Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Izaildes Cândida Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bressanin, Joelma Aparecida, Soares, Neures de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista: Traços de Linguagem
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126
Resumo: Neste texto realizamos um estudo sobre o modo como está posto o ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio.  Traçamos um percurso de leitura e análise sobre o ensino de Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, iniciando pelo modo como esta língua foi institucionalizada no Brasil desde o contato dos portugueses com os povos indígenas até a criação de políticas públicas como é o caso da BNCC. Este trabalho ancora-se no campo disciplinar da História das Ideias Linguísticas articulado à Análise de Discurso de escola francesa.  As leituras levaram-nos a compreensão de que o ensino de língua é colocado de modo subsumindo no excesso de habilidades propostas para cada campo de atuação social da Base, além de demonstrar como as políticas linguísticas se consolidam enquanto condições materiais, regulando as instâncias de poder, bem como o modo de constituição dos sujeitos.
id UEMT-1_32a7e726f8f140e4d924f470d6bfd0dc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4126
network_acronym_str UEMT-1
network_name_str Revista: Traços de Linguagem
repository_id_str
spelling Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino MédioNeste texto realizamos um estudo sobre o modo como está posto o ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio.  Traçamos um percurso de leitura e análise sobre o ensino de Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, iniciando pelo modo como esta língua foi institucionalizada no Brasil desde o contato dos portugueses com os povos indígenas até a criação de políticas públicas como é o caso da BNCC. Este trabalho ancora-se no campo disciplinar da História das Ideias Linguísticas articulado à Análise de Discurso de escola francesa.  As leituras levaram-nos a compreensão de que o ensino de língua é colocado de modo subsumindo no excesso de habilidades propostas para cada campo de atuação social da Base, além de demonstrar como as políticas linguísticas se consolidam enquanto condições materiais, regulando as instâncias de poder, bem como o modo de constituição dos sujeitos.Universidade do Estado de Mato Grosso2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/412610.30681/2594.9063.2019v3n1id4126Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019)2594-9063reponame:Revista: Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126/3713Copyright (c) 2019 Izaildes Cândida Oliveira Guedes, Joelma Aparecida Bressanin, Neures de Paula Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Izaildes Cândida OliveiraBressanin, Joelma AparecidaSoares, Neures de Paula2023-06-25T01:05:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4126Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oai2594-90632594-9063opendoar:2023-06-25T01:05:48Revista: Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio
title Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio
spellingShingle Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio
Guedes, Izaildes Cândida Oliveira
title_short Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio
title_full Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio
title_fullStr Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio
title_sort Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio
author Guedes, Izaildes Cândida Oliveira
author_facet Guedes, Izaildes Cândida Oliveira
Bressanin, Joelma Aparecida
Soares, Neures de Paula
author_role author
author2 Bressanin, Joelma Aparecida
Soares, Neures de Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Izaildes Cândida Oliveira
Bressanin, Joelma Aparecida
Soares, Neures de Paula
description Neste texto realizamos um estudo sobre o modo como está posto o ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio.  Traçamos um percurso de leitura e análise sobre o ensino de Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, iniciando pelo modo como esta língua foi institucionalizada no Brasil desde o contato dos portugueses com os povos indígenas até a criação de políticas públicas como é o caso da BNCC. Este trabalho ancora-se no campo disciplinar da História das Ideias Linguísticas articulado à Análise de Discurso de escola francesa.  As leituras levaram-nos a compreensão de que o ensino de língua é colocado de modo subsumindo no excesso de habilidades propostas para cada campo de atuação social da Base, além de demonstrar como as políticas linguísticas se consolidam enquanto condições materiais, regulando as instâncias de poder, bem como o modo de constituição dos sujeitos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126
10.30681/2594.9063.2019v3n1id4126
url https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126
identifier_str_mv 10.30681/2594.9063.2019v3n1id4126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126/3713
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019)
2594-9063
reponame:Revista: Traços de Linguagem
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UEMT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UEMT
institution UEMT
reponame_str Revista: Traços de Linguagem
collection Revista: Traços de Linguagem
repository.name.fl_str_mv Revista: Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313159751106560