CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1049 |
Resumo: | Nesta revisão da literatura, discutimos as contribuições que estudos de aquisição da linguagem apresentam para além de seus objetivos primários relacionados à descrição do processo de incorporação do idioma pelas crianças. Apresentamos duas grandes contribuições, uma para a teoria linguística e outra para intervenções clínicas e pedagógicas. Quanto à primeira, discorremos sobre a contribuição de estudos de aquisição de L1 na descrição da categorização dos sons nas línguas, na validação de princípios da gramática universal, na verificação da hierarquia sintática de categorias funcionais na representação mental, na formulação de hipóteses sobre a perda linguística e no entendimento do processo de mudança linguística. Quanto à segunda, discorremos sobre como estudos de aquisição podem colaborar na diferenciação da aquisição típica e atípica, bem como diferenciar tipos de patologias linguísticas, como atraso na linguagem e desvio fonológico, além de discutir sobre a colaboração no entendimento das dificuldades dos indivíduos em processo de alfabetização. |
id |
UENP-2_69d42cea295059a5043a0d7f18af586d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1049 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICASAquisição de linguagem. Teoria linguística. Prática clínica. Linguística e ensino. Áreas de atuação da Linguística.Nesta revisão da literatura, discutimos as contribuições que estudos de aquisição da linguagem apresentam para além de seus objetivos primários relacionados à descrição do processo de incorporação do idioma pelas crianças. Apresentamos duas grandes contribuições, uma para a teoria linguística e outra para intervenções clínicas e pedagógicas. Quanto à primeira, discorremos sobre a contribuição de estudos de aquisição de L1 na descrição da categorização dos sons nas línguas, na validação de princípios da gramática universal, na verificação da hierarquia sintática de categorias funcionais na representação mental, na formulação de hipóteses sobre a perda linguística e no entendimento do processo de mudança linguística. Quanto à segunda, discorremos sobre como estudos de aquisição podem colaborar na diferenciação da aquisição típica e atípica, bem como diferenciar tipos de patologias linguísticas, como atraso na linguagem e desvio fonológico, além de discutir sobre a colaboração no entendimento das dificuldades dos indivíduos em processo de alfabetização.Claraboia2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1049Claraboia; n. 19 (2023): Linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1049/pdfCopyright (c) 2022 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Jean Carlos da Silva2023-02-02T11:23:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1049Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-02-02T11:23:43Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS Gomes, Jean Carlos da Silva Aquisição de linguagem. Teoria linguística. Prática clínica. Linguística e ensino. Áreas de atuação da Linguística. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS |
author |
Gomes, Jean Carlos da Silva |
author_facet |
Gomes, Jean Carlos da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Jean Carlos da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição de linguagem. Teoria linguística. Prática clínica. Linguística e ensino. Áreas de atuação da Linguística. |
topic |
Aquisição de linguagem. Teoria linguística. Prática clínica. Linguística e ensino. Áreas de atuação da Linguística. |
description |
Nesta revisão da literatura, discutimos as contribuições que estudos de aquisição da linguagem apresentam para além de seus objetivos primários relacionados à descrição do processo de incorporação do idioma pelas crianças. Apresentamos duas grandes contribuições, uma para a teoria linguística e outra para intervenções clínicas e pedagógicas. Quanto à primeira, discorremos sobre a contribuição de estudos de aquisição de L1 na descrição da categorização dos sons nas línguas, na validação de princípios da gramática universal, na verificação da hierarquia sintática de categorias funcionais na representação mental, na formulação de hipóteses sobre a perda linguística e no entendimento do processo de mudança linguística. Quanto à segunda, discorremos sobre como estudos de aquisição podem colaborar na diferenciação da aquisição típica e atípica, bem como diferenciar tipos de patologias linguísticas, como atraso na linguagem e desvio fonológico, além de discutir sobre a colaboração no entendimento das dificuldades dos indivíduos em processo de alfabetização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1049 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1049/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 19 (2023): Linguística 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422746894336 |