Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meotti, Madalena Benazzi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Castela, Greice da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72
Resumo: As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em inúmeras atividades, e a escola, como uma das agências de letramento, não pode ignorar os recursos tecnológicos, pelo contrário, necessita incorporá-los nas aulas. Nesse artigo, enfocamos o uso de uma Sequência Didática com o gênero discursivo Anúncio Publicitário a fim de contribuir para o desenvolvimento da leitura e da produção textual em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Toledo/Pr. Para a realização das atividades propostas os alunos necessitam criar anúncios publicitários para estimular a leitura de livros disponíveis na biblioteca da escola e utilizar recursos tecnológicos como, por exemplo, a gravação de vídeos, a utilização de câmera do celular para tirar fotos das obras, a postagem das produções no blog da escola, o uso da Internet para busca imagens e visualização de exemplos do gênero disponíveis na rede, o emprego do word para digitar textos e a confecção de folhetos digitais. Utilizamos como embasamento teórico autores como Rojo (2012), Braga (2013), Chartier (1999), Dolz e Schnewly (2004), Bakhtin (1988, 2003), Soares (2000), Marcuschi (2005), Xavier (2009), entre outros. A proposta, aplicada no primeiro semestre de 2015, contribuiu para o letramento digital dos alunos e para o desenvolvimento da leitura e da produção textual deles.
id UENP-2_06606235da6646a91a835bc4f0fb4271
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/72
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamentalTICs. Multiletramento. Gênero discursive. Sequência didática.As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em inúmeras atividades, e a escola, como uma das agências de letramento, não pode ignorar os recursos tecnológicos, pelo contrário, necessita incorporá-los nas aulas. Nesse artigo, enfocamos o uso de uma Sequência Didática com o gênero discursivo Anúncio Publicitário a fim de contribuir para o desenvolvimento da leitura e da produção textual em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Toledo/Pr. Para a realização das atividades propostas os alunos necessitam criar anúncios publicitários para estimular a leitura de livros disponíveis na biblioteca da escola e utilizar recursos tecnológicos como, por exemplo, a gravação de vídeos, a utilização de câmera do celular para tirar fotos das obras, a postagem das produções no blog da escola, o uso da Internet para busca imagens e visualização de exemplos do gênero disponíveis na rede, o emprego do word para digitar textos e a confecção de folhetos digitais. Utilizamos como embasamento teórico autores como Rojo (2012), Braga (2013), Chartier (1999), Dolz e Schnewly (2004), Bakhtin (1988, 2003), Soares (2000), Marcuschi (2005), Xavier (2009), entre outros. A proposta, aplicada no primeiro semestre de 2015, contribuiu para o letramento digital dos alunos e para o desenvolvimento da leitura e da produção textual deles.Claraboia2015-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72Claraboia; v. 2 n. 2 (2015); 193-2112357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72/pdf_52Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeotti, Madalena BenazziCastela, Greice da Silva2022-08-12T17:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/72Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:30:01Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental
title Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental
spellingShingle Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental
Meotti, Madalena Benazzi
TICs. Multiletramento. Gênero discursive. Sequência didática.
title_short Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental
title_full Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental
title_fullStr Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental
title_full_unstemmed Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental
title_sort Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental
author Meotti, Madalena Benazzi
author_facet Meotti, Madalena Benazzi
Castela, Greice da Silva
author_role author
author2 Castela, Greice da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meotti, Madalena Benazzi
Castela, Greice da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv TICs. Multiletramento. Gênero discursive. Sequência didática.
topic TICs. Multiletramento. Gênero discursive. Sequência didática.
description As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em inúmeras atividades, e a escola, como uma das agências de letramento, não pode ignorar os recursos tecnológicos, pelo contrário, necessita incorporá-los nas aulas. Nesse artigo, enfocamos o uso de uma Sequência Didática com o gênero discursivo Anúncio Publicitário a fim de contribuir para o desenvolvimento da leitura e da produção textual em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Toledo/Pr. Para a realização das atividades propostas os alunos necessitam criar anúncios publicitários para estimular a leitura de livros disponíveis na biblioteca da escola e utilizar recursos tecnológicos como, por exemplo, a gravação de vídeos, a utilização de câmera do celular para tirar fotos das obras, a postagem das produções no blog da escola, o uso da Internet para busca imagens e visualização de exemplos do gênero disponíveis na rede, o emprego do word para digitar textos e a confecção de folhetos digitais. Utilizamos como embasamento teórico autores como Rojo (2012), Braga (2013), Chartier (1999), Dolz e Schnewly (2004), Bakhtin (1988, 2003), Soares (2000), Marcuschi (2005), Xavier (2009), entre outros. A proposta, aplicada no primeiro semestre de 2015, contribuiu para o letramento digital dos alunos e para o desenvolvimento da leitura e da produção textual deles.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72/pdf_52
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; v. 2 n. 2 (2015); 193-211
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421934247936