Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Pedro Luis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zimmermann, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099
Resumo: O artigo caracteriza a autoridade docente como fruto da tradição patriarcal e cristã, na qual a performance do professor instaurava a disciplina e o silêncio. Mas, tal como a Aura da obra de arte entra em decadência pelo avanço técnico, o mesmo ocorreria com a aura do professor: a democratização/laicização da educação, ao desvincular o saber do divino, gera desterritorialização da autoridade docente. Em resposta, busca-se em obras de arte e na filosofia formas de reverter dialeticamente a Aura e o Sagrado no ensino, apontando para a construção de communitas de aprendizado, cujo professar seja experiência estética e coletiva, marcada pela presença de entusiasmo nos corpos.
id UFRGS-17_77a33f9930be1445fe0817f20c60c6e3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/92099
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmoAuraAutoridade DocenteCommunitasEntusiasmoPedagogia CríticaO artigo caracteriza a autoridade docente como fruto da tradição patriarcal e cristã, na qual a performance do professor instaurava a disciplina e o silêncio. Mas, tal como a Aura da obra de arte entra em decadência pelo avanço técnico, o mesmo ocorreria com a aura do professor: a democratização/laicização da educação, ao desvincular o saber do divino, gera desterritorialização da autoridade docente. Em resposta, busca-se em obras de arte e na filosofia formas de reverter dialeticamente a Aura e o Sagrado no ensino, apontando para a construção de communitas de aprendizado, cujo professar seja experiência estética e coletiva, marcada pela presença de entusiasmo nos corpos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-292237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099/57378Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Pedro LuisZimmermann, Ana Cristina2020-06-26T23:02:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/92099Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2020-06-26T23:02:52Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo
title Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo
spellingShingle Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo
Braga, Pedro Luis
Aura
Autoridade Docente
Communitas
Entusiasmo
Pedagogia Crítica
title_short Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo
title_full Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo
title_fullStr Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo
title_full_unstemmed Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo
title_sort Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo
author Braga, Pedro Luis
author_facet Braga, Pedro Luis
Zimmermann, Ana Cristina
author_role author
author2 Zimmermann, Ana Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Pedro Luis
Zimmermann, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Aura
Autoridade Docente
Communitas
Entusiasmo
Pedagogia Crítica
topic Aura
Autoridade Docente
Communitas
Entusiasmo
Pedagogia Crítica
description O artigo caracteriza a autoridade docente como fruto da tradição patriarcal e cristã, na qual a performance do professor instaurava a disciplina e o silêncio. Mas, tal como a Aura da obra de arte entra em decadência pelo avanço técnico, o mesmo ocorreria com a aura do professor: a democratização/laicização da educação, ao desvincular o saber do divino, gera desterritorialização da autoridade docente. Em resposta, busca-se em obras de arte e na filosofia formas de reverter dialeticamente a Aura e o Sagrado no ensino, apontando para a construção de communitas de aprendizado, cujo professar seja experiência estética e coletiva, marcada pela presença de entusiasmo nos corpos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099/57378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 3 (2020): Jul./Set. 2020; 01-29
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766309124177920