Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92 |
Resumo: | Este estudo objetiva apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero tiras em quadrinho no que se refere à análise de aspectos do estilo. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva da Linguística da Enunciação, adotando a concepção dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin. A leitura é concebida como um processo de trabalho de compreensão, de interpretação do texto, de produção de sentidos, em que, para isso, o leitor, por meio de sua finalidade de leitura, aciona seus conhecimentos de mundo, de autor, de linguagem (KOCH e ELIAS, 2006). Verificou-se ser o estudo do estilo fundamental para o ensino de leitura, uma vez que contribui para a interação entre autor, texto e leitor. Nesse processo, as tiras mostraram-se um gênero apto a ser lido nas aulas de Língua Portuguesa, por ter circulação social e solicitar dos leitores conhecimentos linguístico-discursivos para a construção dos sentidos. Desse modo, observou-se que a teoria bakhtiniana contribui para uma leitura mais efetiva, mais prazerosa dos textos que circulam em sala de aula. |
id |
UENP-2_043953072bf5712f11b7f4ec45ceda13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/92 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhosLeituraGênero discursivoEstiloTira em quadrinhosEste estudo objetiva apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero tiras em quadrinho no que se refere à análise de aspectos do estilo. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva da Linguística da Enunciação, adotando a concepção dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin. A leitura é concebida como um processo de trabalho de compreensão, de interpretação do texto, de produção de sentidos, em que, para isso, o leitor, por meio de sua finalidade de leitura, aciona seus conhecimentos de mundo, de autor, de linguagem (KOCH e ELIAS, 2006). Verificou-se ser o estudo do estilo fundamental para o ensino de leitura, uma vez que contribui para a interação entre autor, texto e leitor. Nesse processo, as tiras mostraram-se um gênero apto a ser lido nas aulas de Língua Portuguesa, por ter circulação social e solicitar dos leitores conhecimentos linguístico-discursivos para a construção dos sentidos. Desse modo, observou-se que a teoria bakhtiniana contribui para uma leitura mais efetiva, mais prazerosa dos textos que circulam em sala de aula.Claraboia2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92Claraboia; n. 6 (2016): linguística; 55-772357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92/pdfCopyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Juliane Ferreira2022-08-12T17:34:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/92Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:34:45Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos |
title |
Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos |
spellingShingle |
Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos Vieira, Juliane Ferreira Leitura Gênero discursivo Estilo Tira em quadrinhos |
title_short |
Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos |
title_full |
Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos |
title_fullStr |
Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos |
title_sort |
Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos |
author |
Vieira, Juliane Ferreira |
author_facet |
Vieira, Juliane Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Juliane Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Gênero discursivo Estilo Tira em quadrinhos |
topic |
Leitura Gênero discursivo Estilo Tira em quadrinhos |
description |
Este estudo objetiva apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero tiras em quadrinho no que se refere à análise de aspectos do estilo. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva da Linguística da Enunciação, adotando a concepção dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin. A leitura é concebida como um processo de trabalho de compreensão, de interpretação do texto, de produção de sentidos, em que, para isso, o leitor, por meio de sua finalidade de leitura, aciona seus conhecimentos de mundo, de autor, de linguagem (KOCH e ELIAS, 2006). Verificou-se ser o estudo do estilo fundamental para o ensino de leitura, uma vez que contribui para a interação entre autor, texto e leitor. Nesse processo, as tiras mostraram-se um gênero apto a ser lido nas aulas de Língua Portuguesa, por ter circulação social e solicitar dos leitores conhecimentos linguístico-discursivos para a construção dos sentidos. Desse modo, observou-se que a teoria bakhtiniana contribui para uma leitura mais efetiva, mais prazerosa dos textos que circulam em sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 6 (2016): linguística; 55-77 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317421957316608 |