Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51313 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a construção do referente “veículo” em anúncios publicitários, propondo uma interface entre Referenciação e Multimodalidade. Para isso, segue a abordagem sociocognitivo-discursiva de Referenciação (cf. CAVALCANTE, 2011, 2012, 2015; Koch, 2004, 2015) e utiliza, como fundamentação sobre a Multimodalidade, a Gramática do design visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006a, 2006b). Analisa, por meio da metafunção composicional, formada pelas subcategorias valor da informação, saliência e framing, a construção referencial em quatro anúncios publicitários de veículos. Diante das análises realizadas, conclui que as categorias saliência e framing ocorrem de forma complementar na construção do referente, tornando-se, de certo modo, redundantes, pois aquilo que é disposto na imagem como elemento desconectado e, portanto, funcionando de forma independente, coincide com aquilo que é evidenciado, posto em posição destacada, na maioria das vezes, centralizado na imagem. Especificamente, quanto ao gênero discursivo analisado, percebe-se que o referente “veículo” é o núcleo da informação visual, confirmado pelo efeito de apagamento sofrido pelos elementos ao fundo. Os resultados obtidos apontam que a composição visual mantém relação direta com a construção do referente. |
id |
UFC-7_1a3ae82daa6a8dc65646833707223ea4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51313 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículosReferenciaçãoMultimodalidadeLinguística TextualAnúncio publicitárioO presente artigo tem como objetivo analisar a construção do referente “veículo” em anúncios publicitários, propondo uma interface entre Referenciação e Multimodalidade. Para isso, segue a abordagem sociocognitivo-discursiva de Referenciação (cf. CAVALCANTE, 2011, 2012, 2015; Koch, 2004, 2015) e utiliza, como fundamentação sobre a Multimodalidade, a Gramática do design visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006a, 2006b). Analisa, por meio da metafunção composicional, formada pelas subcategorias valor da informação, saliência e framing, a construção referencial em quatro anúncios publicitários de veículos. Diante das análises realizadas, conclui que as categorias saliência e framing ocorrem de forma complementar na construção do referente, tornando-se, de certo modo, redundantes, pois aquilo que é disposto na imagem como elemento desconectado e, portanto, funcionando de forma independente, coincide com aquilo que é evidenciado, posto em posição destacada, na maioria das vezes, centralizado na imagem. Especificamente, quanto ao gênero discursivo analisado, percebe-se que o referente “veículo” é o núcleo da informação visual, confirmado pelo efeito de apagamento sofrido pelos elementos ao fundo. Os resultados obtidos apontam que a composição visual mantém relação direta com a construção do referente.Signum: Estudos da Linguagem2020-04-16T11:03:44Z2020-04-16T11:03:44Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Luciene Helena da; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina (PR), v. 22, n. 1, p. 159-179, abr. 2019.2237-4876http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51313Silva, Luciene Helena daSousa, Maria Margarete Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:36:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51313Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:40.458755Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos |
title |
Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos |
spellingShingle |
Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos Silva, Luciene Helena da Referenciação Multimodalidade Linguística Textual Anúncio publicitário |
title_short |
Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos |
title_full |
Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos |
title_fullStr |
Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos |
title_full_unstemmed |
Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos |
title_sort |
Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos |
author |
Silva, Luciene Helena da |
author_facet |
Silva, Luciene Helena da Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciene Helena da Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Referenciação Multimodalidade Linguística Textual Anúncio publicitário |
topic |
Referenciação Multimodalidade Linguística Textual Anúncio publicitário |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a construção do referente “veículo” em anúncios publicitários, propondo uma interface entre Referenciação e Multimodalidade. Para isso, segue a abordagem sociocognitivo-discursiva de Referenciação (cf. CAVALCANTE, 2011, 2012, 2015; Koch, 2004, 2015) e utiliza, como fundamentação sobre a Multimodalidade, a Gramática do design visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006a, 2006b). Analisa, por meio da metafunção composicional, formada pelas subcategorias valor da informação, saliência e framing, a construção referencial em quatro anúncios publicitários de veículos. Diante das análises realizadas, conclui que as categorias saliência e framing ocorrem de forma complementar na construção do referente, tornando-se, de certo modo, redundantes, pois aquilo que é disposto na imagem como elemento desconectado e, portanto, funcionando de forma independente, coincide com aquilo que é evidenciado, posto em posição destacada, na maioria das vezes, centralizado na imagem. Especificamente, quanto ao gênero discursivo analisado, percebe-se que o referente “veículo” é o núcleo da informação visual, confirmado pelo efeito de apagamento sofrido pelos elementos ao fundo. Os resultados obtidos apontam que a composição visual mantém relação direta com a construção do referente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-16T11:03:44Z 2020-04-16T11:03:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Luciene Helena da; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina (PR), v. 22, n. 1, p. 159-179, abr. 2019. 2237-4876 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51313 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luciene Helena da; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. Referenciação e Multimodalidade: análise da construção do referente em anúncios publicitários de veículos. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina (PR), v. 22, n. 1, p. 159-179, abr. 2019. 2237-4876 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028721369546752 |