Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Marcelo de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teófilo, Gregório Augusto Marciaga, de Sousa, Saulo Lopes, Ferreira, Rodrigo Campelo, de Carvalho, Márcia Maria da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261
Resumo: Consoante a capacidade humanizadora da literatura (CANDIDO, 1995) e as exigências educacionais relativas ao ensino literário (BRASIL, 2006 e 2017), este artigo verifica a abordagem do ensino de literatura em uma escola pública de Açailândia-MA e propõe o uso de adaptações cinematográficas (HUTCHEON, 2013; STAM, 2006) associado à leitura literária como recurso auxiliador de seu desenvolvimento, mediante as técnicas de letramento literário (COSSON, 2009). Para tanto, empregaram-se os métodos indutivo, bibliográfico e estatístico, de caráter quanti-qualitativo, a partir de observação de aula in locus e coleta de dados (questionários e entrevistas), além de aplicação de oficinas literárias. Percebeu-se que a associação das adaptações fílmicas ao ensino literário torna as práticas de leitura um momento prazeroso e salutar de aquisição de experiências socioculturais, uma vez que, pela relação literatura/cinema, os alunos puderam alçar a compreensão mais ampla e profunda da obra literária, potencializando-a em seus dizeres.
id UENP-2_6957407a50cc81eec4c44a72d5674206
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficasEnsino literárioAdaptação cinematográficaFormação de leitoresEscola públicaConsoante a capacidade humanizadora da literatura (CANDIDO, 1995) e as exigências educacionais relativas ao ensino literário (BRASIL, 2006 e 2017), este artigo verifica a abordagem do ensino de literatura em uma escola pública de Açailândia-MA e propõe o uso de adaptações cinematográficas (HUTCHEON, 2013; STAM, 2006) associado à leitura literária como recurso auxiliador de seu desenvolvimento, mediante as técnicas de letramento literário (COSSON, 2009). Para tanto, empregaram-se os métodos indutivo, bibliográfico e estatístico, de caráter quanti-qualitativo, a partir de observação de aula in locus e coleta de dados (questionários e entrevistas), além de aplicação de oficinas literárias. Percebeu-se que a associação das adaptações fílmicas ao ensino literário torna as práticas de leitura um momento prazeroso e salutar de aquisição de experiências socioculturais, uma vez que, pela relação literatura/cinema, os alunos puderam alçar a compreensão mais ampla e profunda da obra literária, potencializando-a em seus dizeres.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Marcelo de JesusTeófilo, Gregório Augusto Marciagade Sousa, Saulo LopesFerreira, Rodrigo Campelode Carvalho, Márcia Maria da Conceição2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
title Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
spellingShingle Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
da Silva, Marcelo de Jesus
Ensino literário
Adaptação cinematográfica
Formação de leitores
Escola pública
title_short Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
title_full Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
title_fullStr Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
title_full_unstemmed Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
title_sort Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
author da Silva, Marcelo de Jesus
author_facet da Silva, Marcelo de Jesus
Teófilo, Gregório Augusto Marciaga
de Sousa, Saulo Lopes
Ferreira, Rodrigo Campelo
de Carvalho, Márcia Maria da Conceição
author_role author
author2 Teófilo, Gregório Augusto Marciaga
de Sousa, Saulo Lopes
Ferreira, Rodrigo Campelo
de Carvalho, Márcia Maria da Conceição
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Marcelo de Jesus
Teófilo, Gregório Augusto Marciaga
de Sousa, Saulo Lopes
Ferreira, Rodrigo Campelo
de Carvalho, Márcia Maria da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino literário
Adaptação cinematográfica
Formação de leitores
Escola pública
topic Ensino literário
Adaptação cinematográfica
Formação de leitores
Escola pública
description Consoante a capacidade humanizadora da literatura (CANDIDO, 1995) e as exigências educacionais relativas ao ensino literário (BRASIL, 2006 e 2017), este artigo verifica a abordagem do ensino de literatura em uma escola pública de Açailândia-MA e propõe o uso de adaptações cinematográficas (HUTCHEON, 2013; STAM, 2006) associado à leitura literária como recurso auxiliador de seu desenvolvimento, mediante as técnicas de letramento literário (COSSON, 2009). Para tanto, empregaram-se os métodos indutivo, bibliográfico e estatístico, de caráter quanti-qualitativo, a partir de observação de aula in locus e coleta de dados (questionários e entrevistas), além de aplicação de oficinas literárias. Percebeu-se que a associação das adaptações fílmicas ao ensino literário torna as práticas de leitura um momento prazeroso e salutar de aquisição de experiências socioculturais, uma vez que, pela relação literatura/cinema, os alunos puderam alçar a compreensão mais ampla e profunda da obra literária, potencializando-a em seus dizeres.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422728019968