O gênero a notícia como recurso didático-metodológico de multiletramento para o ensino de Língua Portuguesa no ensino médio de Parintins-AM
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Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1443 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo conhecer as principais características do gênero a notícia como recurso didático-metodológico de multiletramento para o ensino de Língua Portuguesa de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Parintins/AM. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, pautada na ótica descritiva e explicativa. Caracteriza-se também pela pesquisa bibliográfica e de campo. Como fundamentação teórica, o presente trabalho se apoiou em estudos realizados por Antunes (2009), Marcuschi (2008) Rojo & Moura (2012), PCNs (1999) os quais discutem argumentações a respeito do uso do texto como principal fator do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio. Os resultados apontam que a partir da socialização dos conhecimentos envolvendo o domínio-discursivo, pode-se dizer que a oficina alcançou resultados positivos. Isso ficou evidente nas habilidades dos alunos ao criarem notícias com diferentes temáticas que tal gênero pode abordar para apresentar para a sociedade. Como por exemplo, o caso das notícias que envolvem a política e noticiários policiais, sobretudo, que os alunos utilizaram a linguagem para diferentes funções como a de informar e contextualizaram essa habilidade no seu processo de ensino-aprendizagem. Ideias que vão ao encontro de propostas de ensino da Língua Portuguesa difundidas por autores renomados no âmbito dessa literatura. |
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O gênero a notícia como recurso didático-metodológico de multiletramento para o ensino de Língua Portuguesa no ensino médio de Parintins-AMThe genre news as a didactic-methodological resource of multiletramento for the teaching of Portuguese Language in the high school of Parintins-AMGênero TextualGênero a NotíciaMultiletramentoSequencia DidáticaO presente artigo tem por objetivo conhecer as principais características do gênero a notícia como recurso didático-metodológico de multiletramento para o ensino de Língua Portuguesa de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Parintins/AM. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, pautada na ótica descritiva e explicativa. Caracteriza-se também pela pesquisa bibliográfica e de campo. Como fundamentação teórica, o presente trabalho se apoiou em estudos realizados por Antunes (2009), Marcuschi (2008) Rojo & Moura (2012), PCNs (1999) os quais discutem argumentações a respeito do uso do texto como principal fator do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio. Os resultados apontam que a partir da socialização dos conhecimentos envolvendo o domínio-discursivo, pode-se dizer que a oficina alcançou resultados positivos. Isso ficou evidente nas habilidades dos alunos ao criarem notícias com diferentes temáticas que tal gênero pode abordar para apresentar para a sociedade. Como por exemplo, o caso das notícias que envolvem a política e noticiários policiais, sobretudo, que os alunos utilizaram a linguagem para diferentes funções como a de informar e contextualizaram essa habilidade no seu processo de ensino-aprendizagem. Ideias que vão ao encontro de propostas de ensino da Língua Portuguesa difundidas por autores renomados no âmbito dessa literatura.The present article aims to know the main characteristics of the genre news as a didactic-methodological resource of multiletramento for the teaching of Portuguese Language of students of the 1st year of High School of a public school in Parintins / AM. The methodology used was of a qualitative nature, based on descriptive and explanatory optics. It is also characterized by bibliographical and field research. As a theoretical basis, the present study was supported by studies by Antunes (2009), Marcuschi (2008) Rojo & Moura (2012), PCNs (1999), who discuss arguments about the use of text as the main factor of language teaching Portuguese in high school. The results indicate that from the socialization of knowledge involving the domain-discursive, it can be said that the workshop achieved positive results. This was evident in the students' abilities to create news with different themes that such a genre can address to present to society. As for example, the case of news stories involving police and police news, especially, that students used language for different functions such as informing and contextualized this ability in their teaching-learning process. Ideas that meet the proposals of teaching of the Portuguese Language disseminated by renowned authors within the scope of this literature.Universidade do Estado do Amazonas2019-02-15T14:39:28Z2019-02-142019-02-15T14:39:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1443porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Silvia da Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:03:23ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ |
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