Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kühlewein, Carla
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Farias, Emanuela Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/259
Resumo: Tendo em vista que a literatura é muito importante para a formação do homem e pode ser oferecida aos alunos através de contações de histórias, a presente pesquisa tem por finalidade aplicar a contação do conto “Tchau” (2006), de Lygia Bojunga, sob a perspectiva recepcional, a partir de um conjunto de atividades, a alunos do nono ano de uma escola pública no município de Apucarana/PR. O objetivo central é averiguar a recepção dos alunos, antes, durante e após o ingresso da narrativa literária em sala de aula. Para tanta, essa prática terá como base a teoria Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1993), que leva em conta não apenas a obra literária, mas também seu leitor e sua recepção, pois, segundo Jauss, é ele quem preenche as lacunas presentes nos textos e por isso deve ser considerado. Conforme preveem as DCE e os PCN, a oralidade é aspecto constitutivo da formação integral do aluno, por esse motivo, optou se pela contação de histórias, tendo em vista que é uma prática que estimula o desenvolvimento dessa habilidade.
id UENP-2_a91c40e7f32042ec66222233a4c9af14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental IIContação de históriaNarrativaRecepçãoTendo em vista que a literatura é muito importante para a formação do homem e pode ser oferecida aos alunos através de contações de histórias, a presente pesquisa tem por finalidade aplicar a contação do conto “Tchau” (2006), de Lygia Bojunga, sob a perspectiva recepcional, a partir de um conjunto de atividades, a alunos do nono ano de uma escola pública no município de Apucarana/PR. O objetivo central é averiguar a recepção dos alunos, antes, durante e após o ingresso da narrativa literária em sala de aula. Para tanta, essa prática terá como base a teoria Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1993), que leva em conta não apenas a obra literária, mas também seu leitor e sua recepção, pois, segundo Jauss, é ele quem preenche as lacunas presentes nos textos e por isso deve ser considerado. Conforme preveem as DCE e os PCN, a oralidade é aspecto constitutivo da formação integral do aluno, por esse motivo, optou se pela contação de histórias, tendo em vista que é uma prática que estimula o desenvolvimento dessa habilidade.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/259Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/259/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessKühlewein, CarlaFarias, Emanuela Aparecida2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/259Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental II
title Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental II
spellingShingle Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental II
Kühlewein, Carla
Contação de história
Narrativa
Recepção
title_short Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental II
title_full Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental II
title_fullStr Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental II
title_sort Era uma vez “Tchau”: a recepção de Bojunga no ensino fundamental II
author Kühlewein, Carla
author_facet Kühlewein, Carla
Farias, Emanuela Aparecida
author_role author
author2 Farias, Emanuela Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kühlewein, Carla
Farias, Emanuela Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de história
Narrativa
Recepção
topic Contação de história
Narrativa
Recepção
description Tendo em vista que a literatura é muito importante para a formação do homem e pode ser oferecida aos alunos através de contações de histórias, a presente pesquisa tem por finalidade aplicar a contação do conto “Tchau” (2006), de Lygia Bojunga, sob a perspectiva recepcional, a partir de um conjunto de atividades, a alunos do nono ano de uma escola pública no município de Apucarana/PR. O objetivo central é averiguar a recepção dos alunos, antes, durante e após o ingresso da narrativa literária em sala de aula. Para tanta, essa prática terá como base a teoria Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1993), que leva em conta não apenas a obra literária, mas também seu leitor e sua recepção, pois, segundo Jauss, é ele quem preenche as lacunas presentes nos textos e por isso deve ser considerado. Conforme preveem as DCE e os PCN, a oralidade é aspecto constitutivo da formação integral do aluno, por esse motivo, optou se pela contação de histórias, tendo em vista que é uma prática que estimula o desenvolvimento dessa habilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/259
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/259/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422725922816