A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85 |
Resumo: | Nas aulas de Línguas Estrangeiras, o texto literário pode ser trabalhado como uma ferramenta didática que possibilita o desenvolvimento das competências linguísticas no processo de ensino e/ ou aprendizagem da língua alvo. Ao longo dos últimos anos, as discussões em torno da didatização da literatura com fins pedagógicos evidenciou-se nos cursos de formação de professores; porém, a problemática é um intenso campo de discussões que ainda requer reflexões, dada a delicadeza da questão. Aqui, pretende-se discutir sobre a abordagem do texto literário para o desenvolvimento da competência leitora em língua estrangeira (doravante LE), a partir das contribuições da noção de letramento literário em LE. Para tanto, Lopes (2015) parte do texto La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, para discutir os vieses pelos quais literatura possibilita o desenvolvimento da competência leitora, tendo como sujeitos da pesquisa duas turmas de um curso de Língua Espanhola, em um curso de extensão de uma universidade pública. A pesquisa mostra que a experiência literária é significativa para o ensino de línguas possibilitando o desenvolvimento da competência leitora de forma prazerosa e contextualizada. |
id |
UENP-2_79dc020fb46c7f7c02add5a32699c133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitoraTexto Literário. Competência Leitora. Ensino de Línguas EstrangeirasNas aulas de Línguas Estrangeiras, o texto literário pode ser trabalhado como uma ferramenta didática que possibilita o desenvolvimento das competências linguísticas no processo de ensino e/ ou aprendizagem da língua alvo. Ao longo dos últimos anos, as discussões em torno da didatização da literatura com fins pedagógicos evidenciou-se nos cursos de formação de professores; porém, a problemática é um intenso campo de discussões que ainda requer reflexões, dada a delicadeza da questão. Aqui, pretende-se discutir sobre a abordagem do texto literário para o desenvolvimento da competência leitora em língua estrangeira (doravante LE), a partir das contribuições da noção de letramento literário em LE. Para tanto, Lopes (2015) parte do texto La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, para discutir os vieses pelos quais literatura possibilita o desenvolvimento da competência leitora, tendo como sujeitos da pesquisa duas turmas de um curso de Língua Espanhola, em um curso de extensão de uma universidade pública. A pesquisa mostra que a experiência literária é significativa para o ensino de línguas possibilitando o desenvolvimento da competência leitora de forma prazerosa e contextualizada. Claraboia2016-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85Claraboia; n. 5 (2016): literatura; 124-1282357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85/pdf_60Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Junior, José Veranildo Lopes daMariz, Josilene Pinheiro2022-08-12T17:34:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:34:08Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora |
title |
A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora |
spellingShingle |
A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora Costa Junior, José Veranildo Lopes da Texto Literário. Competência Leitora. Ensino de Línguas Estrangeiras |
title_short |
A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora |
title_full |
A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora |
title_fullStr |
A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora |
title_full_unstemmed |
A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora |
title_sort |
A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora |
author |
Costa Junior, José Veranildo Lopes da |
author_facet |
Costa Junior, José Veranildo Lopes da Mariz, Josilene Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Mariz, Josilene Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Junior, José Veranildo Lopes da Mariz, Josilene Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto Literário. Competência Leitora. Ensino de Línguas Estrangeiras |
topic |
Texto Literário. Competência Leitora. Ensino de Línguas Estrangeiras |
description |
Nas aulas de Línguas Estrangeiras, o texto literário pode ser trabalhado como uma ferramenta didática que possibilita o desenvolvimento das competências linguísticas no processo de ensino e/ ou aprendizagem da língua alvo. Ao longo dos últimos anos, as discussões em torno da didatização da literatura com fins pedagógicos evidenciou-se nos cursos de formação de professores; porém, a problemática é um intenso campo de discussões que ainda requer reflexões, dada a delicadeza da questão. Aqui, pretende-se discutir sobre a abordagem do texto literário para o desenvolvimento da competência leitora em língua estrangeira (doravante LE), a partir das contribuições da noção de letramento literário em LE. Para tanto, Lopes (2015) parte do texto La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, para discutir os vieses pelos quais literatura possibilita o desenvolvimento da competência leitora, tendo como sujeitos da pesquisa duas turmas de um curso de Língua Espanhola, em um curso de extensão de uma universidade pública. A pesquisa mostra que a experiência literária é significativa para o ensino de línguas possibilitando o desenvolvimento da competência leitora de forma prazerosa e contextualizada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85/pdf_60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 5 (2016): literatura; 124-128 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317421948928000 |