A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Fernanda de Cássia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rodrigues, Giancarlo Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/62
Resumo: Resumo: As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm chamado a atenção de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no exterior (SEIDHOLFER, 2004, 2005, 2011; JENKINS 2007, 2009, COGO e DEWEY, 2012), quanto no Brasil (BORDINI, GIMENEZ, 2014, GIMENEZ et al, 2015), por abranger situações em diversos contextos comunicativos, por meio de interações ocorridas majoritariamente entre falantes não nativos/bilíngues de diferentes línguas maternas e de bagagens culturais diversas. Tal fenômeno vem sendo chamado de Inglês como Língua Franca (ILF), e convém discutir como essa perspectiva poderia ser direcionada aos materiais didáticos de língua inglesa. Algumas propostas de estudiosos na área (SIQUEIRA, 2012, TOMLINSON e MASUARA, 2013, TAKAHASHI, 2014) sugerem a sensibilização intercultural e o (re)conhecimento de outros usos e variedades da língua inglesa, por exemplo, direcionando o ensino de língua inglesa para a perspectiva do ILF, promovendo uma descentralização das variedades linguísticas de prestígio (norte-americana e britânica) e da cultura do falante nativo dos países do Círculo Interno.
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