Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teno, Neide Araujo Castilho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bueno, Elza Sabino da Silva, Silveira, Éderson Luís da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista: Traços de Linguagem
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227
Resumo: O presente texto tem estreita relação com um projeto de pesquisa sob o título “(Multi) Letramentos e os Gêneros Textuais e ou Discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais”, envolvendo gêneros textuais do meio digital, o ensino de línguas e a presença da multimodalidade enquanto recursos disponíveis na cultural digital. O recorte que realizamos para esta escrita envolve um corpus de anúncios publicitários vinculadas em meio digital que além da presença da linguagem escrita apresenta múltiplas semioses exigindo um outro olhar para a leitura dos recursos linguísticos, contextuais, imagéticos e digitais. Assim, a finalidade deste artigo é compreender a importância da multimodalidade e seus significados construídos para o ensino da língua portuguesa. Sob o viés interacional da linguagem, os fundamentos para as análises do texto vinculou se em Koch (2001, 2005); Bértoli Braga (2007, 2013), Marcuschi (2010), Cavalcante (2005)  e nas teorias dos na teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2006[1996]), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) entre outros. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo-interpretativista  pois analisamos e interpretamos  enunciados  assim como analisamos a ligação do conteúdo e o verbo-visual dos enunciados em  textos multimodais. 
id UEMT-1_79fb435eb3d09c1d3deae78188c7e811
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11227
network_acronym_str UEMT-1
network_name_str Revista: Traços de Linguagem
repository_id_str
spelling Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti fieldMultimodalidade e os significados construídos: análise de anúncios publicitários do campo da hortifrutiEnsino de línguas e TecnologiasMultimodalidadeGêneros TextualAnúncio publicitárioO presente texto tem estreita relação com um projeto de pesquisa sob o título “(Multi) Letramentos e os Gêneros Textuais e ou Discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais”, envolvendo gêneros textuais do meio digital, o ensino de línguas e a presença da multimodalidade enquanto recursos disponíveis na cultural digital. O recorte que realizamos para esta escrita envolve um corpus de anúncios publicitários vinculadas em meio digital que além da presença da linguagem escrita apresenta múltiplas semioses exigindo um outro olhar para a leitura dos recursos linguísticos, contextuais, imagéticos e digitais. Assim, a finalidade deste artigo é compreender a importância da multimodalidade e seus significados construídos para o ensino da língua portuguesa. Sob o viés interacional da linguagem, os fundamentos para as análises do texto vinculou se em Koch (2001, 2005); Bértoli Braga (2007, 2013), Marcuschi (2010), Cavalcante (2005)  e nas teorias dos na teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2006[1996]), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) entre outros. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo-interpretativista  pois analisamos e interpretamos  enunciados  assim como analisamos a ligação do conteúdo e o verbo-visual dos enunciados em  textos multimodais. Universidade do Estado de Mato Grosso2023-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/1122710.30681/2594.9063.2022v6n1id11227Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 8 n. 1 (2024)2594-9063reponame:Revista: Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227/7969Copyright (c) 2023 Neide Araujo Castilho Teno, Elza Sabino da Silva Bueno, Éderson Luís da Silveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeno, Neide Araujo CastilhoBueno, Elza Sabino da SilvaSilveira, Éderson Luís da2024-03-08T15:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11227Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oai2594-90632594-9063opendoar:2024-03-08T15:19:37Revista: Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field
Multimodalidade e os significados construídos: análise de anúncios publicitários do campo da hortifruti
title Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field
spellingShingle Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field
Teno, Neide Araujo Castilho
Ensino de línguas e Tecnologias
Multimodalidade
Gêneros Textual
Anúncio publicitário
title_short Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field
title_full Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field
title_fullStr Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field
title_full_unstemmed Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field
title_sort Multimodality and the constructed meanings: analysis of advertisements in the hortifruti field
author Teno, Neide Araujo Castilho
author_facet Teno, Neide Araujo Castilho
Bueno, Elza Sabino da Silva
Silveira, Éderson Luís da
author_role author
author2 Bueno, Elza Sabino da Silva
Silveira, Éderson Luís da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teno, Neide Araujo Castilho
Bueno, Elza Sabino da Silva
Silveira, Éderson Luís da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas e Tecnologias
Multimodalidade
Gêneros Textual
Anúncio publicitário
topic Ensino de línguas e Tecnologias
Multimodalidade
Gêneros Textual
Anúncio publicitário
description O presente texto tem estreita relação com um projeto de pesquisa sob o título “(Multi) Letramentos e os Gêneros Textuais e ou Discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais”, envolvendo gêneros textuais do meio digital, o ensino de línguas e a presença da multimodalidade enquanto recursos disponíveis na cultural digital. O recorte que realizamos para esta escrita envolve um corpus de anúncios publicitários vinculadas em meio digital que além da presença da linguagem escrita apresenta múltiplas semioses exigindo um outro olhar para a leitura dos recursos linguísticos, contextuais, imagéticos e digitais. Assim, a finalidade deste artigo é compreender a importância da multimodalidade e seus significados construídos para o ensino da língua portuguesa. Sob o viés interacional da linguagem, os fundamentos para as análises do texto vinculou se em Koch (2001, 2005); Bértoli Braga (2007, 2013), Marcuschi (2010), Cavalcante (2005)  e nas teorias dos na teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2006[1996]), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) entre outros. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo-interpretativista  pois analisamos e interpretamos  enunciados  assim como analisamos a ligação do conteúdo e o verbo-visual dos enunciados em  textos multimodais. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227
10.30681/2594.9063.2022v6n1id11227
url https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227
identifier_str_mv 10.30681/2594.9063.2022v6n1id11227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11227/7969
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Neide Araujo Castilho Teno, Elza Sabino da Silva Bueno, Éderson Luís da Silveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Neide Araujo Castilho Teno, Elza Sabino da Silva Bueno, Éderson Luís da Silveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 8 n. 1 (2024)
2594-9063
reponame:Revista: Traços de Linguagem
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UEMT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UEMT
institution UEMT
reponame_str Revista: Traços de Linguagem
collection Revista: Traços de Linguagem
repository.name.fl_str_mv Revista: Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313160174731264