Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261 |
Resumo: | Consoante a capacidade humanizadora da literatura (CANDIDO, 1995) e as exigências educacionais relativas ao ensino literário (BRASIL, 2006 e 2017), este artigo verifica a abordagem do ensino de literatura em uma escola pública de Açailândia-MA e propõe o uso de adaptações cinematográficas (HUTCHEON, 2013; STAM, 2006) associado à leitura literária como recurso auxiliador de seu desenvolvimento, mediante as técnicas de letramento literário (COSSON, 2009). Para tanto, empregaram-se os métodos indutivo, bibliográfico e estatístico, de caráter quanti-qualitativo, a partir de observação de aula in locus e coleta de dados (questionários e entrevistas), além de aplicação de oficinas literárias. Percebeu-se que a associação das adaptações fílmicas ao ensino literário torna as práticas de leitura um momento prazeroso e salutar de aquisição de experiências socioculturais, uma vez que, pela relação literatura/cinema, os alunos puderam alçar a compreensão mais ampla e profunda da obra literária, potencializando-a em seus dizeres. |
id |
UENP-2_6957407a50cc81eec4c44a72d5674206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficasEnsino literárioAdaptação cinematográficaFormação de leitoresEscola públicaConsoante a capacidade humanizadora da literatura (CANDIDO, 1995) e as exigências educacionais relativas ao ensino literário (BRASIL, 2006 e 2017), este artigo verifica a abordagem do ensino de literatura em uma escola pública de Açailândia-MA e propõe o uso de adaptações cinematográficas (HUTCHEON, 2013; STAM, 2006) associado à leitura literária como recurso auxiliador de seu desenvolvimento, mediante as técnicas de letramento literário (COSSON, 2009). Para tanto, empregaram-se os métodos indutivo, bibliográfico e estatístico, de caráter quanti-qualitativo, a partir de observação de aula in locus e coleta de dados (questionários e entrevistas), além de aplicação de oficinas literárias. Percebeu-se que a associação das adaptações fílmicas ao ensino literário torna as práticas de leitura um momento prazeroso e salutar de aquisição de experiências socioculturais, uma vez que, pela relação literatura/cinema, os alunos puderam alçar a compreensão mais ampla e profunda da obra literária, potencializando-a em seus dizeres.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Marcelo de JesusTeófilo, Gregório Augusto Marciagade Sousa, Saulo LopesFerreira, Rodrigo Campelode Carvalho, Márcia Maria da Conceição2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas |
title |
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas |
spellingShingle |
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas da Silva, Marcelo de Jesus Ensino literário Adaptação cinematográfica Formação de leitores Escola pública |
title_short |
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas |
title_full |
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas |
title_fullStr |
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas |
title_full_unstemmed |
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas |
title_sort |
Cinema e ensino: estratégias de leitura literária a partir do uso de adaptações cinematográficas |
author |
da Silva, Marcelo de Jesus |
author_facet |
da Silva, Marcelo de Jesus Teófilo, Gregório Augusto Marciaga de Sousa, Saulo Lopes Ferreira, Rodrigo Campelo de Carvalho, Márcia Maria da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Teófilo, Gregório Augusto Marciaga de Sousa, Saulo Lopes Ferreira, Rodrigo Campelo de Carvalho, Márcia Maria da Conceição |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Marcelo de Jesus Teófilo, Gregório Augusto Marciaga de Sousa, Saulo Lopes Ferreira, Rodrigo Campelo de Carvalho, Márcia Maria da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino literário Adaptação cinematográfica Formação de leitores Escola pública |
topic |
Ensino literário Adaptação cinematográfica Formação de leitores Escola pública |
description |
Consoante a capacidade humanizadora da literatura (CANDIDO, 1995) e as exigências educacionais relativas ao ensino literário (BRASIL, 2006 e 2017), este artigo verifica a abordagem do ensino de literatura em uma escola pública de Açailândia-MA e propõe o uso de adaptações cinematográficas (HUTCHEON, 2013; STAM, 2006) associado à leitura literária como recurso auxiliador de seu desenvolvimento, mediante as técnicas de letramento literário (COSSON, 2009). Para tanto, empregaram-se os métodos indutivo, bibliográfico e estatístico, de caráter quanti-qualitativo, a partir de observação de aula in locus e coleta de dados (questionários e entrevistas), além de aplicação de oficinas literárias. Percebeu-se que a associação das adaptações fílmicas ao ensino literário torna as práticas de leitura um momento prazeroso e salutar de aquisição de experiências socioculturais, uma vez que, pela relação literatura/cinema, os alunos puderam alçar a compreensão mais ampla e profunda da obra literária, potencializando-a em seus dizeres. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/261/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422728019968 |