A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet Jacobs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Gladir da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Cunha, Suélem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5818
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar os processos identitários presentes na obra Incidents in the Life of a Slave Girl: Written by Herself (2005 [1861]), escrita por Harriet Jacobs (18131897), sob o pseudônimo de Linda Brent. Tomando por base os estudos de Jean Fagan Yellin (1990; 2004), Kabengele Munanga (2012) e os autores que discutem os estudos culturais e as narrativas de escravos, a obra de Harriet foi analisada levando em conta três aspectos: o domínio da escrita como ferramenta de construção identitária, a sexualidade e a interação entre religião e família. A narrativa de Harriet afilia-se a um gênero literário bastante afluente no seu tempo: a autobiografia de escravos. Jacobs tem objetivos concretos e dirige-se especificamente à mulher branca que mora no Sul dos Estados Unidos e que, portanto, pode mudar a opinião pública em relação não só as mazelas do regime escravocrata como ao sistema religioso vigente.
id UNISUL-5_03a95792b3bea6e55a50fc490c28c1ca
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5818
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet JacobsNarrativas de EscravosIdentidadeHarriet JacobsAutobiografiaO objetivo deste artigo é problematizar os processos identitários presentes na obra Incidents in the Life of a Slave Girl: Written by Herself (2005 [1861]), escrita por Harriet Jacobs (18131897), sob o pseudônimo de Linda Brent. Tomando por base os estudos de Jean Fagan Yellin (1990; 2004), Kabengele Munanga (2012) e os autores que discutem os estudos culturais e as narrativas de escravos, a obra de Harriet foi analisada levando em conta três aspectos: o domínio da escrita como ferramenta de construção identitária, a sexualidade e a interação entre religião e família. A narrativa de Harriet afilia-se a um gênero literário bastante afluente no seu tempo: a autobiografia de escravos. Jacobs tem objetivos concretos e dirige-se especificamente à mulher branca que mora no Sul dos Estados Unidos e que, portanto, pode mudar a opinião pública em relação não só as mazelas do regime escravocrata como ao sistema religioso vigente.Editora Unisul2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/581810.19177/memorare.v4e3-I2017112-133Revista Memorare; v. 4 n. 3-I (2017): (set./dez.) Especial Dossiê "Identidades e Migrações"; 112-1332358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5818/3497Copyright (c) 2017 Gladir da Silva Cabral, Suélem da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Gladir da Silvada Cunha, Suélem2018-05-02T20:15:06Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5818Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2018-05-02T20:15:06Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet Jacobs
title A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet Jacobs
spellingShingle A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet Jacobs
Cabral, Gladir da Silva
Narrativas de Escravos
Identidade
Harriet Jacobs
Autobiografia
title_short A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet Jacobs
title_full A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet Jacobs
title_fullStr A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet Jacobs
title_full_unstemmed A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet Jacobs
title_sort A escrita de si como construção da identidade nas narrativas de Harriet Jacobs
author Cabral, Gladir da Silva
author_facet Cabral, Gladir da Silva
da Cunha, Suélem
author_role author
author2 da Cunha, Suélem
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Gladir da Silva
da Cunha, Suélem
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas de Escravos
Identidade
Harriet Jacobs
Autobiografia
topic Narrativas de Escravos
Identidade
Harriet Jacobs
Autobiografia
description O objetivo deste artigo é problematizar os processos identitários presentes na obra Incidents in the Life of a Slave Girl: Written by Herself (2005 [1861]), escrita por Harriet Jacobs (18131897), sob o pseudônimo de Linda Brent. Tomando por base os estudos de Jean Fagan Yellin (1990; 2004), Kabengele Munanga (2012) e os autores que discutem os estudos culturais e as narrativas de escravos, a obra de Harriet foi analisada levando em conta três aspectos: o domínio da escrita como ferramenta de construção identitária, a sexualidade e a interação entre religião e família. A narrativa de Harriet afilia-se a um gênero literário bastante afluente no seu tempo: a autobiografia de escravos. Jacobs tem objetivos concretos e dirige-se especificamente à mulher branca que mora no Sul dos Estados Unidos e que, portanto, pode mudar a opinião pública em relação não só as mazelas do regime escravocrata como ao sistema religioso vigente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5818
10.19177/memorare.v4e3-I2017112-133
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5818
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v4e3-I2017112-133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5818/3497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Gladir da Silva Cabral, Suélem da Cunha
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Gladir da Silva Cabral, Suélem da Cunha
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 4 n. 3-I (2017): (set./dez.) Especial Dossiê "Identidades e Migrações"; 112-133
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335602757632