Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Juliane Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92
Resumo: Este estudo objetiva apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero tiras em quadrinho no que se refere à análise de aspectos do estilo. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva da Linguística da Enunciação, adotando a concepção dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin. A leitura é concebida como um processo de trabalho de compreensão, de interpretação do texto, de produção de sentidos, em que, para isso, o leitor, por meio de sua finalidade de leitura, aciona seus conhecimentos de mundo, de autor, de linguagem (KOCH e ELIAS, 2006). Verificou-se ser o estudo do estilo fundamental para o ensino de leitura, uma vez que contribui para a interação entre autor, texto e leitor. Nesse processo, as tiras mostraram-se um gênero apto a ser lido nas aulas de Língua Portuguesa, por ter circulação social e solicitar dos leitores conhecimentos linguístico-discursivos para a construção dos sentidos. Desse modo, observou-se que a teoria bakhtiniana contribui para uma leitura mais efetiva, mais prazerosa dos textos que circulam em sala de aula.
id UENP-2_043953072bf5712f11b7f4ec45ceda13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/92
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhosLeituraGênero discursivoEstiloTira em quadrinhosEste estudo objetiva apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero tiras em quadrinho no que se refere à análise de aspectos do estilo. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva da Linguística da Enunciação, adotando a concepção dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin. A leitura é concebida como um processo de trabalho de compreensão, de interpretação do texto, de produção de sentidos, em que, para isso, o leitor, por meio de sua finalidade de leitura, aciona seus conhecimentos de mundo, de autor, de linguagem (KOCH e ELIAS, 2006). Verificou-se ser o estudo do estilo fundamental para o ensino de leitura, uma vez que contribui para a interação entre autor, texto e leitor. Nesse processo, as tiras mostraram-se um gênero apto a ser lido nas aulas de Língua Portuguesa, por ter circulação social e solicitar dos leitores conhecimentos linguístico-discursivos para a construção dos sentidos. Desse modo, observou-se que a teoria bakhtiniana contribui para uma leitura mais efetiva, mais prazerosa dos textos que circulam em sala de aula.Claraboia2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92Claraboia; n. 6 (2016): linguística; 55-772357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92/pdfCopyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Juliane Ferreira2022-08-12T17:34:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/92Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:34:45Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
title Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
spellingShingle Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
Vieira, Juliane Ferreira
Leitura
Gênero discursivo
Estilo
Tira em quadrinhos
title_short Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
title_full Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
title_fullStr Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
title_full_unstemmed Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
title_sort Ler por prazer na escola: contribuições da teoria bakhtiniana para o ensino de leitura do gênero tiras em quadrinhos
author Vieira, Juliane Ferreira
author_facet Vieira, Juliane Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Juliane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Gênero discursivo
Estilo
Tira em quadrinhos
topic Leitura
Gênero discursivo
Estilo
Tira em quadrinhos
description Este estudo objetiva apresentar uma proposta discursiva de leitura do gênero tiras em quadrinho no que se refere à análise de aspectos do estilo. Para tanto, fundamenta-se na perspectiva da Linguística da Enunciação, adotando a concepção dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin. A leitura é concebida como um processo de trabalho de compreensão, de interpretação do texto, de produção de sentidos, em que, para isso, o leitor, por meio de sua finalidade de leitura, aciona seus conhecimentos de mundo, de autor, de linguagem (KOCH e ELIAS, 2006). Verificou-se ser o estudo do estilo fundamental para o ensino de leitura, uma vez que contribui para a interação entre autor, texto e leitor. Nesse processo, as tiras mostraram-se um gênero apto a ser lido nas aulas de Língua Portuguesa, por ter circulação social e solicitar dos leitores conhecimentos linguístico-discursivos para a construção dos sentidos. Desse modo, observou-se que a teoria bakhtiniana contribui para uma leitura mais efetiva, mais prazerosa dos textos que circulam em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/92/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 6 (2016): linguística; 55-77
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421957316608