Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126 |
Resumo: | Neste texto realizamos um estudo sobre o modo como está posto o ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Traçamos um percurso de leitura e análise sobre o ensino de Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, iniciando pelo modo como esta língua foi institucionalizada no Brasil desde o contato dos portugueses com os povos indígenas até a criação de políticas públicas como é o caso da BNCC. Este trabalho ancora-se no campo disciplinar da História das Ideias Linguísticas articulado à Análise de Discurso de escola francesa. As leituras levaram-nos a compreensão de que o ensino de língua é colocado de modo subsumindo no excesso de habilidades propostas para cada campo de atuação social da Base, além de demonstrar como as políticas linguísticas se consolidam enquanto condições materiais, regulando as instâncias de poder, bem como o modo de constituição dos sujeitos. |
id |
UEMT-1_32a7e726f8f140e4d924f470d6bfd0dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4126 |
network_acronym_str |
UEMT-1 |
network_name_str |
Traços de Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino MédioNeste texto realizamos um estudo sobre o modo como está posto o ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Traçamos um percurso de leitura e análise sobre o ensino de Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, iniciando pelo modo como esta língua foi institucionalizada no Brasil desde o contato dos portugueses com os povos indígenas até a criação de políticas públicas como é o caso da BNCC. Este trabalho ancora-se no campo disciplinar da História das Ideias Linguísticas articulado à Análise de Discurso de escola francesa. As leituras levaram-nos a compreensão de que o ensino de língua é colocado de modo subsumindo no excesso de habilidades propostas para cada campo de atuação social da Base, além de demonstrar como as políticas linguísticas se consolidam enquanto condições materiais, regulando as instâncias de poder, bem como o modo de constituição dos sujeitos.Universidade do Estado de Mato Grosso2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126/3713Copyright (c) 2019 Izaildes Cândida Oliveira Guedes, Joelma Aparecida Bressanin, Neures de Paula Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Izaildes Cândida OliveiraBressanin, Joelma AparecidaSoares, Neures de Paula2023-06-25T01:05:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4126Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2023-06-25T01:05:48Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio |
title |
Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio |
spellingShingle |
Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio Guedes, Izaildes Cândida Oliveira |
title_short |
Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio |
title_full |
Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio |
title_fullStr |
Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio |
title_sort |
Os sentidos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC para o Ensino Médio |
author |
Guedes, Izaildes Cândida Oliveira |
author_facet |
Guedes, Izaildes Cândida Oliveira Bressanin, Joelma Aparecida Soares, Neures de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Bressanin, Joelma Aparecida Soares, Neures de Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Izaildes Cândida Oliveira Bressanin, Joelma Aparecida Soares, Neures de Paula |
description |
Neste texto realizamos um estudo sobre o modo como está posto o ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Traçamos um percurso de leitura e análise sobre o ensino de Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, iniciando pelo modo como esta língua foi institucionalizada no Brasil desde o contato dos portugueses com os povos indígenas até a criação de políticas públicas como é o caso da BNCC. Este trabalho ancora-se no campo disciplinar da História das Ideias Linguísticas articulado à Análise de Discurso de escola francesa. As leituras levaram-nos a compreensão de que o ensino de língua é colocado de modo subsumindo no excesso de habilidades propostas para cada campo de atuação social da Base, além de demonstrar como as políticas linguísticas se consolidam enquanto condições materiais, regulando as instâncias de poder, bem como o modo de constituição dos sujeitos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4126/3713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 3 n. 1 (2019) 2594-9063 reponame:Traços de Linguagem instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UEMT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UEMT |
institution |
UEMT |
reponame_str |
Traços de Linguagem |
collection |
Traços de Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.tracos@unemat.br |
_version_ |
1808848016240541696 |