Narrativas ordinárias: quadrinhos de horror e cinema marginal nos anos de chumbo
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4162 |
Resumo: | Este trabalho se propõe investigar aspectos de intermidialidade e de multimodalidade no filme de curta-metragem intitulado “O Acordo” (1968), escrito e dirigido por Ozualdo Candeias, e na história em quadrinhos intitulada “Noite Negra”, escrita por Rubens F. Lucchetti e ilustrada por Nico Rosso. Para tanto, serão focalizadas quer as relações entre essas duas obras narrativas, uma vez que ambas são transposições de uma história originalmente veiculada na TV (no programa “Além, muito além do além”), quer elementos intermidiáticos constitutivos de cada uma delas. Serão destacados os aspectos de experimentalismo estético e posicionamento político-social nas duas obras, analisando-as dentro de seu contexto de produção e recepção, que foi o período mais repressor da ditadura militar brasileira. O objetivo será demonstrar a sua relativa independência em relação à obra original que se perdeu, assim como a sua relevância histórico-cultural enquanto produções de oposição ao regime militar. |
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Narrativas ordinárias: quadrinhos de horror e cinema marginal nos anos de chumbointermidialidadecinema marginalquadrinhos de horrorditadura militarJosé Mojica MarinsEste trabalho se propõe investigar aspectos de intermidialidade e de multimodalidade no filme de curta-metragem intitulado “O Acordo” (1968), escrito e dirigido por Ozualdo Candeias, e na história em quadrinhos intitulada “Noite Negra”, escrita por Rubens F. Lucchetti e ilustrada por Nico Rosso. Para tanto, serão focalizadas quer as relações entre essas duas obras narrativas, uma vez que ambas são transposições de uma história originalmente veiculada na TV (no programa “Além, muito além do além”), quer elementos intermidiáticos constitutivos de cada uma delas. Serão destacados os aspectos de experimentalismo estético e posicionamento político-social nas duas obras, analisando-as dentro de seu contexto de produção e recepção, que foi o período mais repressor da ditadura militar brasileira. O objetivo será demonstrar a sua relativa independência em relação à obra original que se perdeu, assim como a sua relevância histórico-cultural enquanto produções de oposição ao regime militar.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4162REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 26 (2020): (INTER)TEXTUALIDADES E NARRATIVA; 412-4402179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4162/pdfCopyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André2020-12-14T22:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4162Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-12-14T22:16:33REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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