A representação social da morte em Vidas secas, de Graciliano Ramos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macieira, Vitor Siqueira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Almeida, Laura Paste, Sodré, Paulo Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/165
Resumo: A partir de uma interface interdisciplinar, identifica e analisa a representação social – um saber sobre um determinado objeto social elaborado a partir das interações do cotidiano que possibilita guiar as práticas dos sujeitos em relação ao objeto representado, segundo Serge Moscovici –, da morte na narrativa neorrealista Vidas secas, de Graciliano Ramos. Para tanto, utiliza-se de parte da fortuna crítica de Vidas secas (Ficção e confissão, de Antonio Candido e Graciliano Ramos, de Sônia Brayner), da Teoria das Representações Sociais (de Serge Moscovici) e da História social (de Philippe Ariès). Compreende que a representação social da morte no romance se dá por meio da denúncia da penúria social, econômica e cultural da qual uma parcela dos sertanejos sofre em decorrência do quadro histórico de descaso político.
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