Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jagher, Cleide Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Almeida Mello, Claudio José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/262
Resumo: A partir da concepção da leitura literária como prática social, neste estudo, apresentamos algumas das reflexões resultantes do trabalho desenvolvido em pesquisa realizada em nível de mestrado acadêmico, a partir de uma abordagem teórico-metodológica, fundamentada nos estudos sociointeracionistas de Bakhtin e na Estética da Recepção, de Jauss e Iser. Optamos por trazer um recorte da pesquisa, relacionado a alguns tópicos da análise realizada, a partir da observação das práticas de leitura literária, na escola: leitura livre e leitura guiada; função utilitária dada à leitura literária em oposição à função humanizadora da literatura; articulação da leitura escolar-mediação social e afetiva da leitura. Entre os tópicos selecionados, observamos os espaços de promoção e as modalidades de leitura, bem como aos processos de compreensão e interpretação da leitura, como o favorecimento do trabalho cooperativo, a socialização e a troca entre os leitores. Como aporte teórico, utilizamos autores, como Bordini e Aguiar (1988); Rouxel (2013); Rezende (2013); Lebrun (2013) Colomer (2007); Zilberman (2009).
id UENP-2_1064b73dc09314664274779d307e2d0a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/262
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitoresConcepções de leitura literária. Escola do campo. Práticas de leitura. Educação literária. Formação de leitoresA partir da concepção da leitura literária como prática social, neste estudo, apresentamos algumas das reflexões resultantes do trabalho desenvolvido em pesquisa realizada em nível de mestrado acadêmico, a partir de uma abordagem teórico-metodológica, fundamentada nos estudos sociointeracionistas de Bakhtin e na Estética da Recepção, de Jauss e Iser. Optamos por trazer um recorte da pesquisa, relacionado a alguns tópicos da análise realizada, a partir da observação das práticas de leitura literária, na escola: leitura livre e leitura guiada; função utilitária dada à leitura literária em oposição à função humanizadora da literatura; articulação da leitura escolar-mediação social e afetiva da leitura. Entre os tópicos selecionados, observamos os espaços de promoção e as modalidades de leitura, bem como aos processos de compreensão e interpretação da leitura, como o favorecimento do trabalho cooperativo, a socialização e a troca entre os leitores. Como aporte teórico, utilizamos autores, como Bordini e Aguiar (1988); Rouxel (2013); Rezende (2013); Lebrun (2013) Colomer (2007); Zilberman (2009).Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/262Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/262/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJagher, Cleide Mariade Almeida Mello, Claudio José2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/262Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores
title Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores
spellingShingle Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores
Jagher, Cleide Maria
Concepções de leitura literária. Escola do campo. Práticas de leitura. Educação literária. Formação de leitores
title_short Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores
title_full Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores
title_fullStr Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores
title_full_unstemmed Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores
title_sort Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores
author Jagher, Cleide Maria
author_facet Jagher, Cleide Maria
de Almeida Mello, Claudio José
author_role author
author2 de Almeida Mello, Claudio José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jagher, Cleide Maria
de Almeida Mello, Claudio José
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de leitura literária. Escola do campo. Práticas de leitura. Educação literária. Formação de leitores
topic Concepções de leitura literária. Escola do campo. Práticas de leitura. Educação literária. Formação de leitores
description A partir da concepção da leitura literária como prática social, neste estudo, apresentamos algumas das reflexões resultantes do trabalho desenvolvido em pesquisa realizada em nível de mestrado acadêmico, a partir de uma abordagem teórico-metodológica, fundamentada nos estudos sociointeracionistas de Bakhtin e na Estética da Recepção, de Jauss e Iser. Optamos por trazer um recorte da pesquisa, relacionado a alguns tópicos da análise realizada, a partir da observação das práticas de leitura literária, na escola: leitura livre e leitura guiada; função utilitária dada à leitura literária em oposição à função humanizadora da literatura; articulação da leitura escolar-mediação social e afetiva da leitura. Entre os tópicos selecionados, observamos os espaços de promoção e as modalidades de leitura, bem como aos processos de compreensão e interpretação da leitura, como o favorecimento do trabalho cooperativo, a socialização e a troca entre os leitores. Como aporte teórico, utilizamos autores, como Bordini e Aguiar (1988); Rouxel (2013); Rezende (2013); Lebrun (2013) Colomer (2007); Zilberman (2009).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/262
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/262/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422730117120