A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/62 |
Resumo: | Resumo: As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm chamado a atenção de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no exterior (SEIDHOLFER, 2004, 2005, 2011; JENKINS 2007, 2009, COGO e DEWEY, 2012), quanto no Brasil (BORDINI, GIMENEZ, 2014, GIMENEZ et al, 2015), por abranger situações em diversos contextos comunicativos, por meio de interações ocorridas majoritariamente entre falantes não nativos/bilíngues de diferentes línguas maternas e de bagagens culturais diversas. Tal fenômeno vem sendo chamado de Inglês como Língua Franca (ILF), e convém discutir como essa perspectiva poderia ser direcionada aos materiais didáticos de língua inglesa. Algumas propostas de estudiosos na área (SIQUEIRA, 2012, TOMLINSON e MASUARA, 2013, TAKAHASHI, 2014) sugerem a sensibilização intercultural e o (re)conhecimento de outros usos e variedades da língua inglesa, por exemplo, direcionando o ensino de língua inglesa para a perspectiva do ILF, promovendo uma descentralização das variedades linguísticas de prestígio (norte-americana e britânica) e da cultura do falante nativo dos países do Círculo Interno. |
id |
UENP-2_6be5a6884e38fca9376ff94e1163fac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/62 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicasInglês como Língua Franca. Implicações pedagógicas. Livros didáticos. Sensibilização intercultural. Análises e propostas.Resumo: As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm chamado a atenção de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no exterior (SEIDHOLFER, 2004, 2005, 2011; JENKINS 2007, 2009, COGO e DEWEY, 2012), quanto no Brasil (BORDINI, GIMENEZ, 2014, GIMENEZ et al, 2015), por abranger situações em diversos contextos comunicativos, por meio de interações ocorridas majoritariamente entre falantes não nativos/bilíngues de diferentes línguas maternas e de bagagens culturais diversas. Tal fenômeno vem sendo chamado de Inglês como Língua Franca (ILF), e convém discutir como essa perspectiva poderia ser direcionada aos materiais didáticos de língua inglesa. Algumas propostas de estudiosos na área (SIQUEIRA, 2012, TOMLINSON e MASUARA, 2013, TAKAHASHI, 2014) sugerem a sensibilização intercultural e o (re)conhecimento de outros usos e variedades da língua inglesa, por exemplo, direcionando o ensino de língua inglesa para a perspectiva do ILF, promovendo uma descentralização das variedades linguísticas de prestígio (norte-americana e britânica) e da cultura do falante nativo dos países do Círculo Interno.Claraboia2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/62Claraboia; v. 2 n. 2 (2015); 42-522357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/62/pdf_44Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Fernanda de CássiaRodrigues, Giancarlo Moreira2022-08-12T17:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/62Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:30:01Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas |
title |
A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas |
spellingShingle |
A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas Miranda, Fernanda de Cássia Inglês como Língua Franca. Implicações pedagógicas. Livros didáticos. Sensibilização intercultural. Análises e propostas. |
title_short |
A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas |
title_full |
A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas |
title_fullStr |
A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas |
title_full_unstemmed |
A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas |
title_sort |
A perspectiva do inglês como língua franca e suas implicações pedagógicas |
author |
Miranda, Fernanda de Cássia |
author_facet |
Miranda, Fernanda de Cássia Rodrigues, Giancarlo Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Giancarlo Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Fernanda de Cássia Rodrigues, Giancarlo Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inglês como Língua Franca. Implicações pedagógicas. Livros didáticos. Sensibilização intercultural. Análises e propostas. |
topic |
Inglês como Língua Franca. Implicações pedagógicas. Livros didáticos. Sensibilização intercultural. Análises e propostas. |
description |
Resumo: As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm As manifestações da língua inglesa na contemporaneidade têm chamado a atenção de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no exterior (SEIDHOLFER, 2004, 2005, 2011; JENKINS 2007, 2009, COGO e DEWEY, 2012), quanto no Brasil (BORDINI, GIMENEZ, 2014, GIMENEZ et al, 2015), por abranger situações em diversos contextos comunicativos, por meio de interações ocorridas majoritariamente entre falantes não nativos/bilíngues de diferentes línguas maternas e de bagagens culturais diversas. Tal fenômeno vem sendo chamado de Inglês como Língua Franca (ILF), e convém discutir como essa perspectiva poderia ser direcionada aos materiais didáticos de língua inglesa. Algumas propostas de estudiosos na área (SIQUEIRA, 2012, TOMLINSON e MASUARA, 2013, TAKAHASHI, 2014) sugerem a sensibilização intercultural e o (re)conhecimento de outros usos e variedades da língua inglesa, por exemplo, direcionando o ensino de língua inglesa para a perspectiva do ILF, promovendo uma descentralização das variedades linguísticas de prestígio (norte-americana e britânica) e da cultura do falante nativo dos países do Círculo Interno. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/62 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/62/pdf_44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; v. 2 n. 2 (2015); 42-52 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317421921665024 |