O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1054
Resumo: Interessa-nos nesse trabalho compreender o funcionamento da memória discursiva, como memória história que permite preencher as lacunas dos implícitos. Objetiva-se analisar através da memória, a regularidade, a repetição em relação ao sentido de família e casamento, observando como tais sentidos fazem circular sentidos outros a partir da memória discursiva, em postagens de redes sociais na página “@doisiguais” do Instagram. Portanto, este estudo está inserido na Análise de Discurso de vertente Pecheutiana, corrente que considera a língua não só como estrutura, mas a considera como acontecimento e o discurso como efeitos de sentidos entre os pontos A e B, sendo esses pontos considerados as representações do sujeito na esfera discursiva. Pretende-se compreender como os conceitos de discurso, ideologia e memória discursiva funcionam para pensarmos como são inscritos os sentidos de casamento, que se relacionam com o funcionamento da ideologia e com a posição do sujeito na enunciação, que é percebido por meio das condições de produção do discurso. O trabalho apresentado baseia-se em teóricos como Heine (2012/2017), Orlandi (2001/2007/2015) e Pêcheux (1995/1997/1999). Assim, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso ligado às determinadas condições de produção e marcado ideologicamente, já que não se pode atribuir sentido a um discurso fora do contexto histórico e social. Como resultado, é possível afirmar que os sentidos de casamento homoafetivo, que circulam nas postagens analisadas, retomam elementos da memória discursiva que regem casamentos heterossexuais, construindo a partir da história, sentidos outros.
id UENP-2_7895b17ca8d82e67279cbb819e1819c9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1054
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVASAnálise do Discurso. Memória. Sentido. Relações Homoafetivas. InstagramInteressa-nos nesse trabalho compreender o funcionamento da memória discursiva, como memória história que permite preencher as lacunas dos implícitos. Objetiva-se analisar através da memória, a regularidade, a repetição em relação ao sentido de família e casamento, observando como tais sentidos fazem circular sentidos outros a partir da memória discursiva, em postagens de redes sociais na página “@doisiguais” do Instagram. Portanto, este estudo está inserido na Análise de Discurso de vertente Pecheutiana, corrente que considera a língua não só como estrutura, mas a considera como acontecimento e o discurso como efeitos de sentidos entre os pontos A e B, sendo esses pontos considerados as representações do sujeito na esfera discursiva. Pretende-se compreender como os conceitos de discurso, ideologia e memória discursiva funcionam para pensarmos como são inscritos os sentidos de casamento, que se relacionam com o funcionamento da ideologia e com a posição do sujeito na enunciação, que é percebido por meio das condições de produção do discurso. O trabalho apresentado baseia-se em teóricos como Heine (2012/2017), Orlandi (2001/2007/2015) e Pêcheux (1995/1997/1999). Assim, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso ligado às determinadas condições de produção e marcado ideologicamente, já que não se pode atribuir sentido a um discurso fora do contexto histórico e social. Como resultado, é possível afirmar que os sentidos de casamento homoafetivo, que circulam nas postagens analisadas, retomam elementos da memória discursiva que regem casamentos heterossexuais, construindo a partir da história, sentidos outros.Claraboia2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1054Claraboia; n. 19 (2023): Linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1054/pdfCopyright (c) 2022 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anderson Almeida2023-02-02T11:23:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1054Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-02-02T11:23:43Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
title O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
spellingShingle O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
Santos, Anderson Almeida
Análise do Discurso. Memória. Sentido. Relações Homoafetivas. Instagram
title_short O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
title_full O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
title_fullStr O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
title_full_unstemmed O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
title_sort O PAPEL DA MEMÓRIA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÕES HOMOAFETIVAS
author Santos, Anderson Almeida
author_facet Santos, Anderson Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anderson Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso. Memória. Sentido. Relações Homoafetivas. Instagram
topic Análise do Discurso. Memória. Sentido. Relações Homoafetivas. Instagram
description Interessa-nos nesse trabalho compreender o funcionamento da memória discursiva, como memória história que permite preencher as lacunas dos implícitos. Objetiva-se analisar através da memória, a regularidade, a repetição em relação ao sentido de família e casamento, observando como tais sentidos fazem circular sentidos outros a partir da memória discursiva, em postagens de redes sociais na página “@doisiguais” do Instagram. Portanto, este estudo está inserido na Análise de Discurso de vertente Pecheutiana, corrente que considera a língua não só como estrutura, mas a considera como acontecimento e o discurso como efeitos de sentidos entre os pontos A e B, sendo esses pontos considerados as representações do sujeito na esfera discursiva. Pretende-se compreender como os conceitos de discurso, ideologia e memória discursiva funcionam para pensarmos como são inscritos os sentidos de casamento, que se relacionam com o funcionamento da ideologia e com a posição do sujeito na enunciação, que é percebido por meio das condições de produção do discurso. O trabalho apresentado baseia-se em teóricos como Heine (2012/2017), Orlandi (2001/2007/2015) e Pêcheux (1995/1997/1999). Assim, o objetivo da pesquisa é analisar o discurso ligado às determinadas condições de produção e marcado ideologicamente, já que não se pode atribuir sentido a um discurso fora do contexto histórico e social. Como resultado, é possível afirmar que os sentidos de casamento homoafetivo, que circulam nas postagens analisadas, retomam elementos da memória discursiva que regem casamentos heterossexuais, construindo a partir da história, sentidos outros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1054
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1054/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 19 (2023): Linguística
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422753185792