O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rahe, Juliana Ciambra
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Rosana Cristina Zanelatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/293
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o monstro que tomou corpo na personagem Dito Mariano como resultado do esmorecimento de sua identidade cultural, em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto. A finalidade é analisar o nascimento do monstro e a colaboração do duplo – que se manifesta fisicamente em Marianinho – no exorcismo do monstro, através da reinvenção de uma identidade cultural como o resultado da negociação com novas culturas, sem que com isso os vínculos com as próprias origens e tradições sejam afrouxados. Para tanto, além da análise do texto literário, utilizaram-se, como subsídio para a leitura realizada, textos teóricos que abordam a questão da monstruosidade, da duplicidade, assim como teorias a respeito da identidade e da tradução cultural. Observou-se que, na empresa de exorcizar o monstro, cabe ao duplo buscar o conhecimento do passado e resgatar a tradição, a fim de reinventar a identidade cultural, evitando, contudo, um fundamentalismo cultural exacerbado que busca a recuperação de uma identidade anterior pura. Tais observações demonstram a necessidade de reatualização do passado por meio da memória, que constitui uma maneira de tradução dialógica do passado, bem como a assimilação da modernidade mediada por processos de tradução.
id UEMS-2_f1e642ce32bb35e16999fc09effad07f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/293
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Coutomonstroidentidadetradição culturaMia CoutoEste trabalho tem como objetivo analisar o monstro que tomou corpo na personagem Dito Mariano como resultado do esmorecimento de sua identidade cultural, em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto. A finalidade é analisar o nascimento do monstro e a colaboração do duplo – que se manifesta fisicamente em Marianinho – no exorcismo do monstro, através da reinvenção de uma identidade cultural como o resultado da negociação com novas culturas, sem que com isso os vínculos com as próprias origens e tradições sejam afrouxados. Para tanto, além da análise do texto literário, utilizaram-se, como subsídio para a leitura realizada, textos teóricos que abordam a questão da monstruosidade, da duplicidade, assim como teorias a respeito da identidade e da tradução cultural. Observou-se que, na empresa de exorcizar o monstro, cabe ao duplo buscar o conhecimento do passado e resgatar a tradição, a fim de reinventar a identidade cultural, evitando, contudo, um fundamentalismo cultural exacerbado que busca a recuperação de uma identidade anterior pura. Tais observações demonstram a necessidade de reatualização do passado por meio da memória, que constitui uma maneira de tradução dialógica do passado, bem como a assimilação da modernidade mediada por processos de tradução.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2015-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/293REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 1 (2010); 44 - 522179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/293/265Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRahe, Juliana CiambraSantos, Rosana Cristina Zanelatto2017-04-04T15:39:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/293Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2017-04-04T15:39:49REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto
title O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto
spellingShingle O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto
Rahe, Juliana Ciambra
monstro
identidade
tradição cultura
Mia Couto
title_short O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto
title_full O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto
title_fullStr O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto
title_full_unstemmed O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto
title_sort O monstro e seu avesso em Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra, de Mia Couto
author Rahe, Juliana Ciambra
author_facet Rahe, Juliana Ciambra
Santos, Rosana Cristina Zanelatto
author_role author
author2 Santos, Rosana Cristina Zanelatto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rahe, Juliana Ciambra
Santos, Rosana Cristina Zanelatto
dc.subject.por.fl_str_mv monstro
identidade
tradição cultura
Mia Couto
topic monstro
identidade
tradição cultura
Mia Couto
description Este trabalho tem como objetivo analisar o monstro que tomou corpo na personagem Dito Mariano como resultado do esmorecimento de sua identidade cultural, em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto. A finalidade é analisar o nascimento do monstro e a colaboração do duplo – que se manifesta fisicamente em Marianinho – no exorcismo do monstro, através da reinvenção de uma identidade cultural como o resultado da negociação com novas culturas, sem que com isso os vínculos com as próprias origens e tradições sejam afrouxados. Para tanto, além da análise do texto literário, utilizaram-se, como subsídio para a leitura realizada, textos teóricos que abordam a questão da monstruosidade, da duplicidade, assim como teorias a respeito da identidade e da tradução cultural. Observou-se que, na empresa de exorcizar o monstro, cabe ao duplo buscar o conhecimento do passado e resgatar a tradição, a fim de reinventar a identidade cultural, evitando, contudo, um fundamentalismo cultural exacerbado que busca a recuperação de uma identidade anterior pura. Tais observações demonstram a necessidade de reatualização do passado por meio da memória, que constitui uma maneira de tradução dialógica do passado, bem como a assimilação da modernidade mediada por processos de tradução.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/293
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/293/265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 1 (2010); 44 - 52
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174562860826624