Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429 |
Resumo: | Based on the sociological and dialogical conception of language, anchored on the assumptions of Bakhtin's Circle (BAKHTIN2003; VOLÓCHINOV, 2019), this paper's main objective is to understand how the axiological concepts of language – theextraverbal of the utterance, intonation, and value judgments – contribute to the production of meaning in the reading of amodulated utterance in the discursive genre comic strip, expanding the readers' socio-ideological awareness. For this purpose,a comic strip and proposals for reading activities in a Portuguese language textbook intended for Youth and Adult Education(Educação de Jovens e Adultos or EJA) are taken as corpus. The paper seeks to demonstrate how axiologies are brought toproblematization in the classroom and how they expand upon the textbook proposals. For this, the understanding of the liveand valued discourse in the classroom is put in focus through the inseparable approach of the extralinguistic andlinguistic/semiotic dimensions of the utterance. |
id |
UFCG-2_6fde71d68432ca95b1a5b367f5294351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/429 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhosDialogismoAxiologiasLeituraTira em QuadrinhosDialogismAxiologiesReadingComic StripsBased on the sociological and dialogical conception of language, anchored on the assumptions of Bakhtin's Circle (BAKHTIN2003; VOLÓCHINOV, 2019), this paper's main objective is to understand how the axiological concepts of language – theextraverbal of the utterance, intonation, and value judgments – contribute to the production of meaning in the reading of amodulated utterance in the discursive genre comic strip, expanding the readers' socio-ideological awareness. For this purpose,a comic strip and proposals for reading activities in a Portuguese language textbook intended for Youth and Adult Education(Educação de Jovens e Adultos or EJA) are taken as corpus. The paper seeks to demonstrate how axiologies are brought toproblematization in the classroom and how they expand upon the textbook proposals. For this, the understanding of the liveand valued discourse in the classroom is put in focus through the inseparable approach of the extralinguistic andlinguistic/semiotic dimensions of the utterance.Com base na concepção sociológica e dialógica de linguagem, ancorada nos pressupostos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN 2003; VOLÓCHINOV, 2019), este artigo tem por objetivo principal compreender como os conceitos axiológicos de linguagem – o extraverbal da enunciação, a entonação e os juízos de valor – contribuem para a produção de sentidos na leitura de um enunciado modulado no gênero discursivo tira em quadrinhos, a expandir a consciência socioideológica dos leitores. Para tanto, toma-se como corpus uma tira em quadrinhos e propostas de atividades de leitura presentes em um livro didático de Língua Portuguesa destinado à Educação de Jovens e Adultos - EJA. O trabalho procura demonstrar como as axiologias são trazidas à problematização em sala de aula, ao passo que subsidiam perspectivas expansivas à proposta concretizada no livro didático. Para isso, a compreensão do discurso vivo e valorado em sala de aula é colocado em foco através da abordagem indissociável das dimensões extralinguísticas e linguísticas/semióticas do enunciado.Editora Universitaria da UFCG2023-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/42910.5281/zenodo.7869564Revista Letras Raras; Vol. 12 No. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157Revista Letras Raras; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157Revista Letras Raras; Vol. 12 No 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157Revista Letras Raras; v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-1572317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429/334© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Flavia GumieiroAngelo, Cristiane Malinoski PianaroPolato, Adriana Delmira Mendes Polato2023-09-21T16:29:52Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/429Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-09-21T16:29:52Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos |
title |
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos |
spellingShingle |
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos Vieira, Flavia Gumieiro Dialogismo Axiologias Leitura Tira em Quadrinhos Dialogism Axiologies Reading Comic Strips |
title_short |
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos |
title_full |
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos |
title_fullStr |
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos |
title_sort |
Axiologias em atividades de leitura dialógica em tiras em quadrinhos |
author |
Vieira, Flavia Gumieiro |
author_facet |
Vieira, Flavia Gumieiro Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro Polato, Adriana Delmira Mendes Polato |
author_role |
author |
author2 |
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro Polato, Adriana Delmira Mendes Polato |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Flavia Gumieiro Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro Polato, Adriana Delmira Mendes Polato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dialogismo Axiologias Leitura Tira em Quadrinhos Dialogism Axiologies Reading Comic Strips |
topic |
Dialogismo Axiologias Leitura Tira em Quadrinhos Dialogism Axiologies Reading Comic Strips |
description |
Based on the sociological and dialogical conception of language, anchored on the assumptions of Bakhtin's Circle (BAKHTIN2003; VOLÓCHINOV, 2019), this paper's main objective is to understand how the axiological concepts of language – theextraverbal of the utterance, intonation, and value judgments – contribute to the production of meaning in the reading of amodulated utterance in the discursive genre comic strip, expanding the readers' socio-ideological awareness. For this purpose,a comic strip and proposals for reading activities in a Portuguese language textbook intended for Youth and Adult Education(Educação de Jovens e Adultos or EJA) are taken as corpus. The paper seeks to demonstrate how axiologies are brought toproblematization in the classroom and how they expand upon the textbook proposals. For this, the understanding of the liveand valued discourse in the classroom is put in focus through the inseparable approach of the extralinguistic andlinguistic/semiotic dimensions of the utterance. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429 10.5281/zenodo.7869564 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.7869564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/429/334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 12 No. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157 Revista Letras Raras; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157 Revista Letras Raras; Vol. 12 No 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157 Revista Letras Raras; v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 140-157 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319781070864384 |