A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Junior, José Veranildo Lopes da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mariz, Josilene Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85
Resumo: Nas aulas de Línguas Estrangeiras, o texto literário pode ser trabalhado como uma ferramenta didática que possibilita o desenvolvimento das competências linguísticas no processo de ensino e/ ou aprendizagem da língua alvo. Ao longo dos últimos anos, as discussões em torno da didatização da literatura com fins pedagógicos evidenciou-se nos cursos de formação de professores; porém, a problemática é um intenso campo de discussões que ainda requer reflexões, dada a delicadeza da questão. Aqui, pretende-se discutir sobre a abordagem do texto literário para o desenvolvimento da competência leitora em língua estrangeira (doravante LE), a partir das contribuições da noção de letramento literário em LE. Para tanto, Lopes (2015) parte do texto La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, para discutir os vieses pelos quais literatura possibilita o desenvolvimento da competência leitora, tendo como sujeitos da pesquisa duas turmas de um curso de Língua Espanhola, em um curso de extensão de uma universidade pública. A pesquisa mostra que a experiência literária é significativa para o ensino de línguas possibilitando o desenvolvimento da competência leitora de forma prazerosa e contextualizada. 
id UENP-2_79dc020fb46c7f7c02add5a32699c133
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitoraTexto Literário. Competência Leitora. Ensino de Línguas EstrangeirasNas aulas de Línguas Estrangeiras, o texto literário pode ser trabalhado como uma ferramenta didática que possibilita o desenvolvimento das competências linguísticas no processo de ensino e/ ou aprendizagem da língua alvo. Ao longo dos últimos anos, as discussões em torno da didatização da literatura com fins pedagógicos evidenciou-se nos cursos de formação de professores; porém, a problemática é um intenso campo de discussões que ainda requer reflexões, dada a delicadeza da questão. Aqui, pretende-se discutir sobre a abordagem do texto literário para o desenvolvimento da competência leitora em língua estrangeira (doravante LE), a partir das contribuições da noção de letramento literário em LE. Para tanto, Lopes (2015) parte do texto La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, para discutir os vieses pelos quais literatura possibilita o desenvolvimento da competência leitora, tendo como sujeitos da pesquisa duas turmas de um curso de Língua Espanhola, em um curso de extensão de uma universidade pública. A pesquisa mostra que a experiência literária é significativa para o ensino de línguas possibilitando o desenvolvimento da competência leitora de forma prazerosa e contextualizada. Claraboia2016-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85Claraboia; n. 5 (2016): literatura; 124-1282357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85/pdf_60Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Junior, José Veranildo Lopes daMariz, Josilene Pinheiro2022-08-12T17:34:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/85Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:34:08Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora
title A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora
spellingShingle A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora
Costa Junior, José Veranildo Lopes da
Texto Literário. Competência Leitora. Ensino de Línguas Estrangeiras
title_short A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora
title_full A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora
title_fullStr A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora
title_full_unstemmed A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora
title_sort A leitura de obras literárias nos cursos de línguas estrangeiras: de justificativa para avaliação oral a um uso eficaz para o fomento da competência leitora
author Costa Junior, José Veranildo Lopes da
author_facet Costa Junior, José Veranildo Lopes da
Mariz, Josilene Pinheiro
author_role author
author2 Mariz, Josilene Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Junior, José Veranildo Lopes da
Mariz, Josilene Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Texto Literário. Competência Leitora. Ensino de Línguas Estrangeiras
topic Texto Literário. Competência Leitora. Ensino de Línguas Estrangeiras
description Nas aulas de Línguas Estrangeiras, o texto literário pode ser trabalhado como uma ferramenta didática que possibilita o desenvolvimento das competências linguísticas no processo de ensino e/ ou aprendizagem da língua alvo. Ao longo dos últimos anos, as discussões em torno da didatização da literatura com fins pedagógicos evidenciou-se nos cursos de formação de professores; porém, a problemática é um intenso campo de discussões que ainda requer reflexões, dada a delicadeza da questão. Aqui, pretende-se discutir sobre a abordagem do texto literário para o desenvolvimento da competência leitora em língua estrangeira (doravante LE), a partir das contribuições da noção de letramento literário em LE. Para tanto, Lopes (2015) parte do texto La casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, para discutir os vieses pelos quais literatura possibilita o desenvolvimento da competência leitora, tendo como sujeitos da pesquisa duas turmas de um curso de Língua Espanhola, em um curso de extensão de uma universidade pública. A pesquisa mostra que a experiência literária é significativa para o ensino de línguas possibilitando o desenvolvimento da competência leitora de forma prazerosa e contextualizada. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/85/pdf_60
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 5 (2016): literatura; 124-128
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421948928000