O trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Geraldo Generoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/772
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
id UNITAU_949d4011e992a65f998f2ea60de992d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/772
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ferreira, Geraldo GenerosoLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-Brito, Eliana Vianna, 1958-Oliveira, Siderlene MunizUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-2023-10-18T11:12:45Z2023-10-18T11:12:45Z2011http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/772Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho PintoDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2011.Resumo: Nos últimos anos, a atividade docente tem sido alvo de diversas pesquisas no campo educacional, e trabalhos variados, sob diferentes enfoques, buscam apontar métodos e concepções teóricas que resultem em fatores como eficiência e qualidade na educação. Contudo, poucos são os estudos que pontuam a atividade docente como trabalho numa perspectiva discursiva, já que, ao longo dos anos, essa profissão foi sócio-históricamente construída no imaginário coletivo como uma "missão", um "dom". Por isso, a dificuldade e a resistência de muitos em conhecê-la como um trabalho na concepção geral do termo, ou seja, um agir humano planejado. O presente estudo tem como objetivo analisar os Conteúdos Básicos Comuns de Língua Estrangeira do estado de Minas Gerais, observando quais as representações sobre o trabalho docente esse documento prefigura. Como referencial teórico, valemo-nos das pesquisas desenvolvidas pelo Interacionaismo Sociodiscursivo (ISD), (BRONCKART, 2003;2004;2006;2008) PELA Ergonomia da Atividade (AMIGUES 2002 e 2004, SAUJAT 2002 e 2004), pela Clinica da Atividade (CLOT 2006, CLOT E FAITA 2000, FAITA, 2004) e pela perspectiva discursiva de ensino como trabalho (SOUSA-E-SILVA E FAITA 2002; MACHADO 2004, 2006, 2008, 2009, 2010; MACHADO E BRONCKART 2004; MACHADO E MATENCIO 2006; AMIGUES 2004; FILLIETAZ 2004). Metodologicamente buscou-se aplicar os procedimentos utilizados pelo ISD na interpretação e análise de textos, desenvolvidos por Bronckart (1999/2003), Branckart e Machado (2004) e Machado (2009). Os resultados apontam para uma concepção de o trabalho docente ser uma mera aplicação de técnicas e conteúdos pedagógicos desenvolvidos por outrem e que se estabelece de forma passiva em sala de aula. Da mesma forma, a figura do profissional docente é relegada a um segundo plano, ficando à sombra de artefatos, metodologias e recursos didáticos considerados os actantes principais deste contexto de interação. O estudo aponta ainda para a necessidade de reflexão sobre os textos de caráter prescritivo no campo educacional e sobre as representações neles veiculadas.Abstract: In recent years, teaching activity has been subject of several researches in education, many works, under different approaches, seeking to identify methods and theoretical concepts that result in factors such as efficiency and quality in education. However, there are few studies that punctuate the teaching activity as work, in a discursive perspective, since over the years, the profession was socio-historically conceited in the collective imagination as a 'mission', a 'gift'. Therefore, the difficulty and resistance of many people about conceiving it as a work, in the general term conception, ie, a human action plan. The present study aims to analyze Common Basic Contents of Second Language in the state of Minas Gerais, noting that the representations of teachers' work prefigures this document. As theoretical framework, we avail ourselves from research developed by Sociodiscursive Interactionism (ISD), (Bronckart, 2003, 2004, 2006, 2008) Ergonomic Activity (AMIGUES, 2002 and 2004, SAUJAT 2002 and 2004), by Clinic Activity ( 2006 CLOT, CLOT 2000 AND FAITA; FAITA, 2004) and discursive perspective of teaching as work (SOUSA-E-SILVA E FAITA 2002; MACHADO 2004, 2006, 2008, 2009, 2010; MACHADO E BRONCKART 2004; MACHADO E MATENCIO 2006; AMIGUES 2004; FILLIETAZ 2004). Methodologically, we sought to apply the procedures used by the Sociodiscrusive Interacionism about the interpretation and analysis of text Bronckart (1999/2003) and Bronckart & Machado (2004), Machado (2009).The results point to a conception of teaching profession as a mere application of technical and educational content developed by others and that is established passively in the classroom. Similarly, teacher profession is relegated to a second, overshadowed by artifacts, methodologies and teaching resources which are considered the main actants in this interactional context. The study also points to the need for reflection about prescriptive texts on educational field and their representations.Made available in DSpace on 2023-10-18T11:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geraldo Generoso Ferreira.pdf: 738564 bytes, checksum: e6584f9999b5fa26ca6dbc24ca89ead3 (MD5) Previous issue date: 2011103f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Trabalho docenteInteracionismo sociodiscursivoLíngua inglesaO trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGeraldo Generoso Ferreira.pdfapplication/pdf738564http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/772/1/Geraldo%20Generoso%20Ferreira.pdfe6584f9999b5fa26ca6dbc24ca89ead3MD5120.500.11874/7722023-10-18 08:12:45.246oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/772Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-10-18T11:12:45Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Gerais
title O trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Gerais
spellingShingle O trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Gerais
Ferreira, Geraldo Generoso
Trabalho docente
Interacionismo sociodiscursivo
Língua inglesa
title_short O trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Gerais
title_full O trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Gerais
title_fullStr O trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Gerais
title_full_unstemmed O trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Gerais
title_sort O trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Gerais
author Ferreira, Geraldo Generoso
author_facet Ferreira, Geraldo Generoso
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
Brito, Eliana Vianna, 1958-
Oliveira, Siderlene Muniz
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Geraldo Generoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Adriana Cintra de, 1973-
contributor_str_mv Carvalho, Adriana Cintra de, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Interacionismo sociodiscursivo
Língua inglesa
topic Trabalho docente
Interacionismo sociodiscursivo
Língua inglesa
description Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-18T11:12:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-18T11:12:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/772
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/772/1/Geraldo%20Generoso%20Ferreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6584f9999b5fa26ca6dbc24ca89ead3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844396192169984