Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benatti, Andre Rezende
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/309
Resumo: O presente trabalho tem como intuito uma análise de alguns dos semblantes que envolvem a escrita feminina no conto “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá, poeta, dramaturga, critica de arte, ensaísta, pintora e jornalista paraguaia moderna, enfatizando as questões relativas ao corpo e as inquietudes femininas. A pesquisa foca-se na imagem da personagem Severina, que possui deficiência em sua perna e que por conta disso não pode exercer a função de “hija de Maria”, na igreja da pequena comunidade em que vive no interior do Paraguai, e de todo o universo obscuro que a envolve, tais como a não aceitação de seu próprio corpo, a ocultação de desejos e vontades, e a busca e desconstrução de seus sonhos. Nesse segmento, foram utilizadas teorias acerca da escrita feminina, ressaltando alguns aspectos como a presença do corpo no texto e a inquietude subjetiva dos desejos e anseios, a voz, o vulto feminino da personagem. O estudo ancora-se nas contribuições de Lucia Castelo Branco, Ruth Salviano Brandão e Cristina Piña. Assim, o trabalho pretende aclarar de forma expositiva o universo feminino dentro do conto de Josefina Plá, bem como ajudar na divulgação da escritora paraguaia, tão pouco conhecida no Brasil.
id UEMS-2_f4007af4028ee2b55cbc74d3df3ebb01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina PláFemininocorpoinquietudeO presente trabalho tem como intuito uma análise de alguns dos semblantes que envolvem a escrita feminina no conto “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá, poeta, dramaturga, critica de arte, ensaísta, pintora e jornalista paraguaia moderna, enfatizando as questões relativas ao corpo e as inquietudes femininas. A pesquisa foca-se na imagem da personagem Severina, que possui deficiência em sua perna e que por conta disso não pode exercer a função de “hija de Maria”, na igreja da pequena comunidade em que vive no interior do Paraguai, e de todo o universo obscuro que a envolve, tais como a não aceitação de seu próprio corpo, a ocultação de desejos e vontades, e a busca e desconstrução de seus sonhos. Nesse segmento, foram utilizadas teorias acerca da escrita feminina, ressaltando alguns aspectos como a presença do corpo no texto e a inquietude subjetiva dos desejos e anseios, a voz, o vulto feminino da personagem. O estudo ancora-se nas contribuições de Lucia Castelo Branco, Ruth Salviano Brandão e Cristina Piña. Assim, o trabalho pretende aclarar de forma expositiva o universo feminino dentro do conto de Josefina Plá, bem como ajudar na divulgação da escritora paraguaia, tão pouco conhecida no Brasil.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2015-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/309REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 2 (2011); 17 - 222179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/309/281Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenatti, Andre Rezende2017-04-04T16:08:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2017-04-04T16:08:32REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá
title Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá
spellingShingle Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá
Benatti, Andre Rezende
Feminino
corpo
inquietude
title_short Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá
title_full Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá
title_fullStr Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá
title_full_unstemmed Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá
title_sort Para além do gênero: a inquietude do corpo em “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá
author Benatti, Andre Rezende
author_facet Benatti, Andre Rezende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benatti, Andre Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Feminino
corpo
inquietude
topic Feminino
corpo
inquietude
description O presente trabalho tem como intuito uma análise de alguns dos semblantes que envolvem a escrita feminina no conto “La Pierna de Severina”, de Josefina Plá, poeta, dramaturga, critica de arte, ensaísta, pintora e jornalista paraguaia moderna, enfatizando as questões relativas ao corpo e as inquietudes femininas. A pesquisa foca-se na imagem da personagem Severina, que possui deficiência em sua perna e que por conta disso não pode exercer a função de “hija de Maria”, na igreja da pequena comunidade em que vive no interior do Paraguai, e de todo o universo obscuro que a envolve, tais como a não aceitação de seu próprio corpo, a ocultação de desejos e vontades, e a busca e desconstrução de seus sonhos. Nesse segmento, foram utilizadas teorias acerca da escrita feminina, ressaltando alguns aspectos como a presença do corpo no texto e a inquietude subjetiva dos desejos e anseios, a voz, o vulto feminino da personagem. O estudo ancora-se nas contribuições de Lucia Castelo Branco, Ruth Salviano Brandão e Cristina Piña. Assim, o trabalho pretende aclarar de forma expositiva o universo feminino dentro do conto de Josefina Plá, bem como ajudar na divulgação da escritora paraguaia, tão pouco conhecida no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/309
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/309/281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 2 (2011); 17 - 22
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174562883895296