Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227 |
Resumo: | O presente texto tem estreita relação com um projeto de pesquisa sob o título “(Multi) Letramentos e os Gêneros Textuais e ou Discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais”, envolvendo gêneros textuais do meio digital, o ensino de línguas e a presença da multimodalidade enquanto recursos disponíveis na cultural digital. O recorte que realizamos para esta escrita envolve um corpus de anúncios publicitários vinculadas em meio digital que além da presença da linguagem escrita apresenta múltiplas semioses exigindo um outro olhar para a leitura dos recursos linguísticos, contextuais, imagéticos e digitais. Assim, a finalidade deste artigo é compreender a importância da multimodalidade e seus significados construídos para o ensino da língua portuguesa. Sob o viés interacional da linguagem, os fundamentos para as análises do texto vinculou se em Koch (2001, 2005); Bértoli Braga (2007, 2013), Marcuschi (2010), Cavalcante (2005) e nas teorias dos na teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2006[1996]), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) entre outros. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo-interpretativista pois analisamos e interpretamos enunciados assim como analisamos a ligação do conteúdo e o verbo-visual dos enunciados em textos multimodais. |
id |
UEMT-1_79fb435eb3d09c1d3deae78188c7e811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11227 |
network_acronym_str |
UEMT-1 |
network_name_str |
Traços de Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti fieldMultimodalidade e os significados construídos: análise de anúncios publicitários do campo da hortifrutiEnsino de línguas e TecnologiasMultimodalidadeGêneros TextualAnúncio publicitárioO presente texto tem estreita relação com um projeto de pesquisa sob o título “(Multi) Letramentos e os Gêneros Textuais e ou Discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais”, envolvendo gêneros textuais do meio digital, o ensino de línguas e a presença da multimodalidade enquanto recursos disponíveis na cultural digital. O recorte que realizamos para esta escrita envolve um corpus de anúncios publicitários vinculadas em meio digital que além da presença da linguagem escrita apresenta múltiplas semioses exigindo um outro olhar para a leitura dos recursos linguísticos, contextuais, imagéticos e digitais. Assim, a finalidade deste artigo é compreender a importância da multimodalidade e seus significados construídos para o ensino da língua portuguesa. Sob o viés interacional da linguagem, os fundamentos para as análises do texto vinculou se em Koch (2001, 2005); Bértoli Braga (2007, 2013), Marcuschi (2010), Cavalcante (2005) e nas teorias dos na teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2006[1996]), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) entre outros. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo-interpretativista pois analisamos e interpretamos enunciados assim como analisamos a ligação do conteúdo e o verbo-visual dos enunciados em textos multimodais. Universidade do Estado de Mato Grosso2024-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 8 n. 1 (2024)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227/7969Copyright (c) 2023 Neide Araujo Castilho Teno, Elza Sabino da Silva Bueno, Éderson Luís da Silveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeno, Neide Araujo CastilhoBueno, Elza Sabino da SilvaSilveira, Éderson Luís da2024-05-31T13:26:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11227Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2024-05-31T13:26:01Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field Multimodalidade e os significados construídos: análise de anúncios publicitários do campo da hortifruti |
title |
Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field |
spellingShingle |
Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field Teno, Neide Araujo Castilho Ensino de línguas e Tecnologias Multimodalidade Gêneros Textual Anúncio publicitário |
title_short |
Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field |
title_full |
Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field |
title_fullStr |
Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field |
title_full_unstemmed |
Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field |
title_sort |
Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field |
author |
Teno, Neide Araujo Castilho |
author_facet |
Teno, Neide Araujo Castilho Bueno, Elza Sabino da Silva Silveira, Éderson Luís da |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Elza Sabino da Silva Silveira, Éderson Luís da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teno, Neide Araujo Castilho Bueno, Elza Sabino da Silva Silveira, Éderson Luís da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas e Tecnologias Multimodalidade Gêneros Textual Anúncio publicitário |
topic |
Ensino de línguas e Tecnologias Multimodalidade Gêneros Textual Anúncio publicitário |
description |
O presente texto tem estreita relação com um projeto de pesquisa sob o título “(Multi) Letramentos e os Gêneros Textuais e ou Discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais”, envolvendo gêneros textuais do meio digital, o ensino de línguas e a presença da multimodalidade enquanto recursos disponíveis na cultural digital. O recorte que realizamos para esta escrita envolve um corpus de anúncios publicitários vinculadas em meio digital que além da presença da linguagem escrita apresenta múltiplas semioses exigindo um outro olhar para a leitura dos recursos linguísticos, contextuais, imagéticos e digitais. Assim, a finalidade deste artigo é compreender a importância da multimodalidade e seus significados construídos para o ensino da língua portuguesa. Sob o viés interacional da linguagem, os fundamentos para as análises do texto vinculou se em Koch (2001, 2005); Bértoli Braga (2007, 2013), Marcuschi (2010), Cavalcante (2005) e nas teorias dos na teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2006[1996]), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) entre outros. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo-interpretativista pois analisamos e interpretamos enunciados assim como analisamos a ligação do conteúdo e o verbo-visual dos enunciados em textos multimodais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227/7969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Neide Araujo Castilho Teno, Elza Sabino da Silva Bueno, Éderson Luís da Silveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Neide Araujo Castilho Teno, Elza Sabino da Silva Bueno, Éderson Luís da Silveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 8 n. 1 (2024) 2594-9063 reponame:Traços de Linguagem instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UEMT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UEMT |
institution |
UEMT |
reponame_str |
Traços de Linguagem |
collection |
Traços de Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.tracos@unemat.br |
_version_ |
1808848016485908480 |