A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Serra, Viviane Correa Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228
Resumo: Este artigo é resultado de projeto interventivo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERJ), cuja proposta baseou-se em diferentes experiências sociocomunicativas com alunos do 6º ano do ensino fundamental, visando ao ensino como prática discursiva e cidadã.  O trabalho focou-se na charge como gênero motivador, à luz da Pedagogia de Paulo Freire e da Teoria Enunciativa de Mikhail Bakhtin, com ênfase nos aspectos polifônicos da linguagem. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e na pesquisa-ação, na interação entre professor e alunos envolvidos no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os resultados mostraram que o ensino da língua como prática discursiva, considerando as leituras do mundo dos alunos associado à pesquisa-ação contribuiu para a sua integração e desenvolvimento em suas práticas de letramento. 
id UENP-2_8bfb1f09343bbd7e9f55a85e1732828e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/228
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua PortuguesaEnsino de leiuraprodução escritagêneros do discursoEste artigo é resultado de projeto interventivo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERJ), cuja proposta baseou-se em diferentes experiências sociocomunicativas com alunos do 6º ano do ensino fundamental, visando ao ensino como prática discursiva e cidadã.  O trabalho focou-se na charge como gênero motivador, à luz da Pedagogia de Paulo Freire e da Teoria Enunciativa de Mikhail Bakhtin, com ênfase nos aspectos polifônicos da linguagem. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e na pesquisa-ação, na interação entre professor e alunos envolvidos no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os resultados mostraram que o ensino da língua como prática discursiva, considerando as leituras do mundo dos alunos associado à pesquisa-ação contribuiu para a sua integração e desenvolvimento em suas práticas de letramento. Claraboia2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228Claraboia; n. 17 (2022): linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228/pdfCopyright (c) 2021 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Victoria Wilson da CostaSerra, Viviane Correa Monteiro2022-08-12T15:31:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/228Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:31:37Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa
title A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa
spellingShingle A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa
Coelho, Victoria Wilson da Costa
Ensino de leiura
produção escrita
gêneros do discurso
title_short A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa
title_full A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa
title_fullStr A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa
title_sort A leitura de charges como prática social em uma aula de Língua Portuguesa
author Coelho, Victoria Wilson da Costa
author_facet Coelho, Victoria Wilson da Costa
Serra, Viviane Correa Monteiro
author_role author
author2 Serra, Viviane Correa Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Victoria Wilson da Costa
Serra, Viviane Correa Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leiura
produção escrita
gêneros do discurso
topic Ensino de leiura
produção escrita
gêneros do discurso
description Este artigo é resultado de projeto interventivo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERJ), cuja proposta baseou-se em diferentes experiências sociocomunicativas com alunos do 6º ano do ensino fundamental, visando ao ensino como prática discursiva e cidadã.  O trabalho focou-se na charge como gênero motivador, à luz da Pedagogia de Paulo Freire e da Teoria Enunciativa de Mikhail Bakhtin, com ênfase nos aspectos polifônicos da linguagem. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa e na pesquisa-ação, na interação entre professor e alunos envolvidos no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas. Os resultados mostraram que o ensino da língua como prática discursiva, considerando as leituras do mundo dos alunos associado à pesquisa-ação contribuiu para a sua integração e desenvolvimento em suas práticas de letramento. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/228/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 17 (2022): linguística
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422685028352