Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em inúmeras atividades, e a escola, como uma das agências de letramento, não pode ignorar os recursos tecnológicos, pelo contrário, necessita incorporá-los nas aulas. Nesse artigo, enfocamos o uso de uma Sequência Didática com o gênero discursivo Anúncio Publicitário a fim de contribuir para o desenvolvimento da leitura e da produção textual em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Toledo/Pr. Para a realização das atividades propostas os alunos necessitam criar anúncios publicitários para estimular a leitura de livros disponíveis na biblioteca da escola e utilizar recursos tecnológicos como, por exemplo, a gravação de vídeos, a utilização de câmera do celular para tirar fotos das obras, a postagem das produções no blog da escola, o uso da Internet para busca imagens e visualização de exemplos do gênero disponíveis na rede, o emprego do word para digitar textos e a confecção de folhetos digitais. Utilizamos como embasamento teórico autores como Rojo (2012), Braga (2013), Chartier (1999), Dolz e Schnewly (2004), Bakhtin (1988, 2003), Soares (2000), Marcuschi (2005), Xavier (2009), entre outros. A proposta, aplicada no primeiro semestre de 2015, contribuiu para o letramento digital dos alunos e para o desenvolvimento da leitura e da produção textual deles. |
id |
UENP-2_06606235da6646a91a835bc4f0fb4271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/72 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamentalTICs. Multiletramento. Gênero discursive. Sequência didática.As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em inúmeras atividades, e a escola, como uma das agências de letramento, não pode ignorar os recursos tecnológicos, pelo contrário, necessita incorporá-los nas aulas. Nesse artigo, enfocamos o uso de uma Sequência Didática com o gênero discursivo Anúncio Publicitário a fim de contribuir para o desenvolvimento da leitura e da produção textual em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Toledo/Pr. Para a realização das atividades propostas os alunos necessitam criar anúncios publicitários para estimular a leitura de livros disponíveis na biblioteca da escola e utilizar recursos tecnológicos como, por exemplo, a gravação de vídeos, a utilização de câmera do celular para tirar fotos das obras, a postagem das produções no blog da escola, o uso da Internet para busca imagens e visualização de exemplos do gênero disponíveis na rede, o emprego do word para digitar textos e a confecção de folhetos digitais. Utilizamos como embasamento teórico autores como Rojo (2012), Braga (2013), Chartier (1999), Dolz e Schnewly (2004), Bakhtin (1988, 2003), Soares (2000), Marcuschi (2005), Xavier (2009), entre outros. A proposta, aplicada no primeiro semestre de 2015, contribuiu para o letramento digital dos alunos e para o desenvolvimento da leitura e da produção textual deles.Claraboia2015-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72Claraboia; v. 2 n. 2 (2015); 193-2112357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72/pdf_52Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeotti, Madalena BenazziCastela, Greice da Silva2022-08-12T17:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/72Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:30:01Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental |
title |
Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental |
spellingShingle |
Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental Meotti, Madalena Benazzi TICs. Multiletramento. Gênero discursive. Sequência didática. |
title_short |
Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental |
title_full |
Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental |
title_fullStr |
Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental |
title_sort |
Proposta para desenvolver a leitura e a produção textual por meio do gênero anúncio publicitário e de multiletramentos no ensino fundamental |
author |
Meotti, Madalena Benazzi |
author_facet |
Meotti, Madalena Benazzi Castela, Greice da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Castela, Greice da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meotti, Madalena Benazzi Castela, Greice da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs. Multiletramento. Gênero discursive. Sequência didática. |
topic |
TICs. Multiletramento. Gênero discursive. Sequência didática. |
description |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em inúmeras atividades, e a escola, como uma das agências de letramento, não pode ignorar os recursos tecnológicos, pelo contrário, necessita incorporá-los nas aulas. Nesse artigo, enfocamos o uso de uma Sequência Didática com o gênero discursivo Anúncio Publicitário a fim de contribuir para o desenvolvimento da leitura e da produção textual em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino no município de Toledo/Pr. Para a realização das atividades propostas os alunos necessitam criar anúncios publicitários para estimular a leitura de livros disponíveis na biblioteca da escola e utilizar recursos tecnológicos como, por exemplo, a gravação de vídeos, a utilização de câmera do celular para tirar fotos das obras, a postagem das produções no blog da escola, o uso da Internet para busca imagens e visualização de exemplos do gênero disponíveis na rede, o emprego do word para digitar textos e a confecção de folhetos digitais. Utilizamos como embasamento teórico autores como Rojo (2012), Braga (2013), Chartier (1999), Dolz e Schnewly (2004), Bakhtin (1988, 2003), Soares (2000), Marcuschi (2005), Xavier (2009), entre outros. A proposta, aplicada no primeiro semestre de 2015, contribuiu para o letramento digital dos alunos e para o desenvolvimento da leitura e da produção textual deles. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/72/pdf_52 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; v. 2 n. 2 (2015); 193-211 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317421934247936 |