AS INTERFERÊNCIAS NO USO DA VÍRGULA NO PAR LINGUÍSTICO ALEMÃO/PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS NO CONTEXTO LOCAL
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1055 |
Resumo: | Por meio de uma investigação do corpus de produções escritas realizadas por estudantes de alemão como língua adicional em contexto acadêmico brasileiro, este artigo se propõe a apresentar um estudo empírico sobre o papel da interlíngua (SELINKER 1972) nos desvios de uso da vírgula em língua alemã. A análise dos dados foi realizada de maneira quantitativa, pelo registro dos desvios mais frequentes nas produções escritas, assim como qualitativa, com a análise dos desvios mais recorrentes e uma proposta de sequência didática que contempla a aprendizagem através da consciência linguística (GNUTZMANN, 1997). Os resultados da análise apontam para uma frequência relevante de desvios do uso de vírgula em produções escritas em alemão, que ocorrem, principalmente, pela interferência das regras da estrutura sintática da língua portuguesa. Portanto, evidenciamos neste trabalho a necessidade de uma reflexão crítica sobre as dificuldades relacionadas ao uso da vírgula por estudantes brasileiras e assim, a importância de uma sensibilização do tema em sala de aula de língua alemã. |
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AS INTERFERÊNCIAS NO USO DA VÍRGULA NO PAR LINGUÍSTICO ALEMÃO/PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS NO CONTEXTO LOCALAlemão Língua AdicionalInterlínguaUso da vírgulaProduções EscritasPor meio de uma investigação do corpus de produções escritas realizadas por estudantes de alemão como língua adicional em contexto acadêmico brasileiro, este artigo se propõe a apresentar um estudo empírico sobre o papel da interlíngua (SELINKER 1972) nos desvios de uso da vírgula em língua alemã. A análise dos dados foi realizada de maneira quantitativa, pelo registro dos desvios mais frequentes nas produções escritas, assim como qualitativa, com a análise dos desvios mais recorrentes e uma proposta de sequência didática que contempla a aprendizagem através da consciência linguística (GNUTZMANN, 1997). Os resultados da análise apontam para uma frequência relevante de desvios do uso de vírgula em produções escritas em alemão, que ocorrem, principalmente, pela interferência das regras da estrutura sintática da língua portuguesa. Portanto, evidenciamos neste trabalho a necessidade de uma reflexão crítica sobre as dificuldades relacionadas ao uso da vírgula por estudantes brasileiras e assim, a importância de uma sensibilização do tema em sala de aula de língua alemã. Claraboia2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1055Claraboia; n. 19 (2023): Linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1055/pdfCopyright (c) 2022 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSarmento Badain, GabrielaCherchiglia Aquino, Marceli2023-02-02T11:23:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1055Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-02-02T11:23:43Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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