Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capellini Petreche, Célia Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira da Silva, Emanuele Cricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158
Resumo: Esta pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo da formação de professores de língua inglesa, e surgiu da necessidade de compreendermos como, e se, as representações de participantes de um projeto PIBID podem contribuir para sua formação profissional. Dessa forma, investigamos o desenvolvimento docente no PIBID de língua inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de explicitar as representações dos pibidianos sobre seu desenvolvimento profissional e refletir sobre as possíveis contribuições na formação inicial do professor de LI, nesse contexto específico. Para tanto, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 2003, 2005, 2006, 2008, 2009), para o qual o desenvolvimento humano é propiciado pela linguagem, materializada em textos empíricos. Como procedimentos, foram analisadas as condições de produção dos textos e sua coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), por entendemos que estes instrumentos são adequados para a explicitação de representações humanas. Os dados foram gerados a partir de um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas, enviado os pibidianos, participantes da pesquisa, no ano de 2016. Os resultados apontam que as representações emergidas no contexto em questão possibilitam reflexões e proposição de novos rumos para a formação inicial, ou seja, por meio da análise e compreensão do agir linguageiro, é possível avançar em relação à produção de conhecimento sobre a formação de professores de inglês.     
id UENP-2_09a90a1fd2b57959c9d57921ff451210
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docenteInteracionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID.Esta pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo da formação de professores de língua inglesa, e surgiu da necessidade de compreendermos como, e se, as representações de participantes de um projeto PIBID podem contribuir para sua formação profissional. Dessa forma, investigamos o desenvolvimento docente no PIBID de língua inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de explicitar as representações dos pibidianos sobre seu desenvolvimento profissional e refletir sobre as possíveis contribuições na formação inicial do professor de LI, nesse contexto específico. Para tanto, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 2003, 2005, 2006, 2008, 2009), para o qual o desenvolvimento humano é propiciado pela linguagem, materializada em textos empíricos. Como procedimentos, foram analisadas as condições de produção dos textos e sua coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), por entendemos que estes instrumentos são adequados para a explicitação de representações humanas. Os dados foram gerados a partir de um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas, enviado os pibidianos, participantes da pesquisa, no ano de 2016. Os resultados apontam que as representações emergidas no contexto em questão possibilitam reflexões e proposição de novos rumos para a formação inicial, ou seja, por meio da análise e compreensão do agir linguageiro, é possível avançar em relação à produção de conhecimento sobre a formação de professores de inglês.     Claraboia2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 183-2062357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCapellini Petreche, Célia ReginaOliveira da Silva, Emanuele Cricia2022-08-12T17:36:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:07Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente
title Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente
spellingShingle Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente
Capellini Petreche, Célia Regina
Interacionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID.
title_short Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente
title_full Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente
title_fullStr Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente
title_full_unstemmed Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente
title_sort Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente
author Capellini Petreche, Célia Regina
author_facet Capellini Petreche, Célia Regina
Oliveira da Silva, Emanuele Cricia
author_role author
author2 Oliveira da Silva, Emanuele Cricia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capellini Petreche, Célia Regina
Oliveira da Silva, Emanuele Cricia
dc.subject.por.fl_str_mv Interacionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID.
topic Interacionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID.
description Esta pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo da formação de professores de língua inglesa, e surgiu da necessidade de compreendermos como, e se, as representações de participantes de um projeto PIBID podem contribuir para sua formação profissional. Dessa forma, investigamos o desenvolvimento docente no PIBID de língua inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de explicitar as representações dos pibidianos sobre seu desenvolvimento profissional e refletir sobre as possíveis contribuições na formação inicial do professor de LI, nesse contexto específico. Para tanto, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 2003, 2005, 2006, 2008, 2009), para o qual o desenvolvimento humano é propiciado pela linguagem, materializada em textos empíricos. Como procedimentos, foram analisadas as condições de produção dos textos e sua coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), por entendemos que estes instrumentos são adequados para a explicitação de representações humanas. Os dados foram gerados a partir de um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas, enviado os pibidianos, participantes da pesquisa, no ano de 2016. Os resultados apontam que as representações emergidas no contexto em questão possibilitam reflexões e proposição de novos rumos para a formação inicial, ou seja, por meio da análise e compreensão do agir linguageiro, é possível avançar em relação à produção de conhecimento sobre a formação de professores de inglês.     
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 183-206
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422348435456