A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228 |
Resumo: | Este artigo é resultado de projeto interventivo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERJ), cuja proposta baseou-se em diferentes experiências sociocomunicativas com alunos do 6º ano do ensino fundamental, visando ao ensino como prática discursiva e cidadã. O trabalho focou-se na charge como gênero motivador, à luz da Pedagogia de Paulo Freire e da Teoria Enunciativa de Mikhail Bakhtin, com ênfase nos aspectos polifônicos da linguagem. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e na pesquisa-ação, na interação entre professor e alunos envolvidos no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os resultados mostraram que o ensino da língua como prática discursiva, considerando as leituras do mundo dos alunos associado à pesquisa-ação contribuiu para a sua integração e desenvolvimento em suas práticas de letramento. |
id |
UENP-2_8bfb1f09343bbd7e9f55a85e1732828e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/228 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua PortuguesaEnsino de leiuraprodução escritagêneros do discursoEste artigo é resultado de projeto interventivo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERJ), cuja proposta baseou-se em diferentes experiências sociocomunicativas com alunos do 6º ano do ensino fundamental, visando ao ensino como prática discursiva e cidadã. O trabalho focou-se na charge como gênero motivador, à luz da Pedagogia de Paulo Freire e da Teoria Enunciativa de Mikhail Bakhtin, com ênfase nos aspectos polifônicos da linguagem. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e na pesquisa-ação, na interação entre professor e alunos envolvidos no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os resultados mostraram que o ensino da língua como prática discursiva, considerando as leituras do mundo dos alunos associado à pesquisa-ação contribuiu para a sua integração e desenvolvimento em suas práticas de letramento. Claraboia2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228Claraboia; n. 17 (2022): linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228/pdfCopyright (c) 2021 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Victoria Wilson da CostaSerra, Viviane Correa Monteiro2022-08-12T15:31:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/228Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:31:37Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa |
title |
A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa Coelho, Victoria Wilson da Costa Ensino de leiura produção escrita gêneros do discurso |
title_short |
A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa |
title_full |
A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa |
title_sort |
A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa |
author |
Coelho, Victoria Wilson da Costa |
author_facet |
Coelho, Victoria Wilson da Costa Serra, Viviane Correa Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Serra, Viviane Correa Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Victoria Wilson da Costa Serra, Viviane Correa Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de leiura produção escrita gêneros do discurso |
topic |
Ensino de leiura produção escrita gêneros do discurso |
description |
Este artigo é resultado de projeto interventivo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERJ), cuja proposta baseou-se em diferentes experiências sociocomunicativas com alunos do 6º ano do ensino fundamental, visando ao ensino como prática discursiva e cidadã. O trabalho focou-se na charge como gênero motivador, à luz da Pedagogia de Paulo Freire e da Teoria Enunciativa de Mikhail Bakhtin, com ênfase nos aspectos polifônicos da linguagem. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e na pesquisa-ação, na interação entre professor e alunos envolvidos no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os resultados mostraram que o ensino da língua como prática discursiva, considerando as leituras do mundo dos alunos associado à pesquisa-ação contribuiu para a sua integração e desenvolvimento em suas práticas de letramento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 17 (2022): linguística 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422685028352 |