Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gigante, Matteo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2829
Resumo: O artigo tenciona investigar uma possível relação entre dois romances, o brasileiro Capitães da Areia (1937) de Jorge Amado e o cabo-verdiano Marginais (2010) de Evel Rocha. Nos dois textos, provenientes de contextos lusófonos diferentes, relatam-se vidas de jovens socialmente marginalizados. O estudo propõe uma abordagem da relação entre diferentes gêneros, classes e identidades a partir destas narrativas. Um particular enfoque será dedicado às personagens masculinas e à presença de diferentes matizes identitários numa reconstrução de representações de gênero que problematizam e desafiam a norma hegemônica imposta pelo patriarcado.
id UEMS-2_b51eb5b4161cbb70044a599d40ee49b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2829
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).Literatura BrasileiraLiteraturas AfricanasLiteratura ComparadaEstudos de GêneroMasculinidades.O artigo tenciona investigar uma possível relação entre dois romances, o brasileiro Capitães da Areia (1937) de Jorge Amado e o cabo-verdiano Marginais (2010) de Evel Rocha. Nos dois textos, provenientes de contextos lusófonos diferentes, relatam-se vidas de jovens socialmente marginalizados. O estudo propõe uma abordagem da relação entre diferentes gêneros, classes e identidades a partir destas narrativas. Um particular enfoque será dedicado às personagens masculinas e à presença de diferentes matizes identitários numa reconstrução de representações de gênero que problematizam e desafiam a norma hegemônica imposta pelo patriarcado.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2018-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2829REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 19 (2018): REPRESENTAÇÕES DA MASCULINIDADE NAS LITERATURAS LUSÓFONAS; 342-3712179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2829/pdfCopyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGigante, Matteo2020-11-10T16:36:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2829Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:36:19REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).
title Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).
spellingShingle Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).
Gigante, Matteo
Literatura Brasileira
Literaturas Africanas
Literatura Comparada
Estudos de Gênero
Masculinidades.
title_short Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).
title_full Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).
title_fullStr Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).
title_full_unstemmed Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).
title_sort Um olhar comparativo entre duas margens do Atlântico: um estudo sobre as masculinidades em Capitães da Areia, de Jorge Amado (Brasil) e em Marginais, de Evel Rocha (Cabo Verde).
author Gigante, Matteo
author_facet Gigante, Matteo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gigante, Matteo
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Brasileira
Literaturas Africanas
Literatura Comparada
Estudos de Gênero
Masculinidades.
topic Literatura Brasileira
Literaturas Africanas
Literatura Comparada
Estudos de Gênero
Masculinidades.
description O artigo tenciona investigar uma possível relação entre dois romances, o brasileiro Capitães da Areia (1937) de Jorge Amado e o cabo-verdiano Marginais (2010) de Evel Rocha. Nos dois textos, provenientes de contextos lusófonos diferentes, relatam-se vidas de jovens socialmente marginalizados. O estudo propõe uma abordagem da relação entre diferentes gêneros, classes e identidades a partir destas narrativas. Um particular enfoque será dedicado às personagens masculinas e à presença de diferentes matizes identitários numa reconstrução de representações de gênero que problematizam e desafiam a norma hegemônica imposta pelo patriarcado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2829
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2829/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 19 (2018): REPRESENTAÇÕES DA MASCULINIDADE NAS LITERATURAS LUSÓFONAS; 342-371
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564230266880