O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambam, Neuro José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Staffen, Márcio Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumenta (Online)
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/464
Resumo: Os influxos globalizatórios trazem consigo novos desafios que demandam a reformulação do sistema político-jurídico das comunidades globais. Neste contexto, a preocupação com o meio ambiente assume especial importância, adquirindo protagonismo nas pautas de acordos transnacionais. Assim, pensar em proteção do meio ambiente, a partir do paradigma do transnacionalismo, requer uma perspectiva que considere o bem comum, isto é, a compreensão de que o agir político deve ter como meta e condição de suas projeções voltadas para a convivência entre os povos. Diante deste contexto, o presente estudo tem por objetivo, a partir de uma perspectiva critico-reflexiva e inovadora, demonstrar como o papa Francisco propõe uma nova ordem mundial com a Encíclica Laudato Si. Nossa proposta parte da constatação de que o atual modelo de desenvolvimento, ancorado em uma matriz essencialmente econômica, está esgotado. Denuncia também os grandes obstáculos nas relações entre os países no plano político e, principalmente, jurídico, além do fracasso na administração global dos recursos naturais. A metáfora “casa comum” é o critério para avaliar a legitimidade dos acordos transnacionais, as causas da sua ineficácia e as condições para novas proposições.
id UENP-1_9e6c54a3d554c0eae547df3a0c2f3b2c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/464
network_acronym_str UENP-1
network_name_str Argumenta (Online)
repository_id_str
spelling O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBALCasa comumConsensoBem comum globalEncíclica Laudato SiOs influxos globalizatórios trazem consigo novos desafios que demandam a reformulação do sistema político-jurídico das comunidades globais. Neste contexto, a preocupação com o meio ambiente assume especial importância, adquirindo protagonismo nas pautas de acordos transnacionais. Assim, pensar em proteção do meio ambiente, a partir do paradigma do transnacionalismo, requer uma perspectiva que considere o bem comum, isto é, a compreensão de que o agir político deve ter como meta e condição de suas projeções voltadas para a convivência entre os povos. Diante deste contexto, o presente estudo tem por objetivo, a partir de uma perspectiva critico-reflexiva e inovadora, demonstrar como o papa Francisco propõe uma nova ordem mundial com a Encíclica Laudato Si. Nossa proposta parte da constatação de que o atual modelo de desenvolvimento, ancorado em uma matriz essencialmente econômica, está esgotado. Denuncia também os grandes obstáculos nas relações entre os países no plano político e, principalmente, jurídico, além do fracasso na administração global dos recursos naturais. A metáfora “casa comum” é o critério para avaliar a legitimidade dos acordos transnacionais, as causas da sua ineficácia e as condições para novas proposições.Universidade Estadual do Norte do Paraná2017-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/46410.35356/argumenta.v0i25.776Argumenta Journal Law; n. 25 (2016): Argumenta Journal Law 25; 16-362317-38821676-280010.35356/argumenta.v0i25reponame:Argumenta (Online)instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/464/pdfCopyright (c) 2017 Revista Argumenta Journal Lawinfo:eu-repo/semantics/openAccessZambam, Neuro JoséStaffen, Márcio Ricardo2022-08-16T12:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/464Revistahttp://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/indexPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/oai||mestrado.ccsa@uenp.edu.br2317-38821676-2800opendoar:2022-08-16T12:52:05Argumenta (Online) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBAL
title O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBAL
spellingShingle O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBAL
Zambam, Neuro José
Casa comum
Consenso
Bem comum global
Encíclica Laudato Si
title_short O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBAL
title_full O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBAL
title_fullStr O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBAL
title_full_unstemmed O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBAL
title_sort O CUIDADO DA “CASA COMUM” E AS DEMANDAS DA JUSTIÇA GLOBAL
author Zambam, Neuro José
author_facet Zambam, Neuro José
Staffen, Márcio Ricardo
author_role author
author2 Staffen, Márcio Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambam, Neuro José
Staffen, Márcio Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Casa comum
Consenso
Bem comum global
Encíclica Laudato Si
topic Casa comum
Consenso
Bem comum global
Encíclica Laudato Si
description Os influxos globalizatórios trazem consigo novos desafios que demandam a reformulação do sistema político-jurídico das comunidades globais. Neste contexto, a preocupação com o meio ambiente assume especial importância, adquirindo protagonismo nas pautas de acordos transnacionais. Assim, pensar em proteção do meio ambiente, a partir do paradigma do transnacionalismo, requer uma perspectiva que considere o bem comum, isto é, a compreensão de que o agir político deve ter como meta e condição de suas projeções voltadas para a convivência entre os povos. Diante deste contexto, o presente estudo tem por objetivo, a partir de uma perspectiva critico-reflexiva e inovadora, demonstrar como o papa Francisco propõe uma nova ordem mundial com a Encíclica Laudato Si. Nossa proposta parte da constatação de que o atual modelo de desenvolvimento, ancorado em uma matriz essencialmente econômica, está esgotado. Denuncia também os grandes obstáculos nas relações entre os países no plano político e, principalmente, jurídico, além do fracasso na administração global dos recursos naturais. A metáfora “casa comum” é o critério para avaliar a legitimidade dos acordos transnacionais, as causas da sua ineficácia e as condições para novas proposições.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/464
10.35356/argumenta.v0i25.776
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/464
identifier_str_mv 10.35356/argumenta.v0i25.776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/464/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Argumenta Journal Law
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Argumenta Journal Law
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Argumenta Journal Law; n. 25 (2016): Argumenta Journal Law 25; 16-36
2317-3882
1676-2800
10.35356/argumenta.v0i25
reponame:Argumenta (Online)
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Argumenta (Online)
collection Argumenta (Online)
repository.name.fl_str_mv Argumenta (Online) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||mestrado.ccsa@uenp.edu.br
_version_ 1799317443870457856