O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo Quaresma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Roniê Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: do Nascimento, George Patrick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2812
Resumo: O presente trabalho discorre acerca da representação da identidade masculina do protagonista da obra Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, a qual ora se localiza em territorialidades arquetípicas, ora se mostra destoante perante as identificações predeterminadas para o contexto social em que se passa a história. Em nossa leitura crítica, valer-nos-emos do método comparatista para examinar algumas outras ocorrências de representação masculina em personagens que fazem parte da narrativa, a fim de exemplificar as possibilidades duais, condizentes e contrastantes que categorizam as subjetivações do sujeito masculino, a saber: uma identidade hegemônica e uma não hegemônica. Nesse sentido, explana-se sobre a temática genérica de masculinidade e sobre o sistema abstrato que produz e reproduz identidades e papéis sociais para homens e mulheres. Para tanto, utiliza-se dos pressupostos teóricos de pensadores como: Badinter (1993), Nolasco (2001), Oliveira (2004), Albuquerque Júnior (2013) e Deleuze e Guattari (2015), dentre outros escritores que sejam pertinentes para o referido estudo.
id UEMS-2_f68c5cc90253f5681b945a853b35f2ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2812
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo QuaresmaIdentidadeRepresentaçãoMasculinidadeTriste fim de Policarpo Quaresma.O presente trabalho discorre acerca da representação da identidade masculina do protagonista da obra Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, a qual ora se localiza em territorialidades arquetípicas, ora se mostra destoante perante as identificações predeterminadas para o contexto social em que se passa a história. Em nossa leitura crítica, valer-nos-emos do método comparatista para examinar algumas outras ocorrências de representação masculina em personagens que fazem parte da narrativa, a fim de exemplificar as possibilidades duais, condizentes e contrastantes que categorizam as subjetivações do sujeito masculino, a saber: uma identidade hegemônica e uma não hegemônica. Nesse sentido, explana-se sobre a temática genérica de masculinidade e sobre o sistema abstrato que produz e reproduz identidades e papéis sociais para homens e mulheres. Para tanto, utiliza-se dos pressupostos teóricos de pensadores como: Badinter (1993), Nolasco (2001), Oliveira (2004), Albuquerque Júnior (2013) e Deleuze e Guattari (2015), dentre outros escritores que sejam pertinentes para o referido estudo.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2018-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2812REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 19 (2018): REPRESENTAÇÕES DA MASCULINIDADE NAS LITERATURAS LUSÓFONAS; 60-872179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2812/pdfCopyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Roniê Rodriguesdo Nascimento, George Patrick2020-11-10T16:36:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2812Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:36:19REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo Quaresma
title O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo Quaresma
spellingShingle O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo Quaresma
da Silva, Roniê Rodrigues
Identidade
Representação
Masculinidade
Triste fim de Policarpo Quaresma.
title_short O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo Quaresma
title_full O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo Quaresma
title_fullStr O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo Quaresma
title_full_unstemmed O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo Quaresma
title_sort O (não) lugar do masculino em Triste fim de Policarpo Quaresma
author da Silva, Roniê Rodrigues
author_facet da Silva, Roniê Rodrigues
do Nascimento, George Patrick
author_role author
author2 do Nascimento, George Patrick
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Roniê Rodrigues
do Nascimento, George Patrick
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Representação
Masculinidade
Triste fim de Policarpo Quaresma.
topic Identidade
Representação
Masculinidade
Triste fim de Policarpo Quaresma.
description O presente trabalho discorre acerca da representação da identidade masculina do protagonista da obra Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, a qual ora se localiza em territorialidades arquetípicas, ora se mostra destoante perante as identificações predeterminadas para o contexto social em que se passa a história. Em nossa leitura crítica, valer-nos-emos do método comparatista para examinar algumas outras ocorrências de representação masculina em personagens que fazem parte da narrativa, a fim de exemplificar as possibilidades duais, condizentes e contrastantes que categorizam as subjetivações do sujeito masculino, a saber: uma identidade hegemônica e uma não hegemônica. Nesse sentido, explana-se sobre a temática genérica de masculinidade e sobre o sistema abstrato que produz e reproduz identidades e papéis sociais para homens e mulheres. Para tanto, utiliza-se dos pressupostos teóricos de pensadores como: Badinter (1993), Nolasco (2001), Oliveira (2004), Albuquerque Júnior (2013) e Deleuze e Guattari (2015), dentre outros escritores que sejam pertinentes para o referido estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2812
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2812/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 19 (2018): REPRESENTAÇÕES DA MASCULINIDADE NAS LITERATURAS LUSÓFONAS; 60-87
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564226072576