Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciene Helena da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51313
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a construção do referente “veículo” em anúncios publicitários, propondo uma interface entre Referenciação e Multimodalidade. Para isso, segue a abordagem sociocognitivo-discursiva de Referenciação (cf. CAVALCANTE, 2011, 2012, 2015; Koch, 2004, 2015) e utiliza, como fundamentação sobre a Multimodalidade, a Gramática do design visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006a, 2006b). Analisa, por meio da metafunção composicional, formada pelas subcategorias valor da informação, saliência e framing, a construção referencial em quatro anúncios publicitários de veículos. Diante das análises realizadas, conclui que as categorias saliência e framing ocorrem de forma complementar na construção do referente, tornando-se, de certo modo, redundantes, pois aquilo que é disposto na imagem como elemento desconectado e, portanto, funcionando de forma independente, coincide com aquilo que é evidenciado, posto em posição destacada, na maioria das vezes, centralizado na imagem. Especificamente, quanto ao gênero discursivo analisado, percebe-se que o referente “veículo” é o núcleo da informação visual, confirmado pelo efeito de apagamento sofrido pelos elementos ao fundo. Os resultados obtidos apontam que a composição visual mantém relação direta com a construção do referente.
id UFC-7_1a3ae82daa6a8dc65646833707223ea4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51313
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículosReferenciaçãoMultimodalidadeLinguística TextualAnúncio publicitárioO presente artigo tem como objetivo analisar a construção do referente “veículo” em anúncios publicitários, propondo uma interface entre Referenciação e Multimodalidade. Para isso, segue a abordagem sociocognitivo-discursiva de Referenciação (cf. CAVALCANTE, 2011, 2012, 2015; Koch, 2004, 2015) e utiliza, como fundamentação sobre a Multimodalidade, a Gramática do design visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006a, 2006b). Analisa, por meio da metafunção composicional, formada pelas subcategorias valor da informação, saliência e framing, a construção referencial em quatro anúncios publicitários de veículos. Diante das análises realizadas, conclui que as categorias saliência e framing ocorrem de forma complementar na construção do referente, tornando-se, de certo modo, redundantes, pois aquilo que é disposto na imagem como elemento desconectado e, portanto, funcionando de forma independente, coincide com aquilo que é evidenciado, posto em posição destacada, na maioria das vezes, centralizado na imagem. Especificamente, quanto ao gênero discursivo analisado, percebe-se que o referente “veículo” é o núcleo da informação visual, confirmado pelo efeito de apagamento sofrido pelos elementos ao fundo. Os resultados obtidos apontam que a composição visual mantém relação direta com a construção do referente.Signum: Estudos da Linguagem2020-04-16T11:03:44Z2020-04-16T11:03:44Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Luciene Helena da; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina (PR), v. 22, n. 1, p. 159-179, abr. 2019.2237-4876http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51313Silva, Luciene Helena daSousa, Maria Margarete Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:36:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51313Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:40.458755Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
title Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
spellingShingle Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
Silva, Luciene Helena da
Referenciação
Multimodalidade
Linguística Textual
Anúncio publicitário
title_short Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
title_full Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
title_fullStr Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
title_full_unstemmed Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
title_sort Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
author Silva, Luciene Helena da
author_facet Silva, Luciene Helena da
Sousa, Maria Margarete Fernandes de
author_role author
author2 Sousa, Maria Margarete Fernandes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciene Helena da
Sousa, Maria Margarete Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Referenciação
Multimodalidade
Linguística Textual
Anúncio publicitário
topic Referenciação
Multimodalidade
Linguística Textual
Anúncio publicitário
description O presente artigo tem como objetivo analisar a construção do referente “veículo” em anúncios publicitários, propondo uma interface entre Referenciação e Multimodalidade. Para isso, segue a abordagem sociocognitivo-discursiva de Referenciação (cf. CAVALCANTE, 2011, 2012, 2015; Koch, 2004, 2015) e utiliza, como fundamentação sobre a Multimodalidade, a Gramática do design visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006a, 2006b). Analisa, por meio da metafunção composicional, formada pelas subcategorias valor da informação, saliência e framing, a construção referencial em quatro anúncios publicitários de veículos. Diante das análises realizadas, conclui que as categorias saliência e framing ocorrem de forma complementar na construção do referente, tornando-se, de certo modo, redundantes, pois aquilo que é disposto na imagem como elemento desconectado e, portanto, funcionando de forma independente, coincide com aquilo que é evidenciado, posto em posição destacada, na maioria das vezes, centralizado na imagem. Especificamente, quanto ao gênero discursivo analisado, percebe-se que o referente “veículo” é o núcleo da informação visual, confirmado pelo efeito de apagamento sofrido pelos elementos ao fundo. Os resultados obtidos apontam que a composição visual mantém relação direta com a construção do referente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-16T11:03:44Z
2020-04-16T11:03:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luciene Helena da; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina (PR), v. 22, n. 1, p. 159-179, abr. 2019.
2237-4876
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51313
identifier_str_mv SILVA, Luciene Helena da; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina (PR), v. 22, n. 1, p. 159-179, abr. 2019.
2237-4876
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028721369546752