A ecologia de saberes e a escola como espaço de pluralidade de saberes e culturas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/60 |
Resumo: | Neste artigo discutiremos os conceitos de “pensamento ortopédico”, “a douta ignorância” e a “ecologia de saberes” (SOUSA SANTOS, 2010), com o objetivo de analisar quais contribuições tais teorias apresentam para a Educação, sobretudo no ensino da língua inglesa, de forma que se considere diferentes formas de construção de sentido (KRESS, 2003), (Lankshear & Knobel, 2003), (GEE, 2004) em contextos de salas de aula pluriculturais e heterogêneas. Partindo deste pressuposto, através de uma perspectiva freiriana e ecoando os princípios do Letramento Crítico, discutiremos o papel da diversidade de saberes dos educandos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, bem como suas habilidades, contextos, culturas, linguagens, conhecimentos e leitura de mundo, aspectos estes que denotam diferentes percepções da realidade, as quais muitas vezes passam despercebidas ou são ignoradas nos livros didáticos devido às condições de (re)produção de significados e narrativas, mantendo-se, então, a ordem política existente, o que resultaria no que Biesta (2011) define como a domesticação do cidadão. Abordaremos, sobretudo, as questões relacionadas ao caráter heterogêneo, ao multiculturalismo e à pluralidade de saberes dos alunos como alternativa ao “epistemicídio” (SOUSA SANTOS, 2010) de saberes e culturas. |
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A ecologia de saberes e a escola como espaço de pluralidade de saberes e culturasEnsino de língua inglesaNeste artigo discutiremos os conceitos de “pensamento ortopédico”, “a douta ignorância” e a “ecologia de saberes” (SOUSA SANTOS, 2010), com o objetivo de analisar quais contribuições tais teorias apresentam para a Educação, sobretudo no ensino da língua inglesa, de forma que se considere diferentes formas de construção de sentido (KRESS, 2003), (Lankshear & Knobel, 2003), (GEE, 2004) em contextos de salas de aula pluriculturais e heterogêneas. Partindo deste pressuposto, através de uma perspectiva freiriana e ecoando os princípios do Letramento Crítico, discutiremos o papel da diversidade de saberes dos educandos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, bem como suas habilidades, contextos, culturas, linguagens, conhecimentos e leitura de mundo, aspectos estes que denotam diferentes percepções da realidade, as quais muitas vezes passam despercebidas ou são ignoradas nos livros didáticos devido às condições de (re)produção de significados e narrativas, mantendo-se, então, a ordem política existente, o que resultaria no que Biesta (2011) define como a domesticação do cidadão. Abordaremos, sobretudo, as questões relacionadas ao caráter heterogêneo, ao multiculturalismo e à pluralidade de saberes dos alunos como alternativa ao “epistemicídio” (SOUSA SANTOS, 2010) de saberes e culturas. Claraboia2015-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/60Claraboia; v. 2 n. 2 (2015); 12-222357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/60/pdf_42Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPardo, Fernando da Silva2022-08-12T17:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:30:01Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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