Da ilusão à agonia: as configurações da resistência em Triste Fim de Policarpo Quaresma.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34940 |
Resumo: | A obra literária de Afonso Henriques de Lima Barreto, inserida num período de transição ao qual a crítica e a historiografia literárias convencionaram chamar de Pré Modernismo, caracteriza-se pela insistência na abordagem de temáticas sociais e existenciais que parecem marcar, concomitantemente, tanto o cenário mais geral de uma fase da modernidade ocidental em processo de dessedimentação e pulverização quanto o âmbito das incertezas e inconstâncias das especificidades históricas e culturais do Brasil entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Se tal ocorre no conjunto da obra barretiana, segundo a depreensão mais ou menos consensual da crítica e da teoria literárias e do campo epistemológico a que se convencionou chamar de sociologia da literatura ou história literária, parece ser em Triste fim de Policarpo Quaresma que a representação do real consegue desfazer-se das limitações que uma atitude crítica mais veemente impõe à configuração da ficcionalidade literária, apesar de não se poder afirmar que a obra em questão não aponte para uma tradução mais ou menos evidente das impressões de um sujeito criador individual cujos posicionamentos caracterizam-se pela tricotomia desacordocombate-derrota no seio do jogo social intricado e complexo que configuram seu tempo e seu espaço culturais. Publicado em 1911 por meio de folhetim, o romance narra a etiologia, as repercussões e o despedaçamento dos projetos quixotescos e ufanistas do major Policarpo Quaresma, subsecretário do Arsenal de Guerra, o qual é caracterizado como um indivíduo pertencente a uma certa elite suburbana do Rio de Janeiro em fins do século XIX, dotado de um modo de viver quase matematicamente determinado e previsível, com costumes, hábitos e gestos austeros e insulares. Nosso trabalho pretende discutir os modos de configurações das ambivalências nas personagens e nos modos como se constituem suas resistências e desistências no que concerne à apreensão que efetuam sobre os mecanismos da moderna cidade republicanizada e do conjunto de seus fazeres sociais, pretendendo concluir, por paradoxal que possa parecer, que essas configurações das personagens permitem à enunciação narrativa tanto a efetivação da sátira e da ironia desferidas contra uma estrutura sociocultural e política excludente como a evocação à resistência e à insistência em projetos mais amplos de convivência humana. |
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Da ilusão à agonia: as configurações da resistência em Triste Fim de Policarpo Quaresma.From illusion to agony: the configurations of resistance in a Sad end by Policarpo Quaresma.História e LiteraturaLima BarretoRomance Brasileiro - Triste fim de Policarpo QuaresmaTriste Fim de Policarpo Quaresma - romanceRomance pré-modernistaNarrativa BarretianaAfonso Henriques de Lima BarretoHistory and LiteratureLima BarretoBrazilian Novel - Sad end of Policarpo QuaresmaSad End of Policarpo Quaresma - novelPre-modernist novelBarretiana NarrativeAfonso Henriques de Lima BarretoHistória.Literatura.A obra literária de Afonso Henriques de Lima Barreto, inserida num período de transição ao qual a crítica e a historiografia literárias convencionaram chamar de Pré Modernismo, caracteriza-se pela insistência na abordagem de temáticas sociais e existenciais que parecem marcar, concomitantemente, tanto o cenário mais geral de uma fase da modernidade ocidental em processo de dessedimentação e pulverização quanto o âmbito das incertezas e inconstâncias das especificidades históricas e culturais do Brasil entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Se tal ocorre no conjunto da obra barretiana, segundo a depreensão mais ou menos consensual da crítica e da teoria literárias e do campo epistemológico a que se convencionou chamar de sociologia da literatura ou história literária, parece ser em Triste fim de Policarpo Quaresma que a representação do real consegue desfazer-se das limitações que uma atitude crítica mais veemente impõe à configuração da ficcionalidade literária, apesar de não se poder afirmar que a obra em questão não aponte para uma tradução mais ou menos evidente das impressões de um sujeito criador individual cujos posicionamentos caracterizam-se pela tricotomia desacordocombate-derrota no seio do jogo social intricado e complexo que configuram seu tempo e seu espaço culturais. Publicado em 1911 por meio de folhetim, o romance narra a etiologia, as repercussões e o despedaçamento dos projetos quixotescos e ufanistas do major Policarpo Quaresma, subsecretário do Arsenal de Guerra, o qual é caracterizado como um indivíduo pertencente a uma certa elite suburbana do Rio de Janeiro em fins do século XIX, dotado de um modo de viver quase matematicamente determinado e previsível, com costumes, hábitos e gestos austeros e insulares. Nosso trabalho pretende discutir os modos de configurações das ambivalências nas personagens e nos modos como se constituem suas resistências e desistências no que concerne à apreensão que efetuam sobre os mecanismos da moderna cidade republicanizada e do conjunto de seus fazeres sociais, pretendendo concluir, por paradoxal que possa parecer, que essas configurações das personagens permitem à enunciação narrativa tanto a efetivação da sátira e da ironia desferidas contra uma estrutura sociocultural e política excludente como a evocação à resistência e à insistência em projetos mais amplos de convivência humana.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-06T18:33:40Z2024-03-062024-03-06T18:33:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34940ALMEIDA, Carlos Pereira. de. Da ilusão à agonia: as configurações da resistência em Triste Fim de Policarpo Quaresma. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34940porALMEIDA, Carlos Pereira de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-06T18:35:18Zoai:localhost:riufcg/34940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-06T18:35:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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