Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158 |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo da formação de professores de língua inglesa, e surgiu da necessidade de compreendermos como, e se, as representações de participantes de um projeto PIBID podem contribuir para sua formação profissional. Dessa forma, investigamos o desenvolvimento docente no PIBID de língua inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de explicitar as representações dos pibidianos sobre seu desenvolvimento profissional e refletir sobre as possíveis contribuições na formação inicial do professor de LI, nesse contexto específico. Para tanto, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 2003, 2005, 2006, 2008, 2009), para o qual o desenvolvimento humano é propiciado pela linguagem, materializada em textos empíricos. Como procedimentos, foram analisadas as condições de produção dos textos e sua coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), por entendemos que estes instrumentos são adequados para a explicitação de representações humanas. Os dados foram gerados a partir de um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas, enviado os pibidianos, participantes da pesquisa, no ano de 2016. Os resultados apontam que as representações emergidas no contexto em questão possibilitam reflexões e proposição de novos rumos para a formação inicial, ou seja, por meio da análise e compreensão do agir linguageiro, é possível avançar em relação à produção de conhecimento sobre a formação de professores de inglês. |
id |
UENP-2_09a90a1fd2b57959c9d57921ff451210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docenteInteracionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID.Esta pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo da formação de professores de língua inglesa, e surgiu da necessidade de compreendermos como, e se, as representações de participantes de um projeto PIBID podem contribuir para sua formação profissional. Dessa forma, investigamos o desenvolvimento docente no PIBID de língua inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de explicitar as representações dos pibidianos sobre seu desenvolvimento profissional e refletir sobre as possíveis contribuições na formação inicial do professor de LI, nesse contexto específico. Para tanto, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 2003, 2005, 2006, 2008, 2009), para o qual o desenvolvimento humano é propiciado pela linguagem, materializada em textos empíricos. Como procedimentos, foram analisadas as condições de produção dos textos e sua coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), por entendemos que estes instrumentos são adequados para a explicitação de representações humanas. Os dados foram gerados a partir de um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas, enviado os pibidianos, participantes da pesquisa, no ano de 2016. Os resultados apontam que as representações emergidas no contexto em questão possibilitam reflexões e proposição de novos rumos para a formação inicial, ou seja, por meio da análise e compreensão do agir linguageiro, é possível avançar em relação à produção de conhecimento sobre a formação de professores de inglês. Claraboia2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 183-2062357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCapellini Petreche, Célia ReginaOliveira da Silva, Emanuele Cricia2022-08-12T17:36:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:07Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente |
title |
Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente |
spellingShingle |
Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente Capellini Petreche, Célia Regina Interacionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID. |
title_short |
Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente |
title_full |
Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente |
title_fullStr |
Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente |
title_full_unstemmed |
Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente |
title_sort |
Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente |
author |
Capellini Petreche, Célia Regina |
author_facet |
Capellini Petreche, Célia Regina Oliveira da Silva, Emanuele Cricia |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira da Silva, Emanuele Cricia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capellini Petreche, Célia Regina Oliveira da Silva, Emanuele Cricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interacionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID. |
topic |
Interacionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID. |
description |
Esta pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo da formação de professores de língua inglesa, e surgiu da necessidade de compreendermos como, e se, as representações de participantes de um projeto PIBID podem contribuir para sua formação profissional. Dessa forma, investigamos o desenvolvimento docente no PIBID de língua inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de explicitar as representações dos pibidianos sobre seu desenvolvimento profissional e refletir sobre as possíveis contribuições na formação inicial do professor de LI, nesse contexto específico. Para tanto, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 2003, 2005, 2006, 2008, 2009), para o qual o desenvolvimento humano é propiciado pela linguagem, materializada em textos empíricos. Como procedimentos, foram analisadas as condições de produção dos textos e sua coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), por entendemos que estes instrumentos são adequados para a explicitação de representações humanas. Os dados foram gerados a partir de um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas, enviado os pibidianos, participantes da pesquisa, no ano de 2016. Os resultados apontam que as representações emergidas no contexto em questão possibilitam reflexões e proposição de novos rumos para a formação inicial, ou seja, por meio da análise e compreensão do agir linguageiro, é possível avançar em relação à produção de conhecimento sobre a formação de professores de inglês. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/158/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 183-206 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422348435456 |