Escrituras de mazelas vivenciadas na pele: reflexões sobre Incidents in the life of a slave girl, de Harriet Ann Jacobs, e Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/200 |
Resumo: | O relato Incidents in the life of a slave girl. Written by herself, de Harriet Ann Jacobs, publicado originalmente em 1861, e o diário Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, publicado pela primeira vez em 1960, estão dentro da convenção de veracidade, ou seja, são textos que pretendem corresponder à realidade. Essas obras literárias são narrativas autobiográficas de mulheres negras marginalizadas – uma que, nos Estados Unidos do século XIX, foi escrava durante a infância e a juventude, Harriet Ann Jacobs, e outra que, no Brasil do século XX, viveu na favela do Canindé e foi catadora de lixo reciclável, Carolina Maria de Jesus. Considerando esses aspectos sobre essas obras e suas escritoras, a hipótese deste trabalho é a de que esses textos configuram uma ruptura das autoras-narradoras em relação ao silenciamento e à invisibilização a que elas estavam submetidas devido a opressões sócio-histórico-culturais, tais como o patriarcalismo, a misoginia e o racismo. Para desenvolver este artigo, recorro a apontamentos teórico-conceituais de Walter Mignolo sobre a convenção de veracidade, de Djamila Ribeiro sobre lugar de fala e de Kimberlé Crenshaw sobre interseccionalidade. |
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Escrituras de mazelas vivenciadas na pele: reflexões sobre Incidents in the life of a slave girl, de Harriet Ann Jacobs, e Quarto de despejo, de Carolina Maria de JesusHarriet Ann JacobsCarolina Maria de JesusConvenção de veracidadeLugar de falaInterseccionalidadeO relato Incidents in the life of a slave girl. Written by herself, de Harriet Ann Jacobs, publicado originalmente em 1861, e o diário Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, publicado pela primeira vez em 1960, estão dentro da convenção de veracidade, ou seja, são textos que pretendem corresponder à realidade. Essas obras literárias são narrativas autobiográficas de mulheres negras marginalizadas – uma que, nos Estados Unidos do século XIX, foi escrava durante a infância e a juventude, Harriet Ann Jacobs, e outra que, no Brasil do século XX, viveu na favela do Canindé e foi catadora de lixo reciclável, Carolina Maria de Jesus. Considerando esses aspectos sobre essas obras e suas escritoras, a hipótese deste trabalho é a de que esses textos configuram uma ruptura das autoras-narradoras em relação ao silenciamento e à invisibilização a que elas estavam submetidas devido a opressões sócio-histórico-culturais, tais como o patriarcalismo, a misoginia e o racismo. Para desenvolver este artigo, recorro a apontamentos teórico-conceituais de Walter Mignolo sobre a convenção de veracidade, de Djamila Ribeiro sobre lugar de fala e de Kimberlé Crenshaw sobre interseccionalidade.Claraboia2020-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/200Claraboia; n. 14 (2020): literatura; 67-872357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/200/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrieco, Frédéric2022-08-12T15:24:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/200Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:24:09Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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