Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Flavia Gumieiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro, Polato, Adriana Delmira Mendes Polato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429
Resumo: Based on the sociological and dialogical conception of language, anchored on the assumptions of Bakhtin's Circle (BAKHTIN2003; VOLÓCHINOV, 2019), this paper's main objective is to understand how the axiological concepts of language – theextraverbal of the utterance, intonation, and value judgments – contribute to the production of meaning in the reading of amodulated utterance in the discursive genre comic strip, expanding the readers' socio-ideological awareness. For this purpose,a comic strip and proposals for reading activities in a Portuguese language textbook intended for Youth and Adult Education(Educação de Jovens e Adultos or EJA) are taken as corpus. The paper seeks to demonstrate how axiologies are brought toproblematization in the classroom and how they expand upon the textbook proposals. For this, the understanding of the liveand valued discourse in the classroom is put in focus through the inseparable approach of the extralinguistic andlinguistic/semiotic dimensions of the utterance.
id UFCG-2_6fde71d68432ca95b1a5b367f5294351
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/429
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhosDialogismoAxiologiasLeituraTira em QuadrinhosDialogismAxiologiesReadingComic StripsBased on the sociological and dialogical conception of language, anchored on the assumptions of Bakhtin's Circle (BAKHTIN2003; VOLÓCHINOV, 2019), this paper's main objective is to understand how the axiological concepts of language – theextraverbal of the utterance, intonation, and value judgments – contribute to the production of meaning in the reading of amodulated utterance in the discursive genre comic strip, expanding the readers' socio-ideological awareness. For this purpose,a comic strip and proposals for reading activities in a Portuguese language textbook intended for Youth and Adult Education(Educação de Jovens e Adultos or EJA) are taken as corpus. The paper seeks to demonstrate how axiologies are brought toproblematization in the classroom and how they expand upon the textbook proposals. For this, the understanding of the liveand valued discourse in the classroom is put in focus through the inseparable approach of the extralinguistic andlinguistic/semiotic dimensions of the utterance.Com base na concepção sociológica e dialógica de linguagem, ancorada nos pressupostos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN 2003; VOLÓCHINOV, 2019), este artigo tem por objetivo principal compreender como os conceitos axiológicos de linguagem – o extraverbal da enunciação, a entonação e os juízos de valor – contribuem para a produção de sentidos na leitura de um enunciado modulado no gênero discursivo tira em quadrinhos, a expandir a consciência socioideológica dos leitores. Para tanto, toma-se como corpus uma tira em quadrinhos e propostas de atividades de leitura presentes em um livro didático de Língua Portuguesa destinado à Educação de Jovens e Adultos - EJA. O trabalho procura demonstrar como as axiologias são trazidas à problematização em sala de aula, ao passo que subsidiam perspectivas expansivas à proposta concretizada no livro didático. Para isso, a compreensão do discurso vivo e valorado em sala de aula é colocado em foco através da abordagem indissociável das dimensões extralinguísticas e linguísticas/semióticas do enunciado.Editora Universitaria da UFCG2023-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/42910.5281/zenodo.7869564Revista Letras Raras; Vol. 12 No. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157Revista Letras Raras; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157Revista Letras Raras; Vol. 12 No 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157Revista Letras Raras; v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-1572317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429/334© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Flavia GumieiroAngelo, Cristiane Malinoski PianaroPolato, Adriana Delmira Mendes Polato2023-09-21T16:29:52Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/429Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-09-21T16:29:52Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
title Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
spellingShingle Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
Vieira, Flavia Gumieiro
Dialogismo
Axiologias
Leitura
Tira em Quadrinhos
Dialogism
Axiologies
Reading
Comic Strips
title_short Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
title_full Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
title_fullStr Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
title_full_unstemmed Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
title_sort Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
author Vieira, Flavia Gumieiro
author_facet Vieira, Flavia Gumieiro
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Polato, Adriana Delmira Mendes Polato
author_role author
author2 Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Polato, Adriana Delmira Mendes Polato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Flavia Gumieiro
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Polato, Adriana Delmira Mendes Polato
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogismo
Axiologias
Leitura
Tira em Quadrinhos
Dialogism
Axiologies
Reading
Comic Strips
topic Dialogismo
Axiologias
Leitura
Tira em Quadrinhos
Dialogism
Axiologies
Reading
Comic Strips
description Based on the sociological and dialogical conception of language, anchored on the assumptions of Bakhtin's Circle (BAKHTIN2003; VOLÓCHINOV, 2019), this paper's main objective is to understand how the axiological concepts of language – theextraverbal of the utterance, intonation, and value judgments – contribute to the production of meaning in the reading of amodulated utterance in the discursive genre comic strip, expanding the readers' socio-ideological awareness. For this purpose,a comic strip and proposals for reading activities in a Portuguese language textbook intended for Youth and Adult Education(Educação de Jovens e Adultos or EJA) are taken as corpus. The paper seeks to demonstrate how axiologies are brought toproblematization in the classroom and how they expand upon the textbook proposals. For this, the understanding of the liveand valued discourse in the classroom is put in focus through the inseparable approach of the extralinguistic andlinguistic/semiotic dimensions of the utterance.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429
10.5281/zenodo.7869564
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.7869564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429/334
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 12 No. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157
Revista Letras Raras; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157
Revista Letras Raras; Vol. 12 No 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157
Revista Letras Raras; v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319781070864384