Araújo de
de Almeida, Núbia Régia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Adailton
Melo, Márcio Araújo de
de Almeida, Núbia Régia
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Conhecimento
Transcendência
Ensino de literatura
topic Letramento literário
Conhecimento
Transcendência
Ensino de literatura
description O objetivo deste artigo é discutir o modo como a personagem Dita Adlerova, protagonista do romance A Bibliotecária de Auschwitz, escrito por Antonio G. Iturbe, se apropriava de suas leituras literárias, usando seus conhecimentos de forma transcendente, trazendo à tona seus saberes internalizados, no intuito de ajudá-la a interpretar melhor seus sentimentos e a realidade vivenciada nos campos de concentração nazistas. Focaliza-se o modo como a personagem consegue mobilizar e articular esses conhecimentos para resolver os problemas que surgem incessantemente. Nesse sentido, cabe refletir sobre o ensino de literatura no século 21 e a importância da leitura literária para a formação do leitor crítico e reflexivo, em um ambiente onde os indivíduos têm em mãos vários recursos que propiciam entretenimento e prazer imediato. Parte-se do pressuposto de que o letramento literário seja uma ferramenta apropriada para formar um leitor capaz de produzir conhecimento e emoção com suas leituras, sem negar a possibilidade de seu uso instrumental, de forma espontânea e, muitas vezes, intencional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1972
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1972/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 17 (2017): SUBJETIVIDADE, CORPORALIDADE E NECROPOLITICA NA ERA PÓS; 504 - 527
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174563766796288