Sobre o entusiasmo e a leitura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cobuci Schmidt Bastos, Mariana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/257
Resumo: Este artigo, de viés ensaístico, propõe uma reflexão sobre as possíveis (e produtivas) relações entre o entusiasmo e o ensino da leitura literária. Considerando alguns dos estudos de Annie Rouxel, Michèle Petit, Rolland Barthes, Marcos Natali, entre outros, defende-se que, se centralizado na ideia de sujeito leitor, que deve compreender não só a figura do educando mas também a do educador, o ensino de literatura criticamente entusiasmado dá espaço ao prazer da leitura e, também, a modos mais democráticos de se viver em conjunto, seja em sala de aula ou fora dela.
id UENP-2_217b30473a706e10950a629d793bc438
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/257
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Sobre o entusiasmo e a leitura literáriaEntusiasmoLeitura LiteráriaSujeito LeitorPrazerDemocraciaEste artigo, de viés ensaístico, propõe uma reflexão sobre as possíveis (e produtivas) relações entre o entusiasmo e o ensino da leitura literária. Considerando alguns dos estudos de Annie Rouxel, Michèle Petit, Rolland Barthes, Marcos Natali, entre outros, defende-se que, se centralizado na ideia de sujeito leitor, que deve compreender não só a figura do educando mas também a do educador, o ensino de literatura criticamente entusiasmado dá espaço ao prazer da leitura e, também, a modos mais democráticos de se viver em conjunto, seja em sala de aula ou fora dela.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/257Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/257/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCobuci Schmidt Bastos, Mariana2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/257Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o entusiasmo e a leitura literária
title Sobre o entusiasmo e a leitura literária
spellingShingle Sobre o entusiasmo e a leitura literária
Cobuci Schmidt Bastos, Mariana
Entusiasmo
Leitura Literária
Sujeito Leitor
Prazer
Democracia
title_short Sobre o entusiasmo e a leitura literária
title_full Sobre o entusiasmo e a leitura literária
title_fullStr Sobre o entusiasmo e a leitura literária
title_full_unstemmed Sobre o entusiasmo e a leitura literária
title_sort Sobre o entusiasmo e a leitura literária
author Cobuci Schmidt Bastos, Mariana
author_facet Cobuci Schmidt Bastos, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cobuci Schmidt Bastos, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Entusiasmo
Leitura Literária
Sujeito Leitor
Prazer
Democracia
topic Entusiasmo
Leitura Literária
Sujeito Leitor
Prazer
Democracia
description Este artigo, de viés ensaístico, propõe uma reflexão sobre as possíveis (e produtivas) relações entre o entusiasmo e o ensino da leitura literária. Considerando alguns dos estudos de Annie Rouxel, Michèle Petit, Rolland Barthes, Marcos Natali, entre outros, defende-se que, se centralizado na ideia de sujeito leitor, que deve compreender não só a figura do educando mas também a do educador, o ensino de literatura criticamente entusiasmado dá espaço ao prazer da leitura e, também, a modos mais democráticos de se viver em conjunto, seja em sala de aula ou fora dela.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/257
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/257/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422722777088