ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jussara Melo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1056
Resumo: O papel da mulher na sociedade contemporânea é questionado frequentemente, visto que o sistema patriarcal, ainda predominante em nossa sociedade, considera o homem como o “chefe da família”, o principal responsável por prover o sustento e tomar as decisões. Apesar das recentes conquistas femininas, e mesmo que a mulher exerça atividades profissionais fora do lar, a ela ainda cabe, na grande maioria das vezes, cuidar da casa, do companheiro e dos filhos, ficando sempre sob a tutela do pai ou do marido. As concepções de “estereótipos” e “estigmas” baseiam-se em atributos negativos para fazer referência a um indivíduo e/ou grupo e justificar seus lugares e funções sociais, e influenciam diretamente na construção da imagem discursiva de si pelo orador, o ethos. Tendo em vista a relação entre esses três conceitos, e fundamentado, sobretudo, nos estudos de argumentação discursiva de Ruth Amossy (2010; 2016a; 2016b; 2018), o objetivo deste trabalho é analisar a construção do ethos da mulher no curta Vida Maria, de 2007, em sua relação com os processos de estereotipagem e estigmatização. A análise partiu da observação dos recursos verbais e não-verbais que envolvem a personagem principal, Maria José, e as outras Marias de sua família. Foi possível constatar que elas assumem ethos tristes e amargurados por viverem vidas que não são do seu agrado, mas que atendem às expectativas preestabelecidas pela sociedade para as mulheres, principalmente as mais pobres e de áreas rurais.
id UENP-2_2a7f00d54c24e386cba40d87e662ef12
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1056
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIAEthosEstereótiposEstigmasO papel da mulher na sociedade contemporânea é questionado frequentemente, visto que o sistema patriarcal, ainda predominante em nossa sociedade, considera o homem como o “chefe da família”, o principal responsável por prover o sustento e tomar as decisões. Apesar das recentes conquistas femininas, e mesmo que a mulher exerça atividades profissionais fora do lar, a ela ainda cabe, na grande maioria das vezes, cuidar da casa, do companheiro e dos filhos, ficando sempre sob a tutela do pai ou do marido. As concepções de “estereótipos” e “estigmas” baseiam-se em atributos negativos para fazer referência a um indivíduo e/ou grupo e justificar seus lugares e funções sociais, e influenciam diretamente na construção da imagem discursiva de si pelo orador, o ethos. Tendo em vista a relação entre esses três conceitos, e fundamentado, sobretudo, nos estudos de argumentação discursiva de Ruth Amossy (2010; 2016a; 2016b; 2018), o objetivo deste trabalho é analisar a construção do ethos da mulher no curta Vida Maria, de 2007, em sua relação com os processos de estereotipagem e estigmatização. A análise partiu da observação dos recursos verbais e não-verbais que envolvem a personagem principal, Maria José, e as outras Marias de sua família. Foi possível constatar que elas assumem ethos tristes e amargurados por viverem vidas que não são do seu agrado, mas que atendem às expectativas preestabelecidas pela sociedade para as mulheres, principalmente as mais pobres e de áreas rurais.Claraboia2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1056Claraboia; n. 19 (2023): Linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1056/pdfCopyright (c) 2022 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Jussara MeloMariano, Marcia Regina Curado Pereira2023-02-02T11:23:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1056Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-02-02T11:23:43Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIA
title ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIA
spellingShingle ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIA
Lima, Jussara Melo
Ethos
Estereótipos
Estigmas
title_short ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIA
title_full ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIA
title_fullStr ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIA
title_full_unstemmed ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIA
title_sort ESTEREÓTIPOS E ESTIGMAS NO ESTABELECIMENTO DO ETHOS DA MULHER EM VIDA MARIA
author Lima, Jussara Melo
author_facet Lima, Jussara Melo
Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
author_role author
author2 Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jussara Melo
Mariano, Marcia Regina Curado Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ethos
Estereótipos
Estigmas
topic Ethos
Estereótipos
Estigmas
description O papel da mulher na sociedade contemporânea é questionado frequentemente, visto que o sistema patriarcal, ainda predominante em nossa sociedade, considera o homem como o “chefe da família”, o principal responsável por prover o sustento e tomar as decisões. Apesar das recentes conquistas femininas, e mesmo que a mulher exerça atividades profissionais fora do lar, a ela ainda cabe, na grande maioria das vezes, cuidar da casa, do companheiro e dos filhos, ficando sempre sob a tutela do pai ou do marido. As concepções de “estereótipos” e “estigmas” baseiam-se em atributos negativos para fazer referência a um indivíduo e/ou grupo e justificar seus lugares e funções sociais, e influenciam diretamente na construção da imagem discursiva de si pelo orador, o ethos. Tendo em vista a relação entre esses três conceitos, e fundamentado, sobretudo, nos estudos de argumentação discursiva de Ruth Amossy (2010; 2016a; 2016b; 2018), o objetivo deste trabalho é analisar a construção do ethos da mulher no curta Vida Maria, de 2007, em sua relação com os processos de estereotipagem e estigmatização. A análise partiu da observação dos recursos verbais e não-verbais que envolvem a personagem principal, Maria José, e as outras Marias de sua família. Foi possível constatar que elas assumem ethos tristes e amargurados por viverem vidas que não são do seu agrado, mas que atendem às expectativas preestabelecidas pela sociedade para as mulheres, principalmente as mais pobres e de áreas rurais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1056
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1056/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 19 (2023): Linguística
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422756331520