Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitores
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/262 |
Resumo: | A partir da concepção da leitura literária como prática social, neste estudo, apresentamos algumas das reflexões resultantes do trabalho desenvolvido em pesquisa realizada em nível de mestrado acadêmico, a partir de uma abordagem teórico-metodológica, fundamentada nos estudos sociointeracionistas de Bakhtin e na Estética da Recepção, de Jauss e Iser. Optamos por trazer um recorte da pesquisa, relacionado a alguns tópicos da análise realizada, a partir da observação das práticas de leitura literária, na escola: leitura livre e leitura guiada; função utilitária dada à leitura literária em oposição à função humanizadora da literatura; articulação da leitura escolar-mediação social e afetiva da leitura. Entre os tópicos selecionados, observamos os espaços de promoção e as modalidades de leitura, bem como aos processos de compreensão e interpretação da leitura, como o favorecimento do trabalho cooperativo, a socialização e a troca entre os leitores. Como aporte teórico, utilizamos autores, como Bordini e Aguiar (1988); Rouxel (2013); Rezende (2013); Lebrun (2013) Colomer (2007); Zilberman (2009). |
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Práticas de leitura literária na escola e a formação de leitoresConcepções de leitura literária. Escola do campo. Práticas de leitura. Educação literária. Formação de leitoresA partir da concepção da leitura literária como prática social, neste estudo, apresentamos algumas das reflexões resultantes do trabalho desenvolvido em pesquisa realizada em nível de mestrado acadêmico, a partir de uma abordagem teórico-metodológica, fundamentada nos estudos sociointeracionistas de Bakhtin e na Estética da Recepção, de Jauss e Iser. Optamos por trazer um recorte da pesquisa, relacionado a alguns tópicos da análise realizada, a partir da observação das práticas de leitura literária, na escola: leitura livre e leitura guiada; função utilitária dada à leitura literária em oposição à função humanizadora da literatura; articulação da leitura escolar-mediação social e afetiva da leitura. Entre os tópicos selecionados, observamos os espaços de promoção e as modalidades de leitura, bem como aos processos de compreensão e interpretação da leitura, como o favorecimento do trabalho cooperativo, a socialização e a troca entre os leitores. Como aporte teórico, utilizamos autores, como Bordini e Aguiar (1988); Rouxel (2013); Rezende (2013); Lebrun (2013) Colomer (2007); Zilberman (2009).Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/262Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/262/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJagher, Cleide Mariade Almeida Mello, Claudio José2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/262Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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